A maioria dos turistas que vem a Floripa só quer saber de praia, principalmente no verão. Até entendo que boa parte deles mora longe do litoral e que não é sempre que se tem a oportunidade de curtir o mar, mas viajar para uma cidade e não conhecer alguns de seus principais pontos turísticos, além das praias, não tem a mesma graça. Florianópolis possui muitos outros atrativos além de sua beleza natural, como museus, edificações históricas, áreas de lazer e bons restaurantes. O centro da cidade é bem pequeno e pode ser facilmente explorado a pé em poucas horas. Reservar uma manhã ou uma tarde para conhecê-lo é um programa interessante e que pode render belas fotos.
Nesse post vou sugerir um pequeno passeio pelo centro da cidade, passando por alguns de seus principais pontos turísticos. A ordem das visitas não importa muito, pois como o centro é pequeno os locais são bem próximos uns dos outros. No final apresento um mapa com indicando a localização de tudo que foi mostrado por aqui.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Florianópolis e SC Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade
O passeio pelo centro de Florianópolis pode começar na Praça Fernando Machado, onde está o Memorial ao Miramar, um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar, que localizava-se ali há algumas décadas, quando o aterro ainda não existia e o mar chegava até o Mercado Público. O Miramar era um dos locais mais bem frequentados da cidade, servia não só como plataforma de acesso às embarcações, mas também tinha um bar e já foi palco de alguns espetáculos de teatro. Nas colunas frontais do monumento há dois painéis contando um pouco da história do local. A praça ainda conta com uma estátua do coronel Fernando Machado, que foi morto durante uma batalha na Guerra do Paraguai.
Praça Fernando Machado
Praça XV de Novembro
Logo em frente está a Praça XV de Novembro, a mais tradicional da cidade. Foi nela que, em 1662, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a Vila Nossa Senhora do Desterro. A partir dali a cidade começou a crescer e desenvolver-se. No centro da praça está a Figueira Centenária, uma árvore muito antiga que dizem ter nascido em 1871 em frente à catedral e que teria sido transplantada para sua posição atual em 1891. A história da árvore é cercada de superstições. Uma delas diz que dar algumas voltar ao redor da figueira pode atrair casamento e dinheiro. Dizem que a saúde da árvore está debilitada e ela corre o risco de cair. Há dezenas de escoras sustentando os galhos por toda sua extensão.
Praça XV de Novembro
Figueira
A praça conta ainda com alguns monumentos, como um em homenagem aos heróis mortos na Guerra do Paraguai, além de bustos de personagens históricos da cidade, como o poeta Cruz e Sousa, o pintor Vítor Meirelles, o historiador José Boiteux, e o fundador da imprensa no estado, Jerônimo Coelho. Ao redor da praça estão diversos prédios históricos, a grande maioria restaurados conservado o aspecto arquitetônico original. Entre os estabelecimentos ao redor da praça estão o prédio dos Correios, uma Galeria de Arte Municipal, cafés, farmácias e agências bancárias.
Monumento na Praça XV
Praça XV de Novembro
Catedral Metropolitana de Florianópolis
Junto à Praça XV, no alto de uma escadaria, está a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Seu nome original é Catedral de Nossa Senhora do Desterro e ela foi erguida em 1678 pelo bandeirante fundados da cidade. É um patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município e já sofreu diversas reformas e restaurações, a mais recente dela terminou há poucos meses e deixou a igreja praticamente renovada.
Escadaria da Catedral
A Catedral Metropolitana de Florianópolis
Interior da Catedral
Alugue um carro em Florianópolis no RentCars.com Compare o preço nas principais locadoras do destino Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva
Palácio Cruz e Sousa
Numa esquina em frente à catedral está o Palácio Cruz e Sousa, que por décadas serviu como a sede do governo de Santa Catarina e chegou a receber a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, com uma exposição permanente no andar superior mostrando como era o edifício antigamente, com pinturas, mobílias e objetos de decoração originais. No andar térreo há uma pequena exposição contando a história do palácio, além de um salão para exposições temporárias. Informações sobre ingressos e horários de atendimento podem ser vistas nesta página.
Palácio Cruz e Sousa
Detalhe da antiga sede do Governo do Estado
Hall de entrada do Palácio
O Jardim do Palácio
Calçadão da Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra
Depois de visitar o museu uma boa opção é caminhar pelos calçadões, as ruas de comércio da região central da cidade. Há várias delas que são exclusivas para pedestres. As maiores e mais populares são a Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra, duas ruas paralelas que concentram a maior parte do comércio da região.
Calçadão da R. Conselheiro Mafra
Calçadão da R. Conselheiro Mafra
Calçadão da R. Felipe Schmidt
Igreja São Francisco de Assis
Rua Deodoro
Largo da Alfândega
Continuando o passeio pelo centro da cidade a próxima parada é o Largo da Alfândega, uma grande praça em frente ao edifício da antiga alfândega da cidade, que encerrou suas atividades em 1964, quando o porto de Florianópolis deixou de existir. Entre as atrações da praça há uma fonte com um monumento reproduzindo bilros, que são peças de madeira que auxiliam na produção das chamadas “rendas de bilro”, um artesanato que faz parte da história da cidade. Na praça costumam acontecer algumas feirinhas, tanto de frutas quanto de artesanatos, além de eventos culturais.
Largo da Alfândega
Largo da Alfândega
Largo da Alfândega
Largo da Alfândega
Mercado Público de Florianópolis
Junto ao largo da alfândega está o tradicional Mercado Público de Florianópolis, construído em 1898 em substituição a um antigo mercado, que ali existiu por 45 anos, até ser demolido em 1896. Ele conta com duas alas: a ala norte, com dezenas de lojinhas que vendem principalmente calçados; e a ala sul, que contém diversas peixarias, bares, empórios, loja de artigo de pesca, entre outros estabelecimentos. Em 2005 um grande incêndio destruiu completamente a ala norte, que foi totalmente reconstruída e modernizada. O mercado público é um dos principais pontos de encontro da cidade e está sempre bem movimetado.
Mercado Público de Florianópolis
Ala Norte
Ala Sul
Camarão no Mercado Público
Vão central do Mercado Público de Florianópolis
Box 32
Quem visita o Mercado Público de Florianópolis não pode deixar de conhecer o Box 32, um dos bares mais famosos da cidade, que desde sua abertura em 1984 já foi vencedor de inúmeros prêmios. O cardápio possui uma infinidade de pratos à base de frutos do mar, incluindo sanduíches e pastéis. O pastel é considerado o melhor da cidade e é uma delícia. O atendimento é de primeira e o bar é tão bem preparado para receber os turistas que possui cardápio em sete idiomas, incluindo até o japonês. O box 32 funciona de segunda a sexta, das 10h ás 20h e nos sábados, das 10h às 15h. O bar não abre nos domingos e feriados.
Box 32
Camelódromo de Florianópolis
O passeio pode continuar pela Rua Francisco Tolentino, que tem início ao lado do Mercado Público, junto ao Camelódromo de Florianópolis. Ao longo da rua há vários edifícios antigos, coloridos e preservados, e junto aos postes de iluminação há placas com textos que contam um pouco da história da rua e da cidade.
Camelódromo de Florianópolis
Rua Francisco Tolentino
Praça Hercílio Luz e Parque da Luz
A visita ao centro da cidade pode terminar por aqui, mas quem deseja ir um pouco mais adiante e não se importa de fazer uma caminhada um pouco maior pode conhecer a Praça Hercílio Luz, que está bem na cabeceira da Ponte Hercílio Luz. Para chegar lá é preciso caminhar aproximadamente 1 km a partir do Mercado Público, pela Rua Francisco Tolentino ou pela Rua Conselheiro Mafra, que após uma leve subida passa a se chamar Alameda Adolfo Konder. Mais fotos da praça e da ponte podem ser encontradas no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.
Para terminar o passeio há duas opções: voltar para o centro da cidade ou seguir a pé até a Av. Beira-mar Norte. Para voltar ao centro, é só retornar pelo mesmo caminho feito até chegar à praça. E para acessar a Av. Beira-Mar Norte basta contornar o Parque da Luz até a Rua Felipe Schmidt e em seguida desce-la nas imediações do Hotel Castelmar, rumo à Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos. Logo na curva da descida há um mirante que permite ter uma visão da avenida, da Ponte Hercílio Luz e da região continental da cidade.
Parque da Luz
Parque da Luz
Mirante próximo à Av. Beira-Mar Norte
Av. Beira-Mar Norte
Av. Beira-Mar Norte
Trapiche da Av. Beiramar Norte
Na Av. Beira-mar o passeio começa pela Praça de Portugal, onde está o Trapiche Municipal de Florianópolis. O melhor jeito de acessá-la é atravessando a avenida pelos semáforos localizados junto ao restaurante Ragazzo e a boate El Divino. Na praça há um quiosque para venda de bebidas e uma grande área de lazer, com academia de saúde e diversas mesas e bancos para sentar e curtir a paisagem.
Trapiche Municipal de Florianópolis
Trapiche Municipal de Florianópolis
Praça de Portugal
Praça de Portugal
Ao longo de toda a Av. Beira-Mar Norte há um grande calçadão arborizado, junto à ciclovia. Partindo do trapiche, para o lado esquerdo pode-se caminhar até a Ponte Hercílio Luz em direção ao centro da cidade. No sentido oposto caminha-se por toda a extensão da avenida e uma das várias opções de paradas é o Beiramar Shopping, o mais antigo e tradicional da cidade, localizado próximo ao Hotel Majestic.
Calçadão da Av. Beira-Mar Norte
A vista de um lado do trapiche…
… e a vista do outro lado!
Segue um mapa indicando onde ficam todos os locais que eu mencionei ao longo do post…
HOSPEDAGEM EM FLORIPA
Se você está procurando algum local para ficar hospedado em Floripa, veja algumas sugestões do blog nos links abaixo:
Está gostando das dicas? Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog! Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça os principais posts de Florianópolis publicados aqui no blog:
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país. Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira. Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ ALUGUEL DE CARRO Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com, Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço. Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012. Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.
+ SEGURO VIAGEM Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo. Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão. (uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data) Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ CHIP INTERNACIONAL Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u. Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10. Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.
Adorei seu post. Estou agora em Floripa e vou seguir muito o seu roteiro. Além de comer o pastel no mercado, é claro! :)
Obrigado pelo comentário.
Olá, Diego. Parabéns pelo blog, será sendo muito útil na minha preparação. Vou visitar SC e Florianópolis é a porta de entrada. Vejo q vc fotografa muito e é meu hobby. Sinto-me completamente inseguro e desestimulado de fotografar nas grandes cidades, com exceção de Brasília, devido ao medo dos assaltos e demais violências. Não consigo carregar meu equipamento na bolsa e de repente tirar uma Foto, imagine montar o Tripé para fotografar a ponte à noite! Pergunto, onde devo evitar mostrar meu equipamento? Onde nem devo passar perto?
Oi Sérgio, é difícil responder esse tipo de pergunta, pois nunca sabemos onde mora o perigo né. Evite o centro da cidade durante a noite e também as proximidades da ponte na região dos clubes de remo, assim como locais escuros ou muito desertos. Abs!
Adorei as dicas! Estou pretendendo ir no ano que vem e com certeza aproveitarei. Me tire uma dúvida, por favor, num mesmo dia eu consigo fazer o roteiro do centro e ir no projeto Tamar? Obrigada!
Oi Katia, muito obrigado. Visitando o centro de manhã você consegue ir ao Tamar à tarde sim, mas saiba que não a Barra da Lagoa não fica tão próxima do centro, mas é possível sim. Um abraço!
Oi, Diego, me ajude, comprei na empolgação passagem de ida e volta para mim e minha filha de 18 anos para passar uma semana em agosto em Floripa e agora estou preocupada se terei o que fazer, já que não é época de praia e a cidade é pequena. O que voce acha?
Oi Eliane, mesmo no inverno há muita coisa para ver em Floripa. Você pode visitar todas as praias que quiser, só vai ser difícil de tomar banho de mar por causa do frio. Recomendo que leia todas as dicas que eu publiquei aqui no blog, incluindo as sugestões de roteiro. Os links você encontra nesta página: https://www.meusroteirosdeviagem.com/floripa-e-sc
Um abraço!
B noite Diego. Gostaria de agradecer as dicas e perguntar algumas outras: vc saberia indicar-me um restaurante vegetariano? Tem peças de teatro na cidade? A entrada nos museus é gratuita? Em junho/15 é frio a região? E só mais uma pergunta: vc sabe de pensão ou pousada para pernoite barata-(50,00 a 70,00)-quarto simples, 1 pessoa e pode ser com banheiro no corredor.Agradeço e aguardo.
Oi Márcia, obrigado. Os teatros da cidade são o Teatro Álvaro Carvalho (TAC) e o Teatro do CIC. A entrada de alguns museus tem uma pequena taxa. Junho é frio sim. Vou ficar te devendo a dica de pensão. Para restaurantes vegetarianos, recomendo este post do Destemperados: http://www.destemperados.com.br/hot-lists/8-opcoes-vegetarianas-para-almocar-em-floripa
Abs!
Adorei suas dicas! Vou montar meu roteiro baseada nas suas informações
Oi Diddy, muito obrigado. Um abraço!
Olá, Diego!
Acompanho sempre teu blog e estou usando as dicas pra montar roteiro pra Florianopolis, na semana que vem.
Será que tal passeio pode ser feito no domingo?O centro é muito deserto?Tem policiamento?
Obrigada!
Oi Danielle, no domingo o centro fica bem deserto. Vale mais tentar fazê-lo num sábado de manhã ou algum dia da semana. Abs!
Adorei suas dicas, chego em floripa na semana que vem, e já vou usar seu roteiro.
Oi Bruno, muito obrigado. Boa viagem!
Olá, Diego!
Parabéns pelo seu post sobre o centro de Florianópolis.
Estou indo no dia 6/01/15 e ao visitar o seu blog, achei muita coisa interessante.
Abs
Oi Larissa, muito obrigado. Boa viagem, um abraço!
Olá, adorei floripa, mas reparei que a ponte Hercílio Luz nao é usada, tem outra ponte onde os carros passam, qual é o nome dessa outra ponte? E a HL é só pra cartao postal mesmo?
Oi Fernando, a HL hoje em dia é só cartão-postal mesmo, está passando por uma reforma complicada e atrasada para talvez um dia voltar a passar veículos. Há outras duas pontes próximas à ela por onde passam carros: Ponte Colombo Machado Salles e Ponte Pedro Ivo Campos. Um abraço!
oi gostaria de saber se da rodoviaria ate o centro e o mercado publico fica perto,
Oi Cleonice, fica bem perto sim, a rodoviária fica no centro e numa caminhada de 5 minutos você chega ao Mercado Público. Abs!
View Comments
Adorei seu post. Estou agora em Floripa e vou seguir muito o seu roteiro. Além de comer o pastel no mercado, é claro! :)
Obrigado pelo comentário.
Olá, Diego. Parabéns pelo blog, será sendo muito útil na minha preparação. Vou visitar SC e Florianópolis é a porta de entrada. Vejo q vc fotografa muito e é meu hobby. Sinto-me completamente inseguro e desestimulado de fotografar nas grandes cidades, com exceção de Brasília, devido ao medo dos assaltos e demais violências. Não consigo carregar meu equipamento na bolsa e de repente tirar uma Foto, imagine montar o Tripé para fotografar a ponte à noite! Pergunto, onde devo evitar mostrar meu equipamento? Onde nem devo passar perto?
Oi Sérgio, é difícil responder esse tipo de pergunta, pois nunca sabemos onde mora o perigo né. Evite o centro da cidade durante a noite e também as proximidades da ponte na região dos clubes de remo, assim como locais escuros ou muito desertos. Abs!
Adorei as dicas! Estou pretendendo ir no ano que vem e com certeza aproveitarei. Me tire uma dúvida, por favor, num mesmo dia eu consigo fazer o roteiro do centro e ir no projeto Tamar? Obrigada!
Oi Katia, muito obrigado. Visitando o centro de manhã você consegue ir ao Tamar à tarde sim, mas saiba que não a Barra da Lagoa não fica tão próxima do centro, mas é possível sim. Um abraço!
Oi, Diego, me ajude, comprei na empolgação passagem de ida e volta para mim e minha filha de 18 anos para passar uma semana em agosto em Floripa e agora estou preocupada se terei o que fazer, já que não é época de praia e a cidade é pequena. O que voce acha?
Oi Eliane, mesmo no inverno há muita coisa para ver em Floripa. Você pode visitar todas as praias que quiser, só vai ser difícil de tomar banho de mar por causa do frio. Recomendo que leia todas as dicas que eu publiquei aqui no blog, incluindo as sugestões de roteiro. Os links você encontra nesta página:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/floripa-e-sc
Um abraço!
B noite Diego. Gostaria de agradecer as dicas e perguntar algumas outras: vc saberia indicar-me um restaurante vegetariano? Tem peças de teatro na cidade? A entrada nos museus é gratuita? Em junho/15 é frio a região? E só mais uma pergunta: vc sabe de pensão ou pousada para pernoite barata-(50,00 a 70,00)-quarto simples, 1 pessoa e pode ser com banheiro no corredor.Agradeço e aguardo.
Oi Márcia, obrigado. Os teatros da cidade são o Teatro Álvaro Carvalho (TAC) e o Teatro do CIC. A entrada de alguns museus tem uma pequena taxa. Junho é frio sim. Vou ficar te devendo a dica de pensão. Para restaurantes vegetarianos, recomendo este post do Destemperados:
http://www.destemperados.com.br/hot-lists/8-opcoes-vegetarianas-para-almocar-em-floripa
Abs!
Adorei suas dicas! Vou montar meu roteiro baseada nas suas informações
Oi Diddy, muito obrigado. Um abraço!
Olá, Diego!
Acompanho sempre teu blog e estou usando as dicas pra montar roteiro pra Florianopolis, na semana que vem.
Será que tal passeio pode ser feito no domingo?O centro é muito deserto?Tem policiamento?
Obrigada!
Oi Danielle, no domingo o centro fica bem deserto. Vale mais tentar fazê-lo num sábado de manhã ou algum dia da semana. Abs!
Adorei suas dicas, chego em floripa na semana que vem, e já vou usar seu roteiro.
Oi Bruno, muito obrigado. Boa viagem!
Olá, Diego!
Parabéns pelo seu post sobre o centro de Florianópolis.
Estou indo no dia 6/01/15 e ao visitar o seu blog, achei muita coisa interessante.
Abs
Oi Larissa, muito obrigado. Boa viagem, um abraço!
Olá, adorei floripa, mas reparei que a ponte Hercílio Luz nao é usada, tem outra ponte onde os carros passam, qual é o nome dessa outra ponte? E a HL é só pra cartao postal mesmo?
Oi Fernando, a HL hoje em dia é só cartão-postal mesmo, está passando por uma reforma complicada e atrasada para talvez um dia voltar a passar veículos. Há outras duas pontes próximas à ela por onde passam carros: Ponte Colombo Machado Salles e Ponte Pedro Ivo Campos. Um abraço!
oi gostaria de saber se da rodoviaria ate o centro e o mercado publico fica perto,
Oi Cleonice, fica bem perto sim, a rodoviária fica no centro e numa caminhada de 5 minutos você chega ao Mercado Público. Abs!