Categories: Atacama

Termas de Puritama: águas termais no deserto do Atacama

No deserto do Atacama, uma dos passeios que você pode realizar na sua viagem é a visita às Termas de Puritama, um conjunto de oito piscinas de águas termais bem quentinhas que te permitem relaxar bastante e curtir a natureza. Não é um tour que está entre os mais requisitados, mas pode ser uma alternativa bem agradável se você tiver meio período sobrando em seu roteiro. Neste post vou relatar como foi a minha visita, mostrando em detalhes como são as águas termais e a estrutura do local.

Termas de Puritama – San Pedro de Atacama

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama

Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

Eu visitei as Termas de Puritama no meu primeiro dia de passeios no Atacama. Minha intenção era visitá-las nos últimos dias da viagem, para dar uma relaxada depois de realizar tantos passeios, mas no roteiro preparado pela minha agência esta visita às termas acabou ficando para a manhã do primeiro dia, bem no início da minha viagem.

Essa mudança acabou sendo ótima, pois passei o dia anterior inteiro viajando do Brasil para o Chile e com o atraso do meu voo só cheguei no meu hotel em San Pedro de Atacama depois da meia noite, sendo que poucas horas depois já tive que acordar para começar este passeio, então consegui descansar da viagem relaxando nas águas termais.

Este tour de meio período, que pode ser de manhã ou à tarde, foi feito com a agência Araya Atacama, sobre a qual dou mais detalhes no post “Araya Atacama: dica de agência para fazer passeios no deserto“. O custo foi de 35.000 pesos chilenos por pessoa para a agência, aproximadamente 194 reais, seguindo a cotação que eu encontrei nesta viagem (180 pesos = 1 real). Este valor inclui o transporte na van da agência com poucas pessoas, acompanhamento de guia, coquetel com comidas e bebidas ao fim do passeio, e também toalhas para se secar após o banho nas piscinas. A visita às termas também é oferecida por outras agências.

Além deste valor pago à agência, foi preciso pagar um ingresso no início do passeio para entrar na propriedade das termas. Este ingresso custou 15.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 83 reais). Este é o valor de entrada para quem visita as termas de manhã ou aos finais de semana. Para quem vai à tarde, o preço é um pouco mais baixo, 9.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 50 reais). Valores de março de 2018 e sujeitos a alteração.

Na estrada com os guias da Araya

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

As Termas de Puritama encontram-se a cerca de 35 km de San Pedro de Atacama. A van da agência, com o motorista Patrício e a guia Vânia, nos buscou no hotel às 8:30 e chegamos ao local cerca de meia hora depois. A estrada tem um longo trecho de chão batido e o cenário é típico do Atacama, muito árido, com pouquíssia vegetação, incluindo alguns cactos, e muitas montanhas e vulcões ao fundo.

Estrada para as Termas de Puritama
Vulcões na estrada
Cactos no caminho

As termas funcionam das 9h15 às 17h30. Chegamos lá poucos minutos antes da abertura, o portão ainda estava fechado. O ingresso foi pago ali mesmo, no guichê da entrada. De manhã o local não enche tanto, acredito que por ser mais caro e também pelo clima mais frio. Dizem que à tarde fica bem cheio, há mais turistas visitando as águas termais.

Portão de entrada

Você já reservou o seu hotel no Atacama?
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem na região

A altitude no local das termas é de aproximadamente 3.400 metros, cerca de mil metros a mais que a altitude encontrada em San Pedro de Atacama. Essa variação brusca em pouco tempo pode causar certos efeitos colaterais em algumas pessoas, como enjoo e dor de cabeça, por isso um remedinho é sempre importante. Como era o meu primeiro dia no Atacama e eu ainda não estava aclimatado às altitudes elevadas senti um pouco no começo. Qualquer caminhada de poucos metros já era o suficiente para ficar ofegante. Mas aos poucos você vai se acostumando com isso e vai deixando de sentir os efeitos.

As termas estão localizadas num grande e impressionante vale, que pode ser visto de um mirante próximo ao portão de entrada. No local há um estacionamento, onde os veículos grandes devem ficar. Nestes casos o passageiro precisa descer uma grande ladeira para chegar às águas termais. A van da nossa agência teve permissão para descer, com isso estacionamos bem na entrada das piscinas.

Vista panorâmica das termas
Descida para as termas

Ao todo são 8 piscinas termais, abastecidas com água do Rio Puritama, um nome que na língua indígena local significa águas calientes (águas quentes). É fácil entender porque as águas são naturalmente aquecidas, afinal a região do Atacama há séculos possui uma grande atividade de vulcões e com isso seu solo é repleto de rochas vulcânicas quentes.

As Termas de Puritama são de propriedade do grupo Explora, que também é proprietário do hotel de luxo Explora Atacama. Por causa disso, uma das piscinas de águas termais, a número 1, é fechada para uso exclusivo dos hóspedes do hotel. As outras 7 piscinas estão liberadas para uso dos turistas.

Águas termais
Piscina nas termas

A temperatura das águas termais varia de 28 a 33 graus. As piscinas encontram-se dispostas num terreno com leve declive, então a água vai descendo de uma para a outra formando pequenas quedas d’água. A impressão que eu tive é que a temperatura ia diminuindo conforme a água ia descendo, ou seja, achei a piscina 2 a mais quente e a piscina 8, a última, a menos quente de todas. Tomei banho em todas elas, começando da última e depois subindo até a segunda. No fim escolhi a que mais gostei para gastar os últimos minutos do passeio.

Minha visita foi no final do mês de março, últimos dias de verão. O clima neste dia estava agradável, começou friozinho de manha, mas ao longo da manhã o tempo foi esquentando. Fazer a transição de uma piscina quente para a outra era um pouco gelado, mas a toalha fornecida pela agência ajudou a manter o corpo aquecido.

Queda entre as piscinas
Uma das piscinas das termas
Curtindo o visual

Todos os caminhos no interior das Termas de Puritama são formados por um extenso deck de madeira que dá acesso a todas as piscinas de águas termais.

Passarela de madeira ligando as piscinas
Deck em uma das piscinas

No local há banheiros e também vestiários com armários para se trocar e guardar os pertences.

Vestiário e banheiros

Há ainda um espaço coberto com algumas mesas. É ali que os guias ficam esperando os seus clientes. Nossa guia Vânia ficou o tempo todo ali cuidando de nossas mochilas e preparando o coquetel.

Mesas para comer e descansar

Ao final do tour, a agência Araya nos ofereceu um saboroso coquetel, com fajitas mexicanas, frios, frutas, água, suco e garrafas de vinho branco. Foi uma refeição saborosa que deixou o passeio relaxante nas águas termais ainda mais agradável.

Coquetel ao final do passeio

Perto do meio-dia saímos das termas, pegando a estrada de volta para San Pedro de Atacama. Neste mesmo dia, à tarde, fizemos o ótimo tour do Vale da Lua e Vale da Morte, cujo relato completo você encontra neste link.

A visita às Termas de Puritama não está entre os passeios imperdíveis no Atacama, mas pode ser uma boa opção se você tiver mais folga no seu cronograma. Eu tinha cinco dias inteiros para realizar passeios, por isso decidi reservar meio período para conhecê-las e não me arrependi. Eu e meus amigos gostamos muito do passeio, foi bem gostoso e relaxante.

Relaxando nas termas

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts do deserto do Atacama publicados no blog:

Roteiro de 5 dias no Atacama

Hospedagem e Dicas
Onde ficar no Atacama | Parina Hotel
Como chegar no Atacama e transfer
Câmbio | Restaurantes
Agência de passeios | Sky Airlines

Passeios:
Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Vale da Lua | Salar de Tara
Geiser el Tatio | Termas de Puritama
Lagoas Escondidas | Laguna Cejar
Tour Astronômico | Salar do Atacama

Veja também as dicas de Santiago neste link
Roteiro de 3 dias em Santiago
Roteiro em Mendoza
Roteiro em Buenos Aires
Roteiro em Montevidéu

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog as melhores opções de hospedagem no Atacama.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019