Istambul

Roteiro de 4 dias em Istambul

A Turquia é um dos países mais visitados do mundo e cada vez mais em evidência entre os brasileiros. Istambul é a sua maior cidade e também a mais visitada, sendo considerada centro econômico, financeiro e cultural do país. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes, já que parte dela encontra-se na Europa e outra parte está localizada no continente asiático. Foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo contemporânea, onde muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios envidraçados, pontes monumentais, restaurantes descolados e uma agitada vida noturna. É essa mistura que faz dela um destino tão interessante e imperdível para quem pensa em visitar a Turquia. Veja a seguir muitoas dicas e uma sugestão de roteiro em Istambul.

Mesquita Azul – Istambul

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia

Como chegar

Para chegar em Istambul, é possível pegar um voo direto partindo de São Paulo com a companhia Turkish Airlines ou então fazer conexão em alguma cidade européia com voos de outras companhias. Leia um relato deste voo no post “Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai“. Veja uma sugestão de transfer privado do aeroporto de Istambul para o seu hotel, ida e volta, neste link.

Idioma, Moeda e Clima

O idioma falado na cidade é o turco e a moeda local é a lira turca. Saiba como obtê-la no post “Casas de Câmbio em Istambul e a moeda Lira Turca“.

Os verões turcos são bem quentes e é nesta época que a cidade recebe a maior quantidade de turistas. O inverno é bem frio e pode até nevar. A melhor época para visita-la é durante o outono ou primavera, quando as temperaturas estão mais amenas e não há tantos turistas quanto no verão.

Saiba mais sobre o clima e leia outras informações essenciais para quem deseja visitar o país no post “Dicas da Turquia: o que você precisa saber antes de viajar“.

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

Onde Ficar

A maior parte das atrações turísticas da cidade estão localizadas no centro histórico de Sultanahmet, local onde muitos turistas preferem ficar hospedados. Outra região bastante procurada é o distrito de Beyoglu, considerado um dos melhores exemplos da Istambul moderna. Veja algumas opções de hospedagem no post “Onde ficar em Istambul: dicas de hotéis“.

Como Circular

Deslocar-se pela cidade é fácil, pois ela oferece um amplo sistema de transporte público composto de vários modais, como ônibus, tram, metrô, funicular e barcos. Para entender melhor como estes meios funcionam, leia o post “Transporte Público em Istambul e o cartão Istanbulkart“.

Basílica de Santa Sofia

Roteiro de 4 dias em Istambul

O roteiro sugerido a seguir é ideal para quem pretende passar quatro dias em Istambul, tempo suficiente para conhecer com bastante calma as principais atrações turísticas da cidade. Também há uma sugestão de roteiro de 3 dias e opções de passeios para quem vai ficar 5 dias ou mais em Istambul. No final do post há um mapa indicando a localização de todas as atrações sugeridas e também links para os posts com dicas da Capadócia, outro destino imperdível na Turquia.

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Dia 1

A sugestão para o primeiro dia do roteiro em Istambul é um grande passeio pelo distrito histórico de Sultanahmet, a parte mais antiga da cidade e que era o coração da antiga Constantinopla. Lá estão muitos dos principais monumentos e atrações turísticas de Istambul.

A jornada pode começar pela Basílica de Santa Sofia, que já foi a maior igreja do Império Bizantino, depois transformada em Mesquita pelos Otomandos e atualmente é um grande museu e um dos maiores símbolos da Turquia.

Bem próximo à Santa Sofia está a Cisterna da Basílica, que antigamente armazenava a água que abastecia do Grande Palácio e edfícios próximos. O ambiente é sustentado por 336 colunas, sendo as mais famosas aquelas duas que estão apoiadas sobre estátuas da cabeça da Medusa, ambas localizadas nos fundos da cisterna.

Atravessando a praça Sultanahmet chega-se à bela Mesquita Azul, outro símbolo de Istambul. Seu nome original é Mesquita de Sultanahmet, mas ela é popularmente conhecida como Mesquita Azul pois é coberta por mais de 20 mil azulejos azuis. É a única mesquita da cidade com seis minaretes e ainda é muito utilizada pelos muçulmanos para orações. Ao sair da mesquita aproveite para conhecer a praça do Hipódromo, um local que antigamente era o centro da vida política e social de Constantinopla.

Se ainda sobrar tempo e se você tiver interesse, pode conhecer outras atrações de Sultanahmet, como o Museu de Mosaicos do Grande Palácio, o Bazar Arasta, o Museu de Arte Turca e Islâmica, entre outros.

Veja mais detalhes sobre os locais do primeiro dia nos posts:
Mesquita Azul em Istambul e A Basílica de Santa Sofia
Istambul: As atrações do centro histórico Sultanahmet

Cisternas da Basílica

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

Dia 2

O segundo dia do roteiro em Istambul também começa no centro histórico de Sultanahmet, visitando duas grandes atrações que não foram vistas no dia anterior, pois demandam um tempo maior para a visitação.

A primeira delas é o Palácio Topkapi, um imenso e belo palácio que por séculos serviu como residência para os sultões. Atualmente é um grande museu que expõe objetos como louças de porcelana chinesa, jóias do tesouro imperial, vestimentas oficiais, carruagens, armas, entre outros. O Palácio possui três pátios com jardins arborizados e o último deles proporciona uma bela vista panorâmica para o Estreito de Bósforo.

Outra área do Topkapi que pode e deve ser visitada, pagando um ingresso à parte, é o Harém do Palácio,  local que servia como residência para a família imperial, onde o Sultão podia ficar mais à vontade com suas esposas e suas concubinas.

Bem próximo ao Palácio, com acesso por uma rua localizada no primeiro pátio, estão os Museus Arqueológicos de Istambul, um complexo que abriga três diferentes museus que se encontram em edifícios históricos localizados no mesmo terreno: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado.

Após visitar o palácio e os museus, almoce pela região (veja algumas opções no post “Onde Comer em Istambul: Dicas de Restaurantes“) e reserve o resto do dia para se aventurar pelos corredores e lojas do Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas. Para chegar ao bazar você pode fazer uma caminhada de aproximadamente 15/20 minutos ou pegar o tram na estação Sultanahmet, saltando na estação Beyazit. O Bazar fecha as 19:00h, então quanto mais cedo você chegar, mais tempo terá para explorar sua variedade de produtos e fazer umas comprinhas.

Leia mais informações sobre as atrações do segundo dia nos posts:
Istambul: As atrações do centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar de Istambul e o Bazar de Especiarias

Primeiro portão do Palácio Topkapi
Interior do Museu Arqueológico de Istambul
Grande Bazar

Compre de forma antecipada passeios e ingressos para as atrações mencionadas nos dois primeiros dias do roteiro:
Ônibus turístico de Istambul
Tour completo por Istambul em 2 dias
Santa Sofia: Excursão Guiada com Ingresso Sem Fila
Excursão Guiada s/ Fila na Cisterna da Basílica
Palácio de Topkapi e Harém: Excursão Guiada com Ingresso

Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia

Dia 3

O terceiro dia do roteiro em Istambul começa com um passeio bairro Eminönü, às margens do Corno de Ouro. Para chegar na região, é possível ir a pé, dependendo de onde você estiver hospedado, ou então pegar o tram até a estação que leva o nome do bairro.

Bem próximo à estação do tram e quase em frente à Ponte de Gálata está o Bazar de Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio, outro grande mercado coberto no estilo do Grande Bazar, mas em proporções muito inferiores, já que possui apenas 2 corredores e cerca de 100 lojas. Entre os produtos vendidos, dominam os temperos, condimentos e doces turcos, que deixam o ambiente bem colorido e com um cheiro muito agradável de especiarias. Em frente ao bazar está a Mesquita Nova, uma mesquita pequena, porém muito bonita.

Outra mesquita que pode ser visitada em seguida, acessada por uma rápida caminhada de 10 minutos, é a Mesquita de Süleymaniye, localizada no alto de uma colina e facilmente visível de várias partes da cidade, devido à sua imponência.

Voltando para a parte baixa do bairro, você pode almoçar e visitar a Ponte de Gálata até aproximar-se do horário de fazer um Cruzeiro pelo Bósforo. Há várias empresas que oferecem este serviço, mas uma ótima opção é o Short Bosphorus Cruise oferecido pela companhia Sehir Hatlari, cujo terminal bem próximo à ponte. O passeio inicia-se às 14:30 e tem duração de 2 horas. Acontece todos os dias, exceto no inverno quando ocorre apenas aos finais de semana. É bom chegar com pelo menos meia hora de antecedência para comprar o ingresso e pegar um bom lugar no grande barco.

Ao voltar do passeio você pode atravessar a Ponte de Gálata e subir até a Torre de Gálata para curtir a vista panorâmica de seu mirante, principalmente na hora do por do sol. Outra opção é deixar para visitar a torre na tarde do dia seguinte.

Veja mais detalhes sobre os passeios do terceiro dia nos posts:
Grande Bazar de Istambul e o Bazar de Especiarias
Istambul: Um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Temperos no Bazar de Especiarias
Barcos em Eminönü e a Mesquita Suleymaniye

Opções de passeio pelo Bósforo que você pode reservar de forma antecipada com os parceiros do blog:
Cruzeiro pelo Bósforo + Mesquita Azul + Santa Sofia
Cruzeiro pelo Bósforo ao entardecer
Cruzeiro noturno com jantar e espetáculo
Cruzeiro ao Pôr do Sol em Iate de Luxo
Cruzeiro pelo Bósforo com Jantar e Entretenimento

Estreito de Bósforo

Dia 4

O quarto e último dia do roteiro em Istambul é dedicado às atrações do bairro Beyoglu e também às compras.

A primeira parada do dia é no Palácio de Dolmabahce, um dos edifícios mais belos da cidade, que possui  285 quartos e 43 salas e cuja fachada se estende por 600 metros às margens do Estreito de Bósforo.As visitas são conduzidas por pequenos grupos guiados e iniciam-se às 9:00h, exceto segundas e quintas, dias em que o palácio não abre para visitação. Quanto mais cedo você chegar, menos fila vai encontrar. O palácio encontra-se bem próximo da estação de tram a estação Kabataş, a última da linha T1.

Durante o passeio é possível visitar vários ambientes do palácio, incluindo dormitórios, salas e um incrível salão de festas, tudo com muito luxo e objetos de decoração valiosos. Outro setor que também pode ser visto é o Harém do Palácio, local onde ficavam os apartamentos do sultão, de sua mãe e de suas esposas. O ingresso do Harém é pago à parte, mas é possível combina-lo com ingresso do Palácio para obter desconto. Clique aqui para ver uma opção de ingresso antecipado.

Voltando à estação Kabataş, pegue o trem funicular para subir até a estação Taksim. É lá que está a Praça Taksim, um importante marco da cidade, que serve como ponto de referência e local de transição entre várias linhas do transporte público, como ônibus, metrôs, funicular e tram.

É na Taksim que incia-se a Avenida Istiklal, um dos melhores exemplos da Istambul moderna. Esta avenida é um grande calçadão, com aproximadamente 1,5 km de extensão, que liga a praça Taksim à praça Tünel. Ao longo da avenida é possível encontrar dezenas de lojas, restaurantes, cafés, casas de câmbio e muitos outros tipos de estabelecimentos. Caminhe pela Istiklal sem pressa e curta todo seu agito, observando a movimentação de turistas e locais neste verdadeiro formigueiro humano. No final dela, próxmo à praça Tünel, está a Torre de Gálata, que pode ser visitada, caso você não tenha ido no dia anterior.

Aproveitar o resto do dia para fazer compras. A Istiklal é um ótimo local, já que possui dezenas de lojas interessantes. Mas se você quiser, também pode voltar para o Grande Bazar ou então visitar um dos vários grandes shopping que a cidade possui. Se não quiser ficar na função de compras, escolha seu lugar favorito da cidade para curtir os últimos momentos em Istambul, como a Ponte de Gálata ou a Praça de Sultanahmet.

Leia mais sobre as atrações do quarto dia nos posts:
Istambul: O Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Compras em Istambul: dicas de bazares, shoppings e outlets

Palácio Dolmabahce e o Estreito de Bósforo
Avenida Istiklal
Ponte de Gálata

Onde ir à noite?

Se você quiser passear à noite, um dos locais mais recomendados é a avenida Istiklal. As lojas ficam abertas até tarde, há diversas opções de restaurantes e muitos bares e pubs se transformam em baladinhas que animam as noites da cidade.

Outra boa opção são os diversos restaurantes descolados que também transformam-se em baladas, com o Istambul 360 ou o Reina, um dos mais famosos, que fica às margens do Bósforo, com uma bela vista panorâmica para a Ponte do Bósforo. Veja mais detalhes sobre ambos no final do post “Onde Comer em Istambul: Dicas de Restaurantes“.

Você também pode assistir a shows de danças típicas, alguns deles acompanhados de jantar:
Espetáculo de música e dança tradicional
Espetáculo dos Dervixes Rodopiantes
Espetáculo de dança do ventre com jantar

Roteiro de 3 dias em Istambul

Se você tiver apenas 3 dias para visitar Istambul, elimine algumas atrações deste roteiro de 4 dias e concentre-se nos locais mais importantes e bonitos da cidade, visitando-os num ritmo mais acelerado.

Dia 1 – Basílica de Santa Sofia, Cisternas da Basília, Mesquita Azul e Grande Bazar.
Dia 2 – Palácio Topkapi, Cruzeiro pelo Bósforo, Bazar de Especiarias.
Dia 3 – Palácio Dolmabahce, avenida Istiklal, Torre de Gálata e Ponte de Gálata.

Roteiro de 5 dias ou mais em Istambul

Istambul é uma cidade enorme, com atrações para mais de uma semana. Este roteiro de 4 dias proposto no blog abrange as principais atrações turísticas da cidade, mas você pode complementá-lo com diversas outros passeios, como por exemplo: visitar o bairro Ortaköy, passear no lado asiático da cidade, fazer um passeio de barco até a Ilha de Leandro, passar um dia nas Ilhas do Princípe, conhecer a igreja São Salvador em Chora (Museu Kariye) e as muralhas da antiga Constantinopla, visitar o Museu de Arte Moderna de Istambul e também o Museu Militar, conhecer a Mesquita Rustem Pasha e outras mesquitas da cidade, entre outras opções.

Por do sol em Istambul

Para finalizar, veja no mapa a localização de todas as atrações do roteiro de 4 dias em Istambul.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:

Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia

Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)

Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio

Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português

Vôo de Balão na Capadócia

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Istambul.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá, Diego! Muito obrigado, de pronto, pelo excelente cuidado nas descrições e nos procedimentos! Gostaria de lhe pedir informações de receptivo em português ou espanhol, bem como o link da matéria que publicou sobre o transfer aeroporto-hotel-aeroporto. Muito obrigado e grande abraço.

  • Oi Diego,
    estamos indo para istambul em meados de abril. Gostaria de saber se existe interesse turistico no lado asiatico? E o que seria ?
    Muito obrigado
    Augusto

    • Oi Augusto, muito obrigado. Sabe que eu não cheguei a visitar o lado asiático, mas creio que haja coisas interessantes sim. Você pode pegar barcos do lado europeu que cruzam o Bósforo e agora também há uma linha de metrô que passa de um lado para o outro. Abs!

  • Oi, Diego! Eu e meu marido acabamos de voltar das nossas férias na Turquia, foi incrível! E suas dicas de Istambul foram fundamentais! Obrigada ;)

  • Olá Diego!! Vou à Istambul em meados de março de 2015. Os ingressos para as atrações vc comprou lá mesmo?? Enfrentou filas nas bilheterias? E de Istambul para a Capadócia, vc foi de avião? Não suporto ficar horas dentro de um ônibus. Uma agência aqui no Brasil me ofereceu um tour que sai de Istambul vai para Kusadasi de avião (onde faria o passeio para Éfeso), até aí tudo bem. Depois, seguiria de ônibus até a Capadócia passando por Pamukkale e pernoitando em Konya. Achei muito cansativo, além de ficar muito caro (em torno de R$5.500,00 para o casal, fora o avião de Ankara para Istambul, na volta). O que vc acha? Como vc chegou até a Capadócia? Obrigada pela atenção. Rita.

      • Obrigada, Diego. Como minha viagem será em março, baixa temporada, também deixarei para comprar os ingressos lá mesmo. Valeu pelas dicas da Capadócia, realmente é melhor ir de avião. Vc comprou sua passagem Istambul-Capadócia daqui do Brasil mesmo, pelo site da Turkish?

          • Olá Diego! Uma agência de viagens me ofereceu um passeio de 01 dia inteiro por Istambul com guia para conhecer as principais atrações. Achei bem caro, pois é em Euro. Eles disseram que há filas e vc não entende nada dos pontos turísticos sem um guia. O que vc me diz? Conseguiu conhecer a história contada nos museus, na basílica, e etc. sem guia?

          • Oi Rita, eu acabei descobrindo a historia dos locais lembro um guia de viagem que levei junto. Mas realmente, se você visitar por conta própria, vai achar tudo bonito, mas não vai entender o significado das coisas. Um passeio com um guia acaba sendo bem mais informativo e educativo. Depois me diga o que decidiu e se gostou, boa viagem!

  • Oi Diego,
    Gostaria de agradecer sua generosidade em compartilhar com a gente sua viagem à Turquia. Fiz uma viagem maravilhosa em outubro para Grécia e Turquia e suas informações aqui no blog foram valiosas prá eu montar meu roteiro Istambul/Capadócia.
    Um abraço!

  • ola diego gostaria muito de ir ah turquia mas nao sei muito sobre la minha duvida e a seguinte e melhor eu organizar toda a viajem por conta propia ou atraves de uma agencia de turismo e se fica muito longe e caro sair de instambul a capadocia obrigado

    • Oi Fábio, eu fiz tudo por conta própria e foi tranquilo. O que você pode fazer é simular preço de passagem e hoteis em casa e depois compara-los com a agência de viagens. De Istambul para Capadócia você pode ir de avião (1 hora) ou de ônibus (umas 9 horas). Um abraço!

  • Ola Diego, td bem?
    adorei o seu poste e vou seguir a risca...qual foi o lugar q vc ficou? Estava vendo umas opcoes q vc falou mas axei um pouco carro..quanto ficou a sua diaria?
    Obrigada e fico aguardando!
    Carla

  • Olá! Excelente o seu site! Meus pais querem fazer uma viagem de 10 dias, incluindo Istambul e Capadócia. Acontece que eles não falam inglês e eu gostaria de uma indicação de receptivo e, se possível, guias locais que falassem português ou espanhol, especificamente em Istambul, já que, para a Capadócia, vi sua indicação do Sercan. Aguardo, ansiosa. Muito obrigada!

  • Boa noite,
    Diego.
    Gostei mt de seu roteiro.
    Estou chegando em Istambul final de agosto e fico, entre chegada e partida 5 dias.
    Tenho um problema rs problemao nao falo Inglês, e fiquei sabendo que a mt golpes de taxista e garçons contra turista,(cobrar um valor maior).
    Minha pergunta é. melhor comprar passeios no brasil e translado ou terei sorte com o portunhol.
    Deste já obrigado

    • Ralph, eu contratei meu transfer aeroporto-hotel-aeroporto com antecedência, no post sobre o aeroporto de Istambul escrevi mais detalhes. E os deslocamentos para passear eu pegava o táxi na hora mesmo. Abs!

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019