São Francisco do Sul é uma cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina e tem mais de 500 anos de história, sendo considerada a terceira localidade mais antiga do Brasil. Colonizada principalmente pelos portugueses, conta com um centro histórico muito bem preservado, cujos edifícios apresentam características típicas da arquitetura açoriana. É lá que também está o Museu Nacional do Mar, considerado um dos maiores do gênero no Brasil. Em uma tarde é possível fazer um passeio agradável e conhecer um pouco mais desta pequena e histórica cidade.

São Francisco do Sul
Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Parque Unipraias: o bondinho de Balneário Camboriú
Com acesso pela rodovia BR-280, a partir da rodovia BR-101, a cidade está localizada a 40 km de Joinville, 110 km de Balneário Camboriú, 180 km de Curitiba e 190 km de Florianópolis. A população é de pouco mais de 40 mil habitantes e sua economia gira em torno do porto de São Francisco do Sul, considerado um dos maiores do país. O município também está na rota de alguns cruzeiros que navegam no verão pelo litoral brasileiro e costumam fazer uma parada de um dia no píer do centro histórico.
O local foi descoberto em 1504 quando uma expedição francesa aportou nas águas da Baía Babitonga. Em 1658 os bandeirantes paulistas chegaram na região e deram origem a Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul, o primeiro povoado do estado de Santa Catarina.
O centro antigo de São Francisco do Sul reúne mais de 150 prédios históricos, que ainda preservam as cores e o estilo arquitetônico herdado da cultura açoriana. A área não é tão grande, por isso é possível tudo numa caminhada que não dura mais que uma tarde. Entre as construções, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída em 1699 e considerada um cartão-postal da cidade.

Centro histórico

Rua da Babitonga

Construções açorianas

Mercado Municipal

Igreja Nossa Senhora da Graça
Um dos edifícios do centro histórico da cidade abriga o Museu Nacional do Mar, dedicado à história da navegação e a relação do homem com o mar. Lá estão expostas dezenas de embarcações em tamanho real que representam todas as regiões do país, como jangadas, canoas, botes, baleeiras, velas, entre outras.
A visita ao museu começa com uma breve contextualização da história do mundo, desde a pré-história até os dias atuais. Também há uma sala dedicada às crenças populares do Brasil e outra onde está sendo construída uma grande maquete do centro histórico de São Francisco do Sul.
Uma das embarcações expostas no museu é o barco Paraty, utilizado pelo navegador Amyr Klink para atravessar o Oceano Atlântico a remo em 1984. O relato dessa experiência deu origem ao livro “Cem Dias Entre o Céu e o Mar”, o primeiro de vários livros escritor pelo navegador.
O Museu Nacional do Mar funciona de terça à domingo, das 9:00h às 18:00h, e sábados e domingos, das 10:00h às 18:00h. A entrada custa 5 reais e estudantes e idosos pagam meia-entrada. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do museu.

Galpões do Museu Nacional do Mar

Trapiche do Museu
Entre as outras atrações que podem ser visitadas em São Francisco do Sul estão o Museu Histórico, que conta a história da cidade e da região, e também o Forte Marechal Luiz, construído em 1909 para proteger a Baía da Babitonga. O município também possui belas praias, como Ubatuba, Itaguaçu, Prainha e Praia do Forte.
Veja no mapa a localização do centro histórico de São Francisco do Sul.
Exibir mapa ampliado
Posts Relacionados:
A maior estátua do Brasil na Parada Havan, em Barra Velha/SC
Dica de hotel em Joinville: Comfort Hotel Joinville
Um dia em Urubici, a cidade mais bonita da Serra Catarinense
Um dia em São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
[…] muitas opções de passeio de barco e de praias. O blog Meus Roteiros de Viagem visitou a região. Confira como foi o passeio! Se curtiu a cidade? Nossa associada Shirley tem uma casa de 3 quartos em São Chico e você pode […]
Oi, Diego. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi Natalie, obrigado por ter selecionado meu post. Um abraço 🙂