São Joaquim

Vinícola Villa Francioni: Degustação de Vinhos em São Joaquim

A cidade de São Joaquim é conhecida não só pelas maçãs, mas também pelas uvas, pois é a sede da maior vinícola de Santa Catarina, a Villa Francioni,  que pode ser visitada e é uma das principais atrações turísticas da cidade. A visita permite conhecer as instalações da empresa, onde acontece o processo de produção, e no final há uma degustação de seis diferentes tipos de vinhos. Veja neste post mais detalhes da visita, que, na minha opinião, é o passeio mais interessante de São Joaquim.

Vinícola Villa Francioni – São Joaquim/SC

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Serra Catarinense
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da região
E para dicas de outras cidades catarinenses, acesse este link

Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Como visitar o Morro da Igreja, na Serra Catarinense
Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias em Floripa

COMO CHEGAR

A vinícola Villa Francioni está localizada no km 300 da SC-144, rodovia que liga São Joaquim a Lages, a aproximadamente 5 km do centro da cidade. Na rodovia há placas sinalizando o acesso à vinícola, onde há um grande portal de entrada mas recomendo seguir aplicativos como Waze ou Google Maps para localizá-la com mais facilidade.

Entrada da vinícola

COMO VISITAR A VINÍCOLA VILLA FRANCIONI

Para realizar sua visita à vinícola é necessário agendar com antecedência pelo site oficial da Villa Francioni, através do menu “reservas”. A reserva antecipada é importante para evitar que você chegue na vinícola e não encontre disponibilidade na hora, pois este é um passeio bem procurado na região. O sistema de reservas permite que você escolha o dia e o horário da sua visita, de acordo com a disponibilidade do tipo de tour que você pretende realizar.

O tour tradicional, que inclui a visita guiada pela propriedade e a degustação de 4 rótulos, acontece várias vezes ao dia e custa 40 reais. Já o tour com degustação na cave, que inclui a visita guiada e a degustação de rótulos da linha exclusiva Villa Francioni, ocorre apenas uma vez por dia e custa 100 reais por pessoa. (valores atualizados em abril de 2019)

Na minha visita eu agendei duas semanas antes da minha viagem e o horário das 15h30 já estava lotado, só consegui vaga para as 13h30. Mas foi até melhor, pois o passeio tem 1h30 de duração e assim sobrou tempo para visitar outros locais antes do anoitecer.

Recomendo tomar um café da manhã farto ou almoçar antes do tour na vinícola, pois como há uma degustação de alguns tipos de vinhos no final, muita gente reclamou que estava de estômago vazio porque ainda não tinha almoçado. Eu consegui almoçar antes da minha visita, mas tive que chegar no restaurante em São Joaquim bem cedo, antes do meio-dia, para dar tempo de comer e de me deslocar até a Villa Francioni para minha visita Às 13h30.

Sede da empresa

COMO É VISITA GUIADA NA VINÍCOLA VILLA FRANCIONI

Conforme os visitantes vão chegando, eles se acomodam no bar/recepção para aguardar o início da visita. O local também serve como loja de vendas e é ali que ocorre a degustação no final do passeio. Das janelas é possível tem uma vista panorâmica de uma grande área de plantação de uvas, que é passagem para quem entra no terreno da empresa até chegar no edifício principal.

Bar da vinícola
Loja da vinícola
Plantações de uvas – vista panorâmica do bar

A visita é conduzida por um técnico em enologia e começa por um grande corredor que também funciona como galeria de arte. Quando visitei havia uma exposição de uma artista local, cujas pinturas tinham a temática agrícola, principalmente do cultivo de uvas. Na entrada do corredor há duas grandes portas, uma trazida da Tailândia e outra de um cassino do Uruguai. O fundador da empresa era um amante da arte e colecionava objetos de decoração de todas as partes do mundo.

A empresa foi fundada por Dillor Freitas, que morreu em 2004, três meses após o término das obras, antes que as primeiras garrafas de vinho fossem produzidas. Ele também foi o fundador da empresa cerâmica Cecrisa, localizada no município de Criciúma (SC). O empresário era um grande amante de vinhos e, após visitar várias vinícolas pelo mundo, decidiu montar a sua própria em terras catarinenses. Atualmente a Villa Francioni é administrada por uma de suas filhas.

A vinícola possui uma outra unidade no município de Bom Retiro, que serve apenas para o cultivo de uvas, que posteriormente são levadas à sede para a produção. A empresa possui nove tipos de vinhos, sendo o “Joaquim” sua marca mais conhecida. Já foi eleita a melhor vinícola do Brasil e seus vinhos já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Galeria de arte

O passeio prossegue por um grande corredor com vista panorâmica para as plantações de uva. Na parede há fotos da construção da vinícola e o guia conta detalhes da construção e da história inicial da empresa. Em seguida, os visitantes são levados a um pequeno auditório onde é exibida uma projeção de 7 minutos sobre a empresa.

Essa etapa da visita eu achei desnecessária, pois o vídeo parece um grande comercial que exalta as qualidades da empresa, através de fotos bonitas e mensagens marcantes, com fundo musical e sem narração. O espaço era pequeno para tantas pessoas e muitos acabaram ficando de pé. Ao final da projeção, persianas automatizadas levantam na parte da frente da sala e em uma das laterais, revelando janelas que a separam dos setores de produção de vinho.

Guia do passeio
Auditório
Vista da janela do auditório

As etapas do processo de produção estão em níveis diferentes, como se fossem uma escada. A parte inicial está na parte mais alta e as posteriores em partes mais baixas. Tudo isso foi planejado de maneira que a produção obedeça a força da gravidade, para que os líquidos escorram para os tanques de forma natural através de tubulações específicas, com o mínimo contato humano possível, para preservar a qualidade dos vinhos. Além de nos mostrar os tanques, o guia também nos apresentou a máquina engarrafadora importada, que custou mais de 1 milhão de reais. Mas não havia atividade naquele dia, por isso ela estava desligada.

Após a fermentação que ocorre em grandes tanques, os vinhos tinto são estocados em barris de carvalho e levados para um ambiente escuro no nível mais baixo da produção, onde podem permanecer por meses ou até anos, dependendo do produto. A adega onde os barris estão armazenados também é visitada, mas não mostro nenhuma foto aqui porque nesta parte não é permitido utilizar o flash e por isso as fotos ficaram ruins.

Depois de visitar adega, os visitantes precisam voltar ao bar onde a visita teve início. Pode-se voltar pelo caminho já percorrido, subindo vários lances de escada, ou então utilizar um elevador panorâmico que chega rapidamente ao nível superior.

Vinícola Villa Francioni – São Joaquim/SC
Tanques de armazenamento
Máquina de engarrafar

A última etapa da visita é a degustação de vinhos. Há várias mesas no bar para acomodar os visitantes, mas havia tanta gente no horário que eu fui, que muitos tiveram que ficar de pé. São oferecidos diferentes tipos de vinho: branco, tintos e espumante. Na primeira degustação, as taças são enchidas no bar. Porém depois, nas cinco degustações seguintes, as taças são enchidas uma a uma, por apenas dois garçons, e isso faz o processo demorar um pouco.

Degustação de vinhos

O passeio guiado na vinícola não inclui uma visita aos vinhedos, ficando restrito apenas ao processo de produção e à loja. Mas como a estrada de acesso à sede da empresa passa pelo meio da plantação, o visitante pode parar no meio do caminho para tirar algumas fotos. A tela branca que cobre a plantação é para protege-la do granizo, que costuma cair com frequência na região.

Vinhedos

No geral, eu gostei da visita à Villa Francioni e recomendo. Achei a atração mais interessante de São Joaquim. Algumas coisas poderiam ser melhoradas, como, por exemplo, o número de visitantes em cada grupo que é muito grande. No meu horário tinha aproximadamente 60 pessoas. Isso torna a visita mais demorada, pois é preciso esperar todo mundo se deslocar de um ambiente para o outro para continuar as explicações, sem falar na maior quantidade de taças para servir na degustação. Além disso, a parte do vídeo institucional é meio desnecessária e a etapa de degustação poderia ser repensada, para torna-la mais ágil e prática.

Vinícola Villa Francioni – São Joaquim/SC

ONDE FICAR NA SERRA CATARINENSE

Nas minhas viagens a Serra Catarinense fiquei hospedado em Urubici, sendo duas vezes no Serra Bella Hospedaria Rural, o meu preferido, e uma vez na Pousada Trinca Ferro, onde também tive uma boa experiência.

Para ler o meu relato da estadia nestes dois locais, acesse os posts:
Dica de hotel em Urubici – Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro: dica de hospedagem na Serra Catarinense

Entre os preferidos dos leitores do blog em Urubici estão as pousadas Aconchego, Recanto da Serra, Café Mel, Pica Pau, Arco Íris, além da Café e Cabanas Lenha no Fogo e a Casa de Campo Kiriri-Etê.  Em São Joaquim, a preferência vai para a Pousada Serra Catarinense. E em Bom Jardim da Serra, os destaques ficam para a Fazenda Santa Rita e a Pousada Rural Vista Alegre, além do Hotel Fazenda Rota dos Cânions.

Se você deseja conhecer outras opções de hospedagem na Serra Catarinense veja as sugestões do blog no post “Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis“.

Para finalizar o post, veja no mapa a localização da vinícola.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts da Serra Catarinense publicados no blog:

– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Um dia em Urubici
Um dia em São Joaquim

Hospedagem:
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro

Urubici:
– Como visitar o Morro da Igreja
Morro do Campestre, Cascata do Avencal e Inscrições Rupestres
Serra do Corvo Branco e Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva
– Onde comer em Urubici
Neve em Urubici e São Joaquim

São Joaquim:
Vinícola Villa Francioni
Belvedere e o Mirante das Araucárias
Exponeve e a Estação Experimental da Epagri
– Onde comer em São Joaquim e Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra:
– Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada

Urupema:
Morro das Antenas e a Cascata que Congela

Veja dicas de outras cidades catarinenses na página Dicas Floripa e Santa Catarina

– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar a Serra Catarinense, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em FloripaUrubiciBom Jardim da Serra ou São Joaquim no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019