A melhor opção para viajar para a África do Sul a partir do Brasil é através da South African Airways, a principal e maior companhia aérea do país. Com uma frota de 56 aeronaves, voa para mais de 37 destinos em todos os continentes. No Brasil a ligação é feita somente com o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A América do Sul ainda conta com um voo três vezes por semana para Buenos Aires.
Turbina do A340-600 da South African Airways |
Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre a África do Sul
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Joanesburgo e Cape Town
Veja também:
Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo
Como alugar um carro na Cidade do Cabo e dirigir na mão inglesa
Roteiro de 3 dias em Joanesburgo
África do Sul – Impressões gerais de Joanesburgo e Cidade do Cabo
A viagem de ida entre São Paulo e Joanesburgo tem oito horas e meia de duração. Os vôos partem diariamente do aeroporto de Guarulhos as 18:00h, ou 19:00h durante o nosso horário de verão, chegando no aeroporto O R Tambo Internacional por volta das 7:30h no horário local. A maioria deles é feita num Airbus A340-600, com capacidade para 42 passageiros na classe executiva e 275 na classe econômica. Há um segundo vôo de madrugada, que parte as segundas, terças, quintas e sábados de Guarulhos as 1:30h da manhã, ou 2:30h durante o horário de verão, e chega em Joanesburgo por volta de 15:20h. Este segundo vôo é feito em uma aeronave Airbus A340-200 ou Airbus A340-300.
Já o retorno entre Joanesburgo e São Paulo tem uma duração de nova horas e meia aproximadamente. Os vôos diários partem as 10:45h e chegam no Brasil as 16:00h, ou 17:00h durante o horário de verão. O segundo vôo diário acontece as segundas, quartas, sextas e domingos, partindo do aeroporto O R Tambo por volta das 18:20h e chegando em Guarulhos as 23:30 do mesmo dia, ou 0:30h do dia seguinte caso seja durante o horário de verão.
Check-in da companhia em Joanesburgo |
A South African Airways também é umas das principais ligações entre o Brasil e a Austrália e o continente asiático. O aeroporto OR Tambo Internacional, em Johannesburg, é o principal hub da companhia. A partir dele é possível fazer conexões para destinos como Sydney, Cingapura, Hong Kong e Dubai, além de várias capitais do continente africano e dezenas de cidades sul-africanas, como Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth.
Desde 2006 pertence à aliança Star Alliance, ao lado de grandes companhias como Lufthansa, SwissAir, United Airlines, Singapore Airlines, TAP e também a brasileira TAM. Por isso, quem voa na South African Airways pode acumular pontos no programa Multiplus Fidelidade da TAM. As duas companhias ainda não possuem nenhum voo com code-share, quando compartilham códigos diferentes para um mesmo voo.
A passagem foi comprada diretamente pelo site da companhia, totalmente em português e fácil de usar. Através da opção “várias cidades”, foi possível incluir o vôo interno entre Joanesburgo e Cidade do Cabo na mesma reserva do voo internacional. O pacote com todos os voos, de Florianópolis a Joanesburgo ida e volta, com conexão em Guarulhos, e também os dois voos internos, custou 899 dólares, mais aproximadamente 150 dólares de taxas.
O site da companhia possui uma área muito interessante chamada “Administrar Viagem”, que apresenta uma série de serviços que vão desde revisar e alterar a reserva, a solicitar serviços específicos, buscar informações sobre os destinos ou sobre o serviço de bordo e entretenimento no voo, reservar hotéis, alugar carros, adquirir seguro de viagem, entre várias outras opções.
Voando South African Airways |
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a África do Sul?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
Minha viagem teve início em Floripa, através de um voo da TAM, com destino a Guarulhos. A mala já foi despachada daqui diretamente a Joanesburgo, mas em São Paulo foi necessário ir até o check-in da South African Airways para trocar os bilhetes, pois nosso cartão de embarque, que mais parece um recibo de supermercado, não é valido para o embarque internacional. Em Guarulhos, o balcão da companhia está no terminal 2, asa D.
Ao chegar ao balcão para solicitar a troca dos cartões de embarque, a primeira coisa a ser solicitada, além do passaporte e do bilhete, é o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela, emitido pela ANVISA. Ele é obrigatório para quem deseja viajar à África do Sul e caso não seja apresentado no check-in, o embarque não é autorizado. A vacina deve ter sido tomada pelo menos dez dias antes do embarque e só é válido o certificado internacional emitido pela ANVISA. A carteirinha de vacinação emitida pelos postos de saúde não é válida, mas é com base nela que o CIV é emitido.
Quando troquei os bilhetes tive a ótima notícia de que a companhia havia nos dado de cortesia um upgrade, sendo assim o voo de ida até Joanesburgo foi realizado em classe executiva. Quem voa nessa classe tem direito a utilizar a sala VIP Smiles, localizada num andar acima das salas de embarque, com acesso pelas escadas rolantes após o setor de imigração. Apesar de a companhai ser parceira da TAM, ela utiliza a sala do VIP do programa Smiles, pertencente à Gol, já seu embarque é realizado no terminal 2 enquanto o da TAM é no terminal 1.
Classe executiva |
Classe econômica |
A classe executiva da South African Airways é muito confortável e espaçosa. A poltrona reclina completamente, permitindo um ótimo sono durante o voo. Mas o tempo de sono é curto, tendo em vista que o voo possui apenas 8:30h e ainda é serviço um jantar na saída e um café da manhã na chegada. Sobra apenas umas 5h para dormir. Apesar de ter saído com 40 minutos de atraso por causa do tráfego aéreo do aeroporto, o voo chegou em Joanesburgo as 7:15h, apenas 15 minutos depois do previsto.
Uma espumante é servida como drink de boas-vindas. Logo após o início do voo, um cardápio é oferecido para a escolha do jantar. É possível escolher entre duas opções de entrada: neste voo eram peito de frango com crosta de mostarda ou sopa de tomate e pimentão vermelho, ambas acompanhadas de uma salada. Para o prato principal haviam quatro opções: filé mignon recheado, peito de frango recheado, filé de congrio ou agnolotti de queijo. Ao fim da refeição, uma torta de limão como sobremesa. Também foi oferecida uma carta de vinhos onde era possível optar entre vinhos brancos, tintos ou champagne. Já o café da manhã foi composto de frutas frescas, iogurte, cerais, pão e um omelete de queijo.
Entrada do jantar na classe executiva |
Café da manhã na classe executiva |
O voo de volta, entre Joanesburgo e São Paulo, foi realizado na classe econômica, cuja configuração de assentos é 2-4-2. Apesar de não ter todo o conforto e mordomia do voo da ida, foi um bom voo. A poltrona não reclina muito, mas o suficiente para conseguir descansar um pouco. E como o voo de volta é diurno, é mais difícil de dormir. Foram servidas duas refeições, uma no início e outra no final do voo. A primeira era uma carne de panela picada, com arroz e legumes, acompanhada de salada, pão e um bolinho de chocolate como sobremesa. A segunda refeição era um cubos de frango com açafrão e arroz, salada, frutas e uma barra de chocolate crocante. Com 9:30h de duração, pouso em Guarulhos as 15:45h, com 20 minutos de antecedência em relação ao previsto na reserva.
O kit de higiene oferecido pela companhia no voo de ida, na classe executiva, era composto por tapa olho, meia, escova e pasta de dente, escova de cabelo, tampão para o ouvido, creme hidratante para as mãos e protetor labial. Os itens estavam dentro de um estojo de material resistente e fechado com zíper. Para o conforto ainda foram oferecidos um grande travesseiro e um edredom. Já no voo da volta, realizado na classe econômica o kit era bem mais simples, composto de um tapa olho, uma meia, escova e pasta de dente. Além do kit foi entregue uma manta e um pequeno travesseiro.
O sistema de entretenimento a bordo é através de video-on-demand, com televisores individuais para cada poltrona, tanto na classe executiva quanto na classe econômica. O sistema, denominado “AirSpace”, possui uma programação extensa, com dezenas de filmes, muitos deles recém saídos das telas do cinemas, além de documentários e programas de televisão. Há ainda uma seção dedicada à musica, onde é possível ouvir álbuns completos de artistas dos mais variados estilos. A seção de Games possui alguns joguinhos para ajudar a passar o tempo. Há ainda uma opção de câmera, onde é possível ver o avião a partir de câmeras instaladas na área externa da aeronave, e uma opção para acompanhar o mapa e o percurso do voo.
Kit da classe executiva |
Sistema de entretenimento a bordo |
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
O voo doméstico, entre Joanesburgo e Cidade do Cabo, também foi realizado com a companhia. No check-in do aeroporto de Joanesburgo a mala é pesada na fila e a funcionária entrega ao passageiro um pequeno recibo indicando o peso da sua mala e o limite máximo da franquia para o vôo. Em caso de excesso, antes do check-in ele deve pagar uma taxa em outro balcão, que varia conforme o peso excedente. Neste aeroporto a questão de tamanhos e pesos das bagagens despachadas e de mão é levada muito a sério.
A ida para Cape Town também foi realizado com um Airbus A340-600, partiu às 11h e teve duas horas de duração. O serviço de bordo da classe econômica teve um pequeno sanduíche de frango e um bolinho de castanha, além de sucos, água, refris e café. Apesar de todas as poltronas possuírem o serviço de entretenimento individual, não foi oferecido o fone de ouvido nesse voo interno. Um passageiro que estava sentando na poltrona da frente fez uma reclamação à comissária pela ausência do fone de ouvido. Ela lhe explicou os motivos e ofereceu um formulário para que ele pudesse formalizar a reclamação à companhia. Não é sempre que a gente vê uma empresa fazendo algo desse tipo! O voo de volta, realizado num Airbus A319, teve o mesmo tipo de serviço de bordo, porém não havia qualquer opção de entretenimento.
A tripulação, durante todos os vôos e em ambas as classes, foi sempre muito atenciosa e gentil, com sorrisos no rosto e muitas vezes ate puxando assunto, perguntando de onde éramos e se estávamos de ferias. Quando falamos que éramos brasileiros, a reação foi sempre de muita satisfação, não só da tripulação como de todos os outros Sul-Africanos em geral, nos hotéis, lojas, restaurantes e atrações turísticas. Eles possuem uma grande simpatia pelo nosso país.
Chegando na Cidade do Cabo |
Sugestões de passeios e atrações na região de Joanesburgo oferecidos pelos parceiros do blog:
Ônibus turístico de Joanesburgo
Joanesburgo em 1 Dia: Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Excursão de Meio Dia ao Lion & Safari Park
Safári no Parque Nacional de Pilanesberg 1 Dia
Pilanesberg: Safári de 1 Dia em Grupo com Visita a Sun City
De Joanesburgo: Safári de 1 Dia ao Parque Nacional de Kruger
Mais opções de atividades em Joanesburgo neste link e também neste outro link.
Acesse o índice de posts com todas as dicas da África do Sul
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na África do Sul com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis na Cidade do Cabo, em Joanesburgo
e outras cidades da África do Sul no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog uma sugestão de hotel em Joanesburgo.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na África do Sul, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro na Cidade do Cabo neste post do blog.
Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Joanesburgo
África do Sul – Impressões gerais de Joanesburgo e Cidade do Cabo
O aeroporto de Joanesburgo e o Gautrain, o trem de alta velocidade da África do Sul
Conexão em Joanesburgo: o que fazer em poucas horas ou em um dia?
Dica de Hotel em Joanesburgo – Radisson Blu Gautrain Hotel, em Sandton
O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos
Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?
Slaviero Fast Sleep: o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos
Veja também outros relatos de companhias aéreas:
Voando com a Pluna para o Uruguai, de Porto Alegre a Montevidéu
Voando com a TAM de São Paulo a Santiago do Chile
Voar com a Lufthansa para a Alemanha e o Aeroporto de Frankfurt
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Oi Alberto, muito obrigado pelo comentário. Um abraço!
Diego, boa tarde. Vou para a Tanzânia a partir da Europa, e vou aproveitar para conhecer Joanesburgo na viagem de retorno. Minha dúvida é: estarei com bastante bagagem, e me assustou ver que o voo de Joanesburgo para Sao Paulo é apenas 1 bagagem de 32 quilos por pessoa? Abs
Oi Yves, há vários tipos de franquia de bagagem, dependendo dos destinos. Recomendo você conferir melhor neste link:
http://www.flysaa.com/br/pt/flyingSAA/baggage/checkedBaggage.html
Abs!
ola diego, vc sabe algum lugar que deixa explorar diamantes em serra leoa, ou essa atividade foi mesmo suspensa
Oi Weverton, desconheço essa informação. Abs!
Olá Diego, estarei realizando duas conexões em Joanesburgo em direção a Angola neste mês de Setembro, a primeira escala é tranquila apenas duas horinhas, mas a de volta vai girar por torno de umas 16 horas. A unica questão que tem me preocupado é , meu inglês não esta lá aquelas coisas rsrsrsr, queria saber de você se isso vai atrapalhar muito ou se dá pra viajar tranquila? Hiper abraços.
Oi Morgana, acho que você consegue se virar sim. Se souber o básico, acho que já ajuda. Abs e boa viagem 🙂
Morgana, no ano passado fiz viagem para a Austrália com minha irmã e nós duas não sabemos quase nada de inglês, só o básico do básico mesmo.
No aeroporto não tem stress, o pessoal de Joanesburgo é bem tranquilo e atencioso, nos viramos com nosso inglês ruim e com mímicas e conseguimos sobreviver…rsss
Se você nunca foi para lá, é bom saber que no avião quando te oferecerem a refeição quente ou fria, escolha a quente que é melhor, a fria era muito ruim…rsss
O pessoal da aeronave é bem simpático e nos ajuda bastante a sermos entendidos e entendermos eles.
Logo que vc descer em Joanesburgo, tem um restaurante do lado direito, bem em frente onde tem alguns banheiros com bastante cadeiras para se sentar na parte externa do restaurante e lá dentro. Nós almoçamos neste lugar e gostamos. Lá te fornecem também senha para utilizar o Wi-fi para internet.
Oi Regina, obrigado pela contribuição 🙂
Olá Fábio!
Fran está certo. Se você comprar com a SAA pagará IOF. Está escrito no site, na página do pagamento quando você informa que pagará com cartào de crédito. E isto também aconteceu comigo comprando com a TACA ano passado.
Recomendo comprar via e-destinos. Pela minha pesquisa ele está cobrando a menor taxa: R$110,00.
Oi Deco, agradeço seu comentário.
Olá Diego,
Estou para comprar a passagem para Cape Town. Não sei se compro pelo site (flysaa.com) da South African ou pelo Submarino Viagens.
Você lembra se ao comprar pela SAA eles debitaram em dólar na fatura do cartão? É que agora tem os 6,38% de IOF, se for assim.
Se eu comprar pelo Submarino é em reais e dá para parcelar em até 10 vezes.
Lembro de ter lindo em um post seu que a compra pela SAA foi à vista, em uma pancada só.
O que você sugere?
Atenciosamente,
Fabio
Fábio, realmente foi uma pancada porque não consegui parcelar pelo site. A vantagem do Submarino é o parcelamento em 10 vezes, como você mesmo disse. Se a diferença de tarifas for pequena, vale parcelar. Um abraço!
Diego, a diferença é de aproximadamente 9% mais cara no Submarino, mas se na South African vier o IOF de 6,38% na fatura do cartão a diferença fica apenas 2,62%.
Estou com receio de fechar à vista direto no site SAA e depois ter que arcar com mais 6,38% de IOF.
Pelo Submarino eu acumulo 9.270 léguas e ainda as milhas do Multiplus.
Só preciso ter certeza de que na SAA o débito é em dólar ou não.
Será que você lembra se é em dólar?
Abç
Fábio, procurei aqui no meu e-mail e a cobrança foi em reais. Mas para ter certeza e verificar a possibilidade de parcelamento, tenta ligar na companhia.
Achei no site os seguintes números: 0800 7711030 e (11) 2445 4151.
Abs!
Olá Fábio,
Acredito que mesmo que a SAA mostre o valor em reais você deverá ser cobrado em USD. Já que a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), determinou que a cobrança fosse feita em moeda estrangeira em qualquer loja no exterior, seja ela virtual ou física. Dessa forma, incide sobre o valor os 6,38% de IOF, que não seriam cobrados caso a cobranças fossem em reais. Isto está acontecendo também com lojas como Ebay e etc..
Fran, obrigado pela ajuda. Eu realmente não lembro se fui cobrando em real ou dólar no cartão.
ola, meu voo esta marcado para chegar em Joanesburgo as 7:40 e meu voo para cape town sai as 9:10, você acha que vai ficar mto corrido? Tem muitas filas na imigração e na alfandega na chegada em joanesburgo? Obrigado
Artur, quando cheguei lá foi bem tranquilo, acho que vai dar tempo sim. Caso o voo atrase e você não consiga pegar sua conexão, a companhia te coloca no voo seguinte, há vários voos diarios para Cape Town. Boa viagem!
Olá Diego ,meu marido está atualmente trabalhando em Angola mas está querendo ir para Joanesburgo trabalhar na Caterpillar pois já trabalhou dez anos no Brasil nessa empresa e atualmente está trabalhando em uma empresa em Angola na reforma de máquinas, eu gostaria de saber se tem algum site de empregos para que ele possa mandar um currículo ?
Oi Valquiria, desconheço os sites de la. Um abraço!
Diego vou fazer escala em Joanesburgo so tenho 2 hras pra pegar o voo pra Cape Town.. vc acha q eh pouco tempo?? Ameiii seus posts vão me ajudar mto!! Outraaa coisa eu pego a vacina internacional na vigilância do aeroporto??
Oi Larissa, em duas horas você consegue fazer a conexão com tranquilidade. Em relação à vacina, você precisa toma-la num posto de saúde do seu bairro, depois levar a carteirinha de vacinação no posto da ANVISA do aeroporto para emitir o certificado internacional de vacinação. A vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Recomendo que você faça isso logo e vá na ANVISA antes de sua viagem, não deixe para a última hora. Um abraço!
Diego, adorei seu blog, vc é descreve muito bem todas as suas impressões e os lugares por onde passou.
Vc poderia me ajudar numa dúvida?
Vou para Perth – Austrália e farei escala no Aeroporto de Johannesburg e não pretendo sair fora de lá pois viajarei com minha irmã mais velha e ela morre de medo de se perder…rsss mas gostaria de saber se tem alguma sala para descanso por lá ou como ela seria indicada no aeroporto. Estou em dúvida se é o que eles chamam de lounge.
Teria como vc me dar uma dica a respeito disso??
obrigada e mais uma vez parabéns pelo seu blog
Oi Regina, obrigado pelas palavras. Não me lembro se há salas para descanso, mas provavelmente você deve encontrar algum lounge ou sala vip… as vezes é possível usar as salas pagando um custo, mesmo quando você não faz parte do programa a qual ela pertence. Depois da viagem me informe o que encontrou por lá. Um abraço 🙂
Ah, não sabia desta possibilidade de pagar a parte o uso da sala vip. Obrigada pela dica.
Depois que eu souber o que tem por lá, e lembrar, te mando um recadinho aqui.
valeu!!!
Olá Diego!
Estou indo para Johannesbug, dia 29, e gostaria de saber de ti se é tranquilo passar pela imigração mesmo sem saber muito inglês? Preciso levar dinheiro em espécie?
Jackey
Oi Jackeline, sinceramente eu não me lembro como foi a imigração no aeroporto de Joanesburgo. Pra eu não me lembrar, deve ter sido bem tranquilo, rs. Acho que não me perguntaram nada nem pediram pra mostrar dinheiro. Leve um pouco de dinheiro em espécie. Um abraço!
Obrigada, Diego!
E parabéns pelo blog, ajuda bastante ao marinheiros de primeira viagem! Hahaha
Olá Diego,
Sua generosidade em compartilhar com riqueza de detalhes a sua experiência me ajudou a amenizar a ansiedade de viajar para Johannesburg pela primeira vez.
Parabéns! Obrigada!
Oi Rosália, obrigado pela mensagem. Depois me conte como foi sua viagem. Um abraço!
Olá Diego tudo bem… Antes de mais nada parabéns pelas dicas… são otimas, dicas claras, objetivas e de uma grande ajuda…..
Eu estou indo para Johannesburg e estou meio perdido em questão de hotelm na realidade hostel…… vc pode me sugerir uma localização mais tranquila para ficar? visto que existe alguns bairros um tanto perigoso……
Um grande abraço e desde já obrigado……
Oi Luiz, obrigado pela mensagem. O bairro Sandton é uma boa região e tem uma estação do Gautrain, o trem de alta velocidade que faz a ligação do aeroporto com a cidade. Pesquise no booking pra ver se encontra alguma coisa que te interesse:
http://www.booking.com/city/za/johannesburg.pt.html?aid=353066&selected_currency=BRL&label=coment
Um abraço e boa viagem!
Voei para Johannesburg em Maio do Ano passado. A companhia possui bom serviço de bordo desde á Classe Econômica,e é claro que não dá para comparar com a Classe Executiva. Entretanto se vc dispor da quantia para pagar o diferença de tarifa, pode valer a pena. Ou utilizar esta diferença pra usar no turismo neste continente maravilhoso, o que é melhor.
Obrigado pela mensagem, um abraço!
Olá Diego… Estamos indo p Ilhas Mauricio no início de fevereiro, e o
seu blog me ajudou muito em relação ao voo na executiva e econômica p
Joanesburgo…valeu!!! Obrigado
Oi Maria, obrigado pela mensagem. Na volta deixe um recado contando como foi sua viagem. Um abraço!
Ola tudo bem.
Qual a rota que este voo faz.
Ele ja sai pela costa de São Paulo direto para Joenesbugo ou vai até o nordeste.
Abraço
Oi Mário. Acho que ele sai da costa de SP ou RJ e segue direto pra África do Sul, sem passar pelo Nordeste. Um abraço!
Valeu, obrigado. Eu vou para Lagos fazendo uma escala em Jonesburgo.
Tenho curiosidade sobre a rota. Valeu abraço.
Oi
por favor,voce sabe me informar se para fazer apenas escala em Joanesburgo é necessário o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela??
Estou indo de SP para Hong Kong mas faço conexão na África do Sul…
Obrigada
Oi Marianna. Eu acho que é necessário, porque eles pedem o certificado da vacina na hora do check-in em São Paulo. Mas para confirmar pesquisei no Google e encontrei a seguinte frase no portal UOL Viagens: ” Quem viaja a Hong Kong via África do Sul, a rota mais rápida até o destino, deve portar também a carteira que comprove que o viajante tomou a vacina contra febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque. ”
Então acho melhor você tomar a vacina e emitir o certificado internacional, para evitar possíveis transtornos. Um abraço e boa viagem!
Obrigado Diego estou indo para um congresso em Cape town em setembro e seu blog me ajudou muito
obrigado
Aury
Obrigado Aury, boa viagem! abraço
POST bacana Diego! 😀
Obrigado!!
Obrigado Guski, boa viagem! 🙂
Hei Diego, mto bom o seu blog…. Estou programando minha viagem para Cape Town em Fevereiro e tenha certeza que ajudou mto!
Abraços,
Guski
Não fiz nada de especial não, rs. Depois me conta como foi sua viagem. Abraço!
Você fez algo especial para conseguir esse super upgrade? =) Me dá uma dica!!! hahaha
Fiquei muito animada com a sua avaliação da companhia, daqui a pouco eu sigo para lá também e lhe conto se dei a mesma sorte! =)
Oi Natália,
Pelo que eu andei lendo, ter o programa de milhagem de alguma Cia ou então de alguma aliança (No caso da South African, a Star Aliance), ajuda na hora de conseguir um upgrade. Quando existem vagas na executiva, eles verificam os “clientes frequentes” e oferecem o bônus…