Quando se fala em Istambul, provavelmente as primeiras imagens que vêm à cabeça são a da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, os dois maiores monumentos da cidade. Localizados no centro histórico de Sultanahmet, a parte mais antiga de Istambul e que foi o coração da antiga cidade de Bizâncio e do Império Otomano, estes monumentos atraem milhares de turistas diariamente não só pela sua beleza arquitetônica mas também pela rica história. Veja neste post mais detalhes sobre a visita a estas duas atrações imperdíveis.

Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Basílica de Santa Sofia

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Onde ficar em Istambul: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia
Istambul: Um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Basílica de Santa Sofia

Basílica de Santa Sofia (em turco: Aya Sofya. inglês: Church of Divine Wisdom) é um dos principais pontos turísticos de Istambul. Quem visita a cidade pela primeira vez provavelmente vai querer conhecê-la logo no primeiro dia para explorar um pouco mais este grandioso símbolo turco erguido há mais de 1500 anos.

Ao contrário do que muitos pensam, o termo “Sofia” de seu nome não faz referência a nenhuma pessoa. Ele foi derivado da palavra “sophos” que significava “sabedoria” na Grécia Antiga. Sendo assim, “Hagia Sophia”, seu nome original em grego, significa “sabedoria sagrada” ou “santa sabedoria”.

A basílica atual é a terceira construção da Santa Sofia. Antes desta, outras duas já existiram no local. Construída pelo Imperador Justiniano, ela foi inaugurada em 27 de novembro de 537 e era considerada a maior igreja do período Bizantino, onde aconteciam as coroações dos Imperadores Bizantinos. Séculos depois, em 1453, foi convertida em uma mesquita após a conquista de Istambul pelos Otomanos.

Em 1935, Atatürk, o fundador da República da Turquia, transformou a Santa Sofia em um museu, que se tornou uma das principais atrações turísticas da Turquia. Em 1985, foi aclamada como um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Vista lateral

A visitação ocorre todos os dias, exceto às segundas-feiras. Durante a baixa temporada, de 1º de outubro a 15 de abril, o horário de funcionamento do museu é das 9:00h às 17:00h, com a última entrada às 16:00h. Durante a alta temporada, de 16 de abril a 30 de setembro,  funciona das 9:00 às 19:00h, com última entrada às 18:00h.

Clique aqui para comprar um ingresso com visita guiada e sem filas.

Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Entrada para visitantes

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

O interior da Basílica de Santa Sofia é grandioso e impressionante. A enorme cúpula, sustentada por quadro grandes pilares escondidos nas paredes, é um dos pontos que mais chamam atenção. Como já foi igreja católica e mesquita ela possui uma característica única misturando elementos das duas religiões, como imagens santas e painéis com mensagens religiosas em escrita árabe.

As grande luminárias que quase tocam a cabeça dos visitantes também se destacam, principalmente para quem nunca entrou numa mesquita antes. A quantidade de pessoas no interior da basílica impressiona, com uma mistura de povos de todos as nacionalidades que nos faz entender porque Istambul está entre as cidades mais visitadas do mundo.

Cúpula da Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Cúpula
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Interior
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Escritos em árabe
Luminária da Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Luminária
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Mosaico no teto
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Azulejos e painéis

Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia

Num dos corredores laterais, uma longa fila em direção a uma das colunas atrai curiosos. É a “coluna da lamentação”, que possui um furo no seu revestimento e cuja lenda diz que o pilar é abençoado por São Gregório, o Milagreiro, e quem colocar o dedo no furo tem a cura de enfermidades, caso o dedo saia molhado. Acredite, a fila para enfiar o dedo no buraco estava enorme!

Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Buraco da sorte

O mezanino da Basílica também está aberto para visitação e para acessa-lo é preciso subir uma rampa de pedra um pouco íngreme e de relevo irregular. Lá em cima está a loja do museu, que vende livros, jóias e objetos de decoração. Há também uma bela exposição de imagens de mosaicos.

Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Rampa de acesso ao segundo andar
Exposição na Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Exposição de imagens de mosaicos

Do alto do mezanino podemos ter uma noção melhor da grandiosidade da Basílica.

Interior da Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Visão geral do segundo andar

No outro corredor do mezanino estão expostos diversos mosaicos reais, muitos deles feitos há seculos. Alguns encontram-se intactos e outros sofreram o desgaste com a ação do tempo, mas ainda assim não deixam de ser impressionantes.

Mosaicos da Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Mosaicos antigos
Mosaicos da Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia
Mosaicos antigos

Em uma das janelas da Basílica de Santa Sofia é possível avisar a Mesquita Azul ao fundo.

Mesquita Azul vista da janela da Basílica Santa Sofia - Istambul, Turquia
Mesquita Azul vista da janela da Santa Sofia

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Em frente à Santa Sofia está o parque Sultanahmet, uma praça construída entre os dois principais monumentos de Istambul. Do centro da praça é possível tirar belas fotos de ambos. Pena que neste dia o tempo não ajudou muito, estava nublado e as fotos não ficaram tão boas quanto poderiam ficar.

Basílica de Santa Sofia vista da Praça Sultanahmet - Istambul, Turquia
Basílica de Santa Sofia vista da Praça Sultanahmet
Mesquita Azul vista da Praça Sultanahmet - Istambul, Turquia
Mesquita Azul vista da Praça Sultanahmet

Mesquita Azul

Depois de cruzar a praça o próximo local visitado foi a Mesquita Azul, também chamada de Mesquita de Sultanahmet (em turco: Sultan Ahmet Camii. em inglês: Blue Mosque). Erguida entre 1606 e 1616, sua construção foi ordenada por Ahmet I, o 14º sultão do Império Otomanom, que desejava construir um monumento que se equiparasse e até superasse a vizinha Santa Sofia em grandeza e beleza.

Seu nome oficial é Mesquita de Sultanahmet, mas ela é tradicionalmente conhecida por “Mesquita Azul” por causa dos mais de 20 mil azulejos que a cobrem. Ela possui seis minaretes, mais do que qualquer outra mesquita da cidade, é considerada um dos principais cartões-postais de Istambul há mais de 400 anos. Além de ser uma das atrações mais visitadas da Turquia, ainda é muito utilizada pelos muçulmanos para as orações.

Há duas entradas para acessar o pátio interno da Mesquita Azul, uma lateral pela praça Sultanahmet e outra principal pela praça do antigo hipódromo. A melhor forma de apreciar sua arquitetura é avistando-a de frente, a partir do hipódromo.

Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet
Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Pátio da Mesquita Azul
Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Vista do pátio

Os turistas não podem entrar na mesquita durante os horários de oração, quando os muçulmanos vão até ela para orar. As orações ocorrem cinco vezes por dia, com a primeira iniciando ao nascer do sol e a última quando o sol se põe. Um chamado que ecoa por toda a cidade antecede cada oração, através de caixas de som instaladas no alto dos minaretes. Então se você estiver a caminho da mesquita para visita-la e ouvir o chamado da oração, melhor esperar pelo menos uma meia hora antes de tentar entra-la.

Quem nunca teve contato com o mundo islâmico pode achar estranho o som do chamado ecoando pela cidade. Eu não sabia praticamente nada sobre esta religião e demorei um pouco para entender que se tratava de um chamado para oração. É interessante ler um pouco mais sobre o islamismo para entender e, acima de tudo, respeitar a religião e seus costumes.

Os muçulmanos oram cinco vezes por dia, seguindo os preceitos do islamismo. O chamado para oração, denominado de “Azan”, é clamado seis vezes durante o dia e varia conforme o movimento de rotação da terra e o horário do nascer e do por do sol, por isso varia constantemente. Em frente à entrada principal da Mesquita há um quadro que indica os horários em que as orações vão ocorrer naquele dia.

Quadro com os horários das orações
Quadro com os horários das orações

A visitação é gratuita e a entrada para turistas ocorre por uma entrada lateral, do lado direito do edifício. Há algumas de etiqueta que devem ser obedecidas por todos que desejam visita-la. Não é permitido entrar com sapatos, por isso sacolas plásticas são oferecidas gratuitamente para que os visitantes possam armazenar seus calçados durante a visita. As mulheres precisam cobrir suas cabeças, enrolando panos ou mantas em seus pescoços, tampando os cabelos e deixando apenas a face à mostra. Também são oferecidos tecidos gratuitamente para que as mulheres possam se cobrir. Na saída há lixeiras para devolver as sacolas plásticas e compartimentos para devolver os panos emprestados.

Clique aqui para comprar um passeio guiado que inclui a Mesquita Azul, a Santa Sofia e um cruzeiro pelo Bósforo.

Fila para os visitantes
Fila para os visitantes

Dentro da mesquita é preciso permanecer em silêncio, em respeito aos que ainda estão lá orando. Fotos são permitidas apenas sem flash. Uma espécie de cercado divide a área em que os turistas podem ficar do espaço utilizado pelos muçulmanos para orar. Para quem nunca entrou nunca mesquita antes, tudo é novidade e é impossível não ficar impressionado com a arquitetura, com a decoração e com a movimentação dos muçulmanos. Mas o maior destaque do interior da Mesquita Azul é, sem dúvida, sua bela cúpula.

Interior da Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Interior da mesquita
Tapete da Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Tapete
Cúpula da Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Cúpula
Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Orando

Ao construir a Mesquita Azul para superar a beleza da Basílica Santa Sofia, o Sultão Ahmet I nos deixou a difícil tarefa de escolher qual dos dois monumentos é o mais belo de Istambul. Eu já fiz a minha escolha…

Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Mesquita Azul

Sugestões de passeios e atrações em Istambul oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Istambul
Ônibus turístico de Istambul
Tour completo por Istambul em 2 dias
Espetáculo de dança do ventre com jantar
Cruzeiro noturno com jantar e espetáculo
Palácio de Topkapi e Harém: Excursão Guiada com Ingresso

Mais opções de atividades em Istambul neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:

Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia

Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)

Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio

Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Istambul.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!