Voando com a TAM de São Paulo a Santiago do Chile

No meu primeiro post sobre o Chile, vou falar como foi viajar com a companhia aérea TAM, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à cidade de Santiago, mostrando detalhes dos voos da ida e da volta. Na ligação entre São Paulo e a capital chilena há dois voos diretos diariamente oferecidos pela TAM, além de outros quatro voos diretos operados pela companhia aérea chilena LAN. Ambas operam em code-share, compartilhando os voos, por isso é possível comprar passagens de uma no site da outra e vice-versa.

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e Atacama

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dicas de Restaurantes em Santiago
Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento

 

A passagem foi emitida com pontos do programa de fidelidade pelo site da TAM, numa promoção lançada recentemente (março de 2012) que oferecia voos do Brasil para o Chile a partir de 6 mil pontos. Foi esse o valor que eu consegui comprar, tanto para o voo da ida quanto da volta, sendo assim gastei apenas 12 mil pontos na viagem toda, quando o normal seria 15 mil pontos por trecho. Foi preciso apenas pagar as taxas de embarque que custaram pouco mais de R$170,00.  Acho que essa promoção ainda está ativa e vale para saídas de diversas cidades brasileiras para os próximos meses.

Airbus A320 da TAM em Guarulhos

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

A viagem para o Chile na verdade começou em Florianópolis, onde moro. O voo com destino a Guarulhos partiu as 13h50 e durou uma hora. Em São Paulo foram quatro horas aguardando a conexão para o próximo voo. A TAM possui dois voos de Guarulhos para o Chile, o primeiro partindo às 8h20, operado por um Boeing 777-300 e o segundo partindo às 18h30, num Airbus A320. Foi neste segundo que eu viajei.

O voo estava muito cheio e teve quatro horas de duração e chegou em Santiago as 22h30. Não havia nenhum entretenimento à bordo, apenas revistas, o que é péssimo para um voo de longa duração. Pelo menos no serviço de bordo foi servida um jantar, com duas opções: frango grelhado com arroz ou massa com molho de tomate, ambos acompanhados de pão, salada e um pudim de sobremesa. Para beber, além de refrigerantes, sucos e cervejas, era possível escolher vinho, tinto ou branco.

Interior do A320

 

Jantar servido no voo de ida

 

Alugue um carro em Santiago no portal RentCars
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

A volta de Santiago para Guarulhos foi feita num Boeing 777-300, que partiu às 13h40 e chegou em São Paulo às 17h. Havia um outro voo mais cedo, num Airbus A320 que partia as 8h00. A viagem de volta para o Brasil é um pouco mais curta que a ida, tem pouco mais de três horas de duração. O voo estava lotado e ao contrário do voo da ida, havia sistema de entretenimento individual, com várias opções de filmes, seriados, documentários e músicas. O almoço servido foi bem parecido com o primeiro voo: frango ou pasta.

Por ter comprado um bilhete promocional, não consegui reservar minha poltrona nos voos entre o Brasil e o Chile, por isso na volta acabei tendo que sentar no corredor. Queria muito ter sentado na janela para poder observar a passagem sobre a Cordilheira dos Andes, com um visual da cadeia montanhosa coberta de neve. Antes da viagem tinha lido no blog “Malas e Panelas” que a melhor posição para sentar no voo da volta é do lado esquerdo da aeronave (e no lado direito na ida). Não consegui marcar meu assento e para piorar estava sentado sobre a asa, sem conseguir espiar a janela da poltrona vizinha. Por isso tive que me contentar em observar as montanhas pelo sistema de câmeras ao vivo da aeronave.

Boeing 777-300 no Aeroporto de Santiago

 

Interior do 777

 

Observando a Cordilheira dos Andres pela câmera do avião

 

Os voos com a TAM foram bons, mas vale a pena deixar registrado algumas reclamações. Para entrar no Chile os brasileiros precisam preencher dois formulários de imigração. Eu esqueci de levar uma caneta e solicitei às comissárias. Nenhuma delas tinha uma para me emprestar e tampouco tiveram a iniciativa de procurar alguma. Além disso o comandante fez uma certa confusão em relação à hora local em Santiago na hora do pouso, dizendo uma hora a menos do que realmente era. E os embarques, tanto na ida quanto na volta, foram confusos e tumultuados.

Finalizo o post com um vídeo que eu fiz, decolando do aeroporto de Florianópolis no início da viagem…

 

Veja mais detalhes do aeroporto chileno no post: “O Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel com a Transvip“, onde falo sobre imigração, check-in, salas de embarque, duty free e transfer para o hotel.

 

Sugestões de passeios e atrações em Santiago oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Santiago
Visita guiada por Santiago em português
Santiago: Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off
Excursão à Vinícola Undurraga
Excursão à Vinícola Concha y Toro
Tour de neve por Farellones e Valle Nevado
Tour por Cajón del Maipo e Parque Valle del Yeso
Excursão a Valparaíso e Viña del Mar

Veja mais opções de atividades na região de Santiago neste link e também neste outro link.

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Santiago

 

⇒ PARA SUA VIAGEM A SANTIAGO ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no Chile com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

 

 

Posts Relacionados:
Onde ficar em Santiago: melhores bairros e hotéis
Vale a pena fazer passeios em Santiago com uma empresa de turismo local?
Aluguel de carro em Santiago: dicas para economizar
Os Táxis e e Metrô de Santiago: Preços e Mapa
Casas de Câmbio em Santiago e o Peso Chileno
Slaviero Fast Sleep: o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos

 

Veja também outros relatos de companhias aéreas:
Voando com a Pluna para o Uruguai, de Porto Alegre a Montevidéu
Voando com a South African Airways de São Paulo a Joanesburgo
Voar com a Lufthansa para a Alemanha e o Aeroporto de Frankfurt

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • olá! Quanto ao voo no airbus, foi confortável, turbulento? Eu sempre leio que o airbus "balança" mais ... Então, pra quem morre de medo de avião, sempre é bom saber! rsrsrsrs Vc foi em qual mês? Obg

    • Oi Priscila, eu fui par ao Chile no final do mês de abril. Essa questão de airbus balançar mais não faz muito sentido... qualquer avião pode balançar, a turbulência é algo comum nos voos, mas fique tranquilo que é tudo bem seguro. Um abraço e boa viagem!

  • Olá Diego, tudo bem?

    Quero desfrutar o máximo da viagem a Santiago que irei em 18/10/15 pela Tam em seu 777-300 e com volta pela Lan em sua mais nova aeronave 787. Então para mim a viagem de fato começa já no vôo, pesquisei a respeito de qual seria o melhor lado para sentar no avião e observar as Cordilheira. Encontrei em vários sites/blogs que na ida seria melhor no lado esquerdo (considerando a pessoa sentada olhando para a cabine) e a volta do lado direito. Você descorda então disso? Abs!

    • Matthias, acho que independente do lado que você escolher, conseguirá ver a Cordilheira, pois a cadeira de montanhas é enorme e se extende de norte a sul. Depois me diga qual lado escolheu e se conseguiu vê-la. Boa viagem!

  • Diego, bom dia !

    Estou planejando uma visita rápida à Santiago vou numa quinta e retorno num domingo.
    Gostaria de alguma dica sua sobre o que devo fazer. Chego na quinta a noite e retorno no domingo as 16:30 hrs.
    Se puder me dar algumas dicas vai ajudar bastante. Tenho opção de ir no inicio de maio ou final, o que me sugere? Amo frio, mas não devo conseguir ver a neve nessa epoca, eu acho.

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    Ednilson

  • Porque voce colocou que o melhor lado para ficar no avião na ida para o chile é o lado direito se todos os outros sites informa o contrário. Eu fiz o check in seguindo o seu post e só percebi isso depois. Espero que você tenha informado corretamente.

  • Olá Diego, vou fazer minha primeira viagem internacional. Gostaria de saber algumas informações.
    Vou de Salvador pra Santiago com conexão em Guarulhos, já li que não preciso pegar as malas pois elas vão direto. Não tenho passaporte, queria saber o que fazer assim que chegar em Guarulos,vou direto pra imigração, passo pela receita federal?
    Outra dúvida é que na volta eu tenho apenas 2 horas de conexão, e queria saber se da pra fazer free shop.. e se o free shop faço antes ou depois da receita...
    Obrigade desde já!!

    • Oi Rebeca. Na ida você vai sair do primeiro aviao, seguir as placas de conexão internacional, passar pelo controle de passaporte (onde vai mostrar sua identidade), e depois ja vai estar nas lojas de duty free e sala de embarque. Na volta, se o seu voo nao atrasar, você consegue sim passar no free shop, mas tente não demorar muito. Abs!

  • So sabem reclamar de tudo. Ja parou p pensar na vida corrida das pessoas q trabalham no avião? Q uma confusao d de horarios nao eh nada demais e q saber o horario eh do seu interesse antes de ir? E q comissarias nao andam com 180 canetas para emprestar e que nao emprestam pq o povo mal educado nunca devolve e precisam delas p uso pessoal a bordo. Vc deveria ter vergonha d postar certos comentarios ja q oq importa eh fazer uma viagem segura e se quer conforto leve td q for precisar e obedeca as regras d seguranca como "manter TODOS os equipamentos eletronicos desligados para a decolagem" antes de falar qq coisa..?

    • Oi Carla, agradeço seu comentário. Aqui no meu blog estou livre para fazer qualquer tipo de comentário, assim como você acabou de fazer. Pequenos detalhes como o horário e as canetas não me impediram de fazer um voo tranquilo e seguro. Um abraço!

  • Olá, Vou viajar nessas ferias para o chile e estou com uma duvida cruel. Quanto aos assentos que proporcionem a vista para as cordilheira Seriam os do lado direito da aeronave ou os da nossa direita. Já li em outros blogs e todos dizem esquerda na ida e direita na volta.

    att,
    Ingridd

    • Oi Ingrid, é como eu disse no post. Antes da viagem tinha lido no blog “Malas e Panelas” que a melhor posição para sentar no voo da volta é do lado esquerdo da aeronave (e no lado direito na ida). Mas mesmo que você sente do outro lado vai conseguir ver as montanhas. Abs!

  • Oi Diego! Tudo bem.... seu blog tem nos ajudado muito, essa será nossa 1ª viagem internacional com a filhota para ver neve (vamos em agosto), vi em alguns sites que na volta de Santiago tem uma taxa de embarque de U$ 30,00/pessoa, nas não consegui confirmar essa informação, vc lembra de ter pagado isso? Abraços e obrigada

    • Andrea, não precisa pagar nenhuma taxa não... ela já está incluída entre as taxas da passagem aérea. Boa viagem!

  • Olá Diego, tudo bem?
    Adorei o blog, dicas valiosas! Estou planejando uma viagem para santiago, e uma dúvida: lá é falado espanhol, certo? Mas dá pra se virar no portunhol ou no inglês?
    Obrigada!

  • Olá Diego, seu blog me foi muito útil, acabamos de chegar de Santiago e segui suas dicas, alugamos um carro na agência que indicou, novinho por sinal com 3000 km, motor 1.4 completo, rodamos uns 600 km, 4 dias de aluguel com Gps e retirada e entrega no aeroporto totalizou R$ 580,00, fomos até Val paraíso, Vina Del Mar, toda a região central, Concha e Toro, subimos até o Valle nevado, somente neve nos picos mais altos da Cordilheira, mais o visual foi incrível, almoçamos lá mesmo, somente um restaurante aberto, fazia muito frio .Nos hospedamos em las condes! Plaza El Bosque San Sebastian, excelente hotel,Bairro Muito lindo e limpissimo,os valores para almoçar e jantar e bem salgado, o trânsito e muito intenso mais para quem anda em São Paulo tira de letra.Ficamos 4 noites, faltou alguns lugares, queremos voltar com certeza na época de neve,agradeço suas dicas grande abraço.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019