Um pedacinho da Europa no Sul do Brasil. É assim que podemos definir Gramado, um dos principais destinos turísticos do nosso país fora do litoral. A cidade, junto com sua vizinha Canela, recebe muitos turistas o ano inteiro e oferece atrações que atendem a todos os públicos, de casais em busca de uma viagem romântica a famílias com crianças em busca de lazer e diversão. Há muito o que ver e fazer por lá, como atividades ao ar livre, museus, parques temáticos, uma boa oferta gastronômica sem falar nos famosos chocolates caseiros.
Veja neste post uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela, um guia completo para você visitar as principais atrações turísticas da região.
(atualizado em julho de 2021)
Este artigo faz parte de uma série de dicas de Gramado e Canela
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região
Veja também outros roteiros para suas viagens:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 5 dias em Florianópolis
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Santiago
COMO CHEGAR
As cidades de Gramado e Canela estão localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, a pouco mais de 100 km da capital Porto Alegre. Quem vai de avião precisa ir até a capital gaúcha ou então ao aeroporto de Caxias do Sul, a 66 km de Gramado, e depois seguir de ônibus ou carro até a cidade.
Quem vai de carro encontra várias opções de trajeto, entre eles a Rota do Sol, estrada que liga o litoral norte do RS à região serrana e que possui alguns mirantes na beira da estrada com uma bela vista panorâmica. Já para quem opta pelo ônibus, a rodoviária de Gramado possui linhas que a ligam a outros municípios gaúchos e também a cidades em outros estados, mas, dependendo da sua cidade de origem, pode ser necessário ir até Porto Alegre para depois pegar um segundo ônibus.
Veja mais detalhes sobre como chegar em Gramado de carro, avião ou ônibus no post “Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol“.
ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos aeroporto de Porto Alegre e Caxias do Sul ou diretamente em Gramado, recomendo o portal RentCars.com, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.
Clique aqui para ver as opções de aluguel de carro em Porto Alegre, aqui para pesquisar no aeroporto de Caxias do Sul ou neste outro link para ver pesquisar o aluguel de carro diretamente em Gramado.
SEGURO VIAGEM
Caso queira adquirir um seguro de viagem nacional para visitar Gramado, ou seguro viagem para qualquer outro destino nacional ou internacional, aproveite a parceria do blog com a SegurosPromo.
Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
ONDE FICAR
Em relação à hospedagem, há diversas opções disponíveis tanto em Gramado quanto em Canela, de pousadas mais simples a resorts de montanha mais sofisticados, em várias faixas de preço e agradando a todos os públicos, como casais, grupos de amigos ou famílias com crianças.
O centrinho de Gramado é um dos melhores locais para se hospedar, pois lá você vai estar próximo de alguns pontos turísticos e principalmente da zona comercial e gastronômica da cidade, podendo sair a pé com tranquilidade dia e noite para visitar atrações, lojas e restaurantes.
Já fiquei hospedado no hotel Casa da Montanha, que fica na principal avenida do Centrinho, e tive uma experiência inesquecível. Os detalhes da hospedagem podem ser lidos neste post do blog. Outro hotel que também já fiquei por lá é o Wish Serrano, cujo relato da estadia pode ser visto neste outro post. Ele possui uma estrutura bem completa e se encontra a poucos metros dos restaurantes e atrações do centrinho de Gramado.
Encontre a melhor opção para a sua hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.
COMO CIRCULAR
A melhor forma de se deslocar pelas cidades para conhecer as atrações turísticas é de carro, por isso indiquei o aluguel de carro pelo RentCars.com no início do post, para caso você não esteja com o seu veículo próprio. É muito fácil dirigir por lá, as vias são bem sinalizadas e as atrações turísticas são próximas umas das outras.
As principais vias de Gramado e Canela possuem cobrança de zona azul diariamente, das 8h45 às 18h45. A cobrança é fracionada e os valores variam de R$ 0,65 (20 min) a R$ 6,20 (3 horas). A compra dos créditos pode ser feita pelo celular com o aplicativo “Digipare”, em parquímetros nas ruas, em pontos de venda fixos ou ainda com os monitores do sistema.
Na minha viagem mais recente a Gramado descobri que o Uber já está disponível na região, mas não cheguei a testar o serviço, pois eu estava de carro, por isso não posso opinar sobre como são as tarifas e a disponibilidade de veículos na região.
O transporte urbano também pode ser uma opção de transporte em Gramado e Canela, com as linhas municipais regulares, assim como o serviço de agências de turismo local. Há ainda os ônibus turísticos, como o Bus Tour, que fica circulando entre uma atração e outra.
ROTEIRO DE 3 DIAS EM GRAMADO E CANELA
A seguir apresento uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela com base no que coloquei em prática nas minhas viagens à Serra Gaúcha.
Mesmo que você fique menos ou mais dias na cidade, pode utilizar as dicas de cada dia como base para montar o seu próprio roteiro.
Ao final você encontra um mapa das atrações e também outras sugestões de passeios.
DIA 1 – GRAMADO
- Centrinho de Gramado
- Av. Borges de Medeiros
- Rua Coberta
- Igreja Matriz São Pedro
- Mundo de Chocolate
- Hard Rock Café Gramado
- Rua Torta de Gramado
- Praça das Etnias e Rótula das Bandeiras
- Lago Joaquina Rita
- Mini Mundo
- Lago Negro
A sugestão para o primeiro dia é passear a pé e sem pressa pelo centrinho de Gramado, para visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O ponto de partida pode ser a Praça Major Nicoletti, onde fica o Centro de Informações Turísticas, um bom local para pegar mapas turísticos da região e dicas de última hora.
A praça fica na Av. Borges de Medeiros, uma das principais avenidas da cidade, com várias lojinhas, centros comerciais, cafés, casas de chocolate e restaurantes. As calçadas são largas e você vai encontrar com frequência os termômetros típicos de Gramado com relógio de ponteiro, que ficam congestionados para fotos principalmente nos dias em que a temperatura está bem baixa.
Entre as principais atrações turísticas do centrinho de Gramado, todas bem próximas umas das outras, estão a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz São Pedro, a Fonte dos Desejos e a Rua Torta.
Há vários restaurantes na região central de Gramado, para todos os gostos. Um que eu gostei bastante e recomendo é o Josephina, que fica na rua ao lado da igreja. Veja outras sugestões de onde comer na região, seja de dia ou à noite, no post “Dicas de restaurantes e chocolates em Gramado e Canela“.
Ao sair da Igreja Matriz São Pedro, vire para a direita e caminhe cerca de 150 metros para conhecer o Mundo de Chocolate da Lugano. Continue a caminhada por mais 300 metros para chegar à Rua Torta de Gramado (rua Emílio Sorgetz) e à Praça das Etnias.
Ali perto fica o famoso restaurante Hard Rock Café, que recém abriu uma filial em Gramado. As refeições são bem caras, mas você pode passar no local apenas para conhecer, se quiser. Veja mais detalhes no post “Hard Rock Café Gramado: restaurante e museu do rock“.
Um pouco mais adiante fica a Rótula das Bandeiras, onde há uma grande estátua do Kikito, e bem próximo a ela fica o pequeno e agradável Lago Joaquina Rita, que costuma ser o palco de shows e apresentações especiais na época do Natal. Você pode ir até lá o lago pé ou então de carro.
Numa rua próxima ao lago fica a atração Mini Mundo, uma pequena cidade em miniatura, com a reprodução reduzida de vários castelos, palácios, estações de trem e outras construções. É um bom local para levar as crianças, mas que pode ser sem graça se você não estiver viajando com filhos.
O dia pode terminar no Lago Negro, que fica um pouco mais afastado do centrinho de Gramado e é um excelente local para relaxar e curtir o final de tarde. É possível andar de pedalinho no lago ou então caminhar ao seu redor e sentar num banco para curtir a natureza e a tranquilidade do local.
Veja mais fotos e informações sobre estes locais do primeiro dia no post “Um passeio no centrinho de Gramado: as principais atrações turísticas“.
À noite, você pode passear novamente pelo centrinho de Gramado para ver os monumentos iluminados e curtir o agito da Rua Coberta. Entre as sugestões de restaurante está o Casa Aveiro, que pertence à família do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que pode ser visto em detalhes neste post do blog, ou a clássico restaurante italiano Cantina Pastasciutta.
Já reservou o seu hotel em Gramado ou Canela?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região
DIA 2 – CANELA
- Mirante do Belvedere
- Mundo a Vapor
- Parque do Caracol / Cascata do Caracol
- Bondinhos Aéreos Parques da Serra
- Skyglass Canela (novidade!)
- Museu do Automóvel de Canela
- Alpen Park
- Centrinho de Canela
- Catedral de Pedra
- Museu de Cera Dreamland
O segundo dia deste roteiro é dedicado principalmente às atrações de Canela. Se você estiver hospedado em Gramado vai precisar pegar a Avenida das Hortênsias para chegar lá. Logo no início da avenida você pode fazer uma parada rápida no Mirante do Belvedere para fotografar a vista panorâmica do vale.
Ao longo da Av. das Hortênsias há diversas atrações turísticas. Uma das mais conhecidas no caminho a Canela é o Mundo a Vapor, um pequeno parque temático que expõe miniaturas de diversas máquinas movidas à vapor, incluindo a menor fábrica de papel do mundo.
Em Canela, o primeiro destino é a Cascata do Caracol. Há duas formas de vê-la: a partir do Parque do Caracol, que é a forma mais econômica e tradicional; ou a partir dos Bondinhos Aéreos Parque da Serra, uma atração inaugurada recentemente que é um pouco mais cara, mas que permite ver a cascata de um outro ângulo. A cascata é tão bonita que você pode até visitar os dois locais, para fotografá-la de diferentes ângulos.
Veja mais detalhes destes locais no post “Cascata Caracol em Canela: Bondinhos Aéreos e o Parque do Caracol“.
Um pouco mais adiante na mesma estrada que leva ao Parque do Caracol e aos bondinhos fica a mais nova atração da região que pode ser visitada em sequencia, o Skyglass Canela, uma grande plataforma de vidro que serve de mirante para o Vale da Ferradura. Na mesma estrutura do mirante, abaixo da plataforma de vidro, fica o brinquedo Abusado, com cadeirinhas suspensas que percorrem toda a borda da estrutura, deixando você literalmente flutuando sobre o vale. Não visitei o local ainda, mas você pode conferir fotos e vídeos no Instagram @skyglasscanela para pegar mais informações.
Depois da cascata e/ou do Skyglass você pode atravessar a cidade para conhecer o Alpen Park, um pequeno parque de diversões com direito a montanha-russa, tirolesas, trenó de montanha, cinema 4D, arvorismo, quadriciclos, mirante com vista para o vale, entre outros atrativos. O estacionamento é pago, mas a entrada no local é gratuita. Você só paga se quiser brincar nas atrações do parque.
No caminho você passará pelo Museu do Automóvel de Canela, que pode ser uma opção de parada, caso tenha interesse em ver carros antigos e clássicos.
O passeio continua no centrinho de Canela, onde você pode fazer uma caminhada tranquila para visitar o comércio da região e também para visitar a imponente Catedral de Pedra, um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha. Uma sugestão para o almoço pode ser o Empório Canela, que fica a poucos metros da igreja.
Veja mais detalhes sobre o que ver e fazer em Canela no post “O que ver em Canela: os principais pontos turísticos“.
No período da tarde, no retorno para Gramado, você pode aproveitar para visitar algumas das atrações que se encontram ao longo da Av. das Hortênsias. Há várias opções, como o Museu de Cera Dreamland, o Museu da Harley, o Museu da Moda, o Super Carros, o Reino do Chocolate, a Aldeia do Papai Noel, entre outras atrações, vai depender do seu grau de interesse por cada uma delas.
Destas atrações mencionadas, eu conheci o Museu de Cera Dreamland e mostro os detalhes da visita no post “Dreamland, o Museu de Cera de Gramado e o Museu da Harley‘.
Caso queira visitar todas ou muitas delas e não tenha tempo suficiente nesta tarde, pode deixar algumas para o dia seguinte ou quem sabe até colocar alguma delas no início do dia primeiro da do roteiro.
À noite, a sugestão é comer uma sequência de fondue em alguma das várias casas de fondue de Gramado.
Novidade!
Você po
Alugue um carro para visitar Gramado no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva
DIA 3 – GRAMADO
- Gramado Zoo
- Pórtico de Gramado (entrada Taquaras)
- Le Jardin Parque de Lavanda
- Pórtico de Gramado (entrada Nova Petrópolis)
- Vinícola Ravanello
- Snowland – parque da neve
A dica para o terceiro dia é visitar atrações mais distantes do centrinho de Gramado, começando pelo zoológico, passando pela vinícola (caso você tenha interesse por vinhos) e curtindo o resto do dia no parque da neve.
A Gramado Zoo é o único zoológico do país dedicado apenas a animais que pertencem à fauna brasileira, como araras, tucanos, papagaios, onça-pintada, puma, macaco-prego, anta, jacaré, entre outros bichos. Ele encontra-se a cerca de 7 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-115.
Veja mais detalhes no post “Gramado Zoo, o Zoológico com Animais da Fauna Brasileira“
No retorno do zoológico para a cidade você pode aproveitar para bater uma foto no Pórtico da entrada via Taquaras e também visitar o Le Jardin Parque de Lavanda.
Se você gosta de vinhos pode visitar Vinícola Ravanello, uma pequena empresa familiar que oferece aos turistas uma visita guiada pela propriedade e pela produção, incluindo a degustação de três diferentes vinhos. A vinícola fica a cerca de 6,5 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-235, em frente ao Snowland.
Leia o relato da visita no post “Vinícola Ravanello em Gramado: visita e degustação de vinhos“.
É na estrada que leva à vinícola que se encontra o Pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o pórtico mais tradicional de Gramado, cuja imagem encontra-se no início deste roteiro.
Para o resto do dia você pode se divertir no Snowland, um parque de neve indoor considerado umas das principais atrações turísticas de Gramado. O local possui uma grande estrutura, com lojas, cafés, restaurante e várias atrações para brincar, entre elas uma pista de patinação no gelo e uma montanha de neve artificial, onde é possível esquiar e praticar snowboard. Veja mais detalhes sobre tudo que você pode fazer lá, como chegar e quanto custa, no site do parque.
Para a noite do terceiro dia, se sobrar disposição, você pode ir novamente até o centrinho de Canela para ver a iluminação especial na Catedral de Pedra e aproveitar para jantar em algum restaurante nos arredores da igreja.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)
ROTEIRO COM CRIANÇAS
Gramado e Canela possuem diversas atrações voltadas ao público infantil. Algumas delas estão sugeridas neste roteiro, mas há outras que você pode considerar acrescentar ao longo da programação.
Descubra todas possibilidades no post “Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos“
CHOCOLATES
Independente do dia ou horário, você não pode deixar de visitar as lojinhas de chocolate caseiro, que estão espalhadas por todos os cantos de Gramado e Canela, e provar um delicioso chocolate quente. Algumas empresas possuem a fábrica aberta para visitação. Veja algumas sugestões no final deste post.
SUGESTÕES DE HOTÉIS
Se você ainda não reservou o seu hotel na região, aqui vão algumas dicas:
Entre os hotéis preferidos dos leitores do blog em Gramado estão o Hotel Sky, o Bavaria Sport Hotel, o Olidal Pousada da Serra, além do resort Wish Serrano e dos hotéis Prodigy Gramado e Le Château.
Já em Canela, as principais escolhas são o Vila Suzana Parque Hotel, a Pousada Doce Canela, a Pousada Charm Canela e o hotel Laghetto Vivace Canela.
Se você vai viajar com crianças, o Hotel Alpestre, o Hotel Laghetto, o Hotel Rita Höppner e o Hotel Casa da Montanha são boas sugestões.
Veja outras opções de hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.
MAPA
Para finalizar este roteiro em Gramado e Canela, veja a seguir um mapa com a localização de todas as atrações turísticas citadas neste texto. Você pode se basear neste mapa para montar o seu próprio roteiro, identificando quais locais do seu interesse estão localizados próximos um do outro, otimizando seus deslocamentos.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts de Gramado e Canela publicados no blog:
– Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
– Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
– Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos
Hospedagem:
– Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
– Hotel Casa da Montanha
– Serrano Resort e SPA
Passeios e Atrações:
– Gramado: as principais atrações turísticas
– Canela: os principais pontos turísticos
– Cascata Caracol, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos
– Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley
– Vinícola Ravanello
– Zoológico Gramado Zoo
Restaurantes:
– Dicas de restaurantes em Gramado e Canela
– Restaurante português Casa Aveiro
– Hard Rock Café Gramado
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Gramado, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Gramado e Canela no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Em breve você poderá comprar de forma antecipada ingressos, passeios, transfers de aeroporto e atividades gastronômicas na Serra Gaúcha com parceiros do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Diego, meus parabéns, encontrei informações maravilhosas por aqui, virei fã! Obrigada pela disposição de apresentar tudo com muita facilidade. Abraços!
Muito obrigado Monike!
Hola Diego.
Adorei as dicas de Gramado, ja que tenho tudo programado para esse dezembro de 2017.
Sao tres dias para fazer Gramado e Canela de Carro.
O que gostaria de sua ajuda, seria que no ultimo dia temos atraçoes ate tarde.E nos diriguimos a Bombinhas. Gostaria de uma recomendaçao entre as duas para passar a noite, e um dia. Para mi mama seria uma viagem muito cansativa indo direto. Ja que nossa reserva em Bombinhas é ate as 22hs.
desde ja agradeço.
Saludos Rachel
Erica, as cidades, como você mesmo disse, são quase uma só. Então você pode escolher apenas uma delas para ficar.
Ou então pode ficar um pouco em casa, escolhendo diferentes tipos de hospedagem para ter experiências diferentes.
Mas sinceramente, 11 dias na região é muita coisa! Você pode reservar uns dias para conhecer as cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, região de vinícolas.
Boa viagem!
Post perfeito! Muito obrigada pela gentileza em dividir conosco!
Obrigado pelo comentário!
Oi Patrícia, é sim… Gramado é um destino para o ano inteiro. Abs!
Parabéns pelo blog. Iremos em setembro e seguirei seu roteiro.
Obrigado Denise, boa viagem!
Oi Ross, muito obrigado. Um abraço!
Faltou na sua lista nossos passeios de helicóptero.
Olá Diego, estou amando as suas dicas pra Gramado, pois vou pra lá agora em março. Vi seu post de 3 dias em Gramado e estou montando o meu roteiro TB, minha dúvida é: consigo fazer os passeios no centro numa tarde? Consigo ir no parque do caracol numa manhã, na Volta visitar o dreamland e demais museu? Pois quero muito visitar as vinícolas em Bento Gonçalves na Maria Fumaça e esse passeio leva o Dia inteiro e meus dias serão só 3 e meio.
Oi Kelma, você consegue passear pelo centro numa tarde sim… e também consegue visitar o Caracol de manhã e os outros museus à tarde. Um abraço e boa viagem!
Oiiiie Diego, adorei as dicas sobre Gramado!
Vou com meu filho de 11 anos e sem carro. Minha dúvida, tem como me locomover bem sem dificuldades via transporte público? Já tenho meu roteirinho pré programado:
Conhecer o snowland, parque mini mundo, lago negro, uns 3 restaurantes, casas de chocolate, belvedere e se possível um passeio na maria fumaça.
Td isso em 3 dias. esses lugares ficam proximos para ir a pé de um p o outro ou transporte público??
Mais uma dúvida…qual a melhor época do ano p ir, ou seja baixa temporada precos mais acessíveis??
OBS: restaurantes são tds no centro, assim como as chocolaterias p ficar fácil 🙂
Oi Ana, destes locais, apenas o Snowland fica mais afastado. Fora isso, muitos você vai poder visitar a pé, precisando do transporte em poucos momentos. Como não andei de ônibus por lá, fica difícil eu te passar um relato mais preciso sobre a facilidade ou não de se locomover com transporte público. Depois deixe seu relato aqui no blog, um abraço e boa viagem!
Adorei as dicas do destino Gramado e Canela, estou indo a Gramado em maio e pelos comentários devo preparar o bolso para os preços altos. Só tenho uma duvida se o passeio no Snowland dura o dia todo, caso contrario já vou programando outro passeio para o resto do dia. Fui no museu de cera em Foz do Iguaçu (a mesma rede DreamLand de Gramado) e achei uma atração cara pelo que oferecem.
Ótimo site para viajantes parabéns!
Oi Rogeria, obrigado pelo comentário. Se você for cedo pro Snowland, acho que consegue visitar o parque em meio período. Vai depender da sua animação pra ficar brincando nas atrações do parque. Boa viagem, um abraço!
Oi André, as dicas de passeio você encontra nesta mesma página, na minha sugestão de roteiro pela região. As dicas de restaurantes estão neste outro link:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/08/restaurantes-gramado-canela.html
Boa viagem!
Olá vou entre o dia 08 e 14 fevereiro próximo , queria saber compensa fechar passeios e translados ou alugar carro para fazer passeios por conta? Achei muito caro os passeios(alguma entradas) teria dicas de quem comprar ou algo do tipo?
André, eu fiz tudo de carro e achei tranquilo, facilita muito nos deslocamentos. Os ingressos você pode comprar na hora, na atração que deseja visitar. Abs!
Obrigado por responder, mas meu cunhado se antecipou a nós e fechou com uma empresa, translado in-out , passeio bustour , jantar gaucho , jantar suiço, passeio maria fumaça almoço viniculas e degustação vinhos, snowland, e mais alguma coisa…por 680,00 por pessoa a vistas tudo isso…caro mas barato pelo que foi…
Obrigado pelo retorno.
Oi Eunice, você consegue comprar os ingressos lá na hora se quiser. Ao comprar on line, vai evitar possíveis filas. Um abraço!
oi Diego, gostei muito do post, estou pretendendo ir para gramado no final de maio para o começo de junlho queria saber se nesse período é frio!
Oi Cliciana, é bem provável que nesta época ja esteja friozinho sim, pois é quase início de inverno. Abs!
Boa tarde Diego, estou chegando em Gramado amanhã, pode me tirar algumas duvidas?
Consegui reservar a pousada por 3 dias, pois era o que tinha disponível, é fácil conseguir outra hospedagem por lá na hora ou cidade próxima?
com relação ao frio, sabe dizer como está lá nessa época?
Que outra cidade próxima vc aconselha pra visitar, já que ficarei no total de 7 dias no Sul?
Julio, você consegue achar hospedagem lá sim, há tantas opções que isso não será um problema. Sobre o frio, não sei te dizer, recomendo pesquisar em algum site de previsão do tempo. Você pode aproveitar para visitar Caxias do Sul, que não é tão longe de Gramado. Boa viagem!
Olá Diego, Parabéns pelo Blog, Gostaria de saber como é a Gramado no fim de abril, se é quente, ou se já está esfriando?! Agradeço desde já…
Oi Amanda, difícil responder perguntas sobre o tempo, mas acho que fim de abril ainda não está tão frio. Abs!
bom dia,e possível fazer um pacote em gramado e canela?para conhecer bem,quantos dias ficar em canela e gramado,qual dos dois tem mais atrações.vou com duas crianças,sou de sp.quero fazr um pacote pela cvc,qual a sua dica?
Amanda, Gramado e Canela é como se fossem um único destino, são cidades vizinhas. Ficando em Gramado, você vai acabar visitando as atrações de Canela e vice-versa. Você certamente vai encontrar algum pacote legal na CVC para visita-las. Abs!
Boa noite
No próximo Outubro vou visitar a serra catarinense e um pouco do estado do Rio grande do Sul (Gramado e Canela), como português nada conheço.
Como vou sair de Florianópolis se alguém me puder ajudar a indicar pontos interessantes e hotéis onde ficar, agradecia.
Um abraço de Lisboa…Portugal.
Oi Fernando, aqui no blog tenho dezenas de posts com dicas de Florianópolis e também da Serra Catarinense.
Recomendo que você entre neste link que vou te passar abaixo, é um índice com todo o conteúdo publicado sobre Santa Catarina. Leia as dicas de Florianópolis e também da Serra Catarinense, há uma sugestão de roteiro para conhecer cada cidade e também sugestão de hotéis em Urubici, munícipio da serra que vale a pena ficar hospedado.
As dicas estão a partir desta pagina: http://www.meusroteirosdeviagem.com/floripa-e-sc
Qualquer dúvida deixe novos comentários. Um abraço!
Olá. Estou pensando em passar minha lua de mel em gramado e canela. Gostaria de saber se é uma boa idéia ir para lá em setembro e se existem restaurantes bons e baratos no local.
Obrigada
Oi Jaqueline, é uma boa época sim e você encontra restaurantes baratos na região. Abs!
Adorei as dicas. Vou para gramado em outubro/2015 com meu pai. Ele e idoso gostaria se saber a duração de passeios e a melhor forma de visitar se de carro ou ônibus…. Podemos fazer mais de um passeio por vez? Algum lugar q e come por quilo? Grata
Oi Andréia, visitar as atrações de carro facilita muito. Em relação a duração, depende muito de passeio para passeio, difícil responder assim. Vou ficar te devendo a dica de restaurante a kg. Boa viagem!
Diego, parabéns pelo blog. Sou de Minas Gerais e estarei indo para Gramado em agosto na Pousada Solar da Serra e estou montando o meu roteiro de visitas ainda, não utilizei agências. Suas dicas me ajudaram muito para definir os passeios. Como a pousada fica no centro, pretendo ir nos pontos turísticos mais próximos a pé mesmo para conhecer a cidade e estou pesquisando passeios em sites para chegar lá com o máximo de coisas já definidas. Se você já utilizou algum site para compra de passeios, você pode me indicar? Muito Obrigado!
Oi Leonardo, obrigado pela mensagem. Eu não utilizei nenhum site para comprar passeios não, comprei meus ingressos tudo lá na hora. Boa viagem, abraço!
Olá Diego, estou indo dia 12 de junho e irei p Snowland no domingo dia 14. Meu roteiro é o seguinte.. Chego as 8:30 em POA, vou às cervejarias próximas e depois irei almoçar no Rei do Cordeiro.. pego onibus do Aero para N. Petrópolis aprox 13h vou até o Labirinto Verde e na Edelbrau, volto pra Rodoviária de N. Petropolis – Gramado, de lá vou até o lago negro – bier garten – Pq Zoo – Rua Coberta e me hospedarei prox ao Reino do Chocolate. Pela manhã de sábado farei Dreamland e Pq Caracol (bondinho) e depois Canela. Domingo as 8h chego no Snowland e depois Vinícula Ravanello e volto para POA. É possível fazer tudo de ônibus de linha? Me orienta a chegar 1h antes de abrir o snowland?Acredito que em 2h30 dá pra fazer tudo no Snowland, correto? Sobre a Vinícola já foi? indica? Pretendo fazer tudo com transporte público, acha que dá certo? Aguardo ansiosamente sua opinião sobre o roteiro e sobre o transporte. Muito obrigada.
Oi Renê, acho que você consegue fazer tudo com ônibus de linha sim, só não vou saber se informar quais as linhas para cada trecho. Creio que chegando bem cedo no Snowland você consiga fazer tudo mais rápido sim. Sobre a vinícola, tenho um post sobre ela neste link:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/09/vinicola-ravanello-gramado.html
Um abraço e boa viagem!
Alguma dica de passeio porto alegre gramado gramado porto alegre em 1 dia, existe algum pacote, agencia, onibus de viagem que pegue o turista no hotel em poa e leve para gramado e de gramado para o hotel em poa em 1 dia?
Oi Samuel, realmente não sei te informar isso, vamos ver se alguém aparece pra te ajudar. Abs!
[…] alguns links de roteiros para vocês darem uma olhada: aqui, aqui, aqui e aqui. E tem muitos […]
Olá Diego, obrigada pelas dicas. Adorei o roteiro.
Estou com uma dúvida. Estarei viajando em julho, no período de 12 à 17 dom à sexta, fiquei indecisa pois não sei se perderia muito ao deixar de ir em um fds, em um sábado tem muita coisa que funciona que me outros dias não?!
Oi Aline, por ser uma cidade muito turística, tudo funciona igual praticamente todos os dias, ainda mais em julho que é alta temporada. Boa viagem!
Oi Diego, estou indo a Gramado em Julho/2015, gostaria de saber como fazer para conhecer as vinículas ?
Oi Marcello, a única vinícola que eu visitei foi a Ravanello, sobre a qual dou mais detalhes neste post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/09/vinicola-ravanello-gramado.html
Um abraço!
ola diego, parabens pelos roteiros.. muito bom mesmo.
gostaria de uma dica de hotel. Um que seja ñ tao caro.
para um casal.
diaria na faixa de 350,00
Oi Gedson, obrigado pelo comentário. Nos próximos dias pretendo publicar um post com as dicas de hoteis na região, mas enquanto isso eu te passo o link do booking, onde você pode pesquisar os preços na data da sua viagem e filtrar os resultados por valor da diária:
http://www.booking.com/city/br/gramado-br.pt-br.html?aid=353066&selected_currency=BRL&label=gramado
Um abraço!
Show de bola o blog Diego, tem muito conteúdo de qualidade,
tanto para quem quer viajar para fora… e para quem quer conhecer mais o nosso país.
Abraços!!
Muito obrigado Guilherme, um abraço!
Olá Diego,
Mais uma vez, estou aqui para agradecer pelo seu blog, sempre serve de guia para as minhas.viagens, ano passado fui.pra Argentina, agora na.semana Santa estive no Chile, e no domingo vou passar 3 dias em Gramado E mais uma vez, estou aqui pegando as suas Dicas,.sempre indico tbem ao meus amigos.
Tenho uma dúvida, vc.recomendaria ficar hospedado em canela ou gramado mesmo?
Abraços e obrigado
Josimar
Oi Josimar, obrigado pelo comentário. Eu fiquei hospedado no centrinho de Gramado e achei bem prático. Mas se você ficar em Canela tb não será ruim, pois há muitas atrações na cidade, assim como na avenida entre as duas cidades. Um abraço e boa viagem!
diego, sou de erechim, estou pensando em ir agora dia 26 com minha namorada, teria uma dica de 3 hoteis, e restaurantes bons e com preço bom…e se mudaria alguma coisa nesse roteiro? abraço
Oi Nilton, minha dica de hotel é o que eu fiquei hospedado:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/08/hotel-serrano-gramado.html
E você encontra algumas dicas de restaurantes neste outro post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/08/restaurantes-gramado-canela.html
Um abraço e boa viagem!
estamos de viagem marcada eu meu esposo e mais um casal para chegar dia 10/5/2015 permanecendo por 4 dias na cidade, temos a pretensão de ir até bento gonçalves no dia 13/5 busco orientação, ja que o roteiro de 3 dias gostamos.
Oi Zita, vou ficar te devendo as dicas de Bento Gonçalves, pois ainda não estive lá. Um abraço!
Olá, adorei as dicas. Vou no fim de junho-15 a Gramado comemorar 10 anos de casado. Vamos eu, minha esposa e nosso filho de 7 anos. quando voltar informo detalhes atualizados. Vou com pouco tempo, mas estou anotando tudo em uma agenda para otimizar o tempo, sugiro que façam o mesmo, já fiz em outra viagens e funciona muito bem, apesar de faltar tempo.
Oi Junior, obrigado pelo seu comentário. Aproveitem bastante, boa viagem!
Bom dia!
Gostaria qual o valor do pacote para os tres dias, para a temporada de 24/12/2015 a 28/12/2015, para 5 pessoas, sendo 3 adultos e 2 crianças, incluindo o valor do hotel.
Att Renata
Renata, recomendo entrar em contato com alguma agência de viagem, pois eu não vendo pacotes, apenas escrevo dicas no meu blog. Um abraço!
Oi Diego, primeiro.. muito bom o post! Segundo queria saber se você sabe se os onibus de canoas para gramado são bons. Estou pensando em aproveitar uma viagem a trabalho em Canoas para dar um pulinho em Gramado! E queria saber se os ônibus são tranquilos, confortáveis e confiáveis…! Desde já agradeço!
Oi Amanda, muito obrigado. Como nunca peguei esse ônibus, não vou saber te responder, mas vamos ver se alguém aparece pra te ajudar. Um abraço!
Wow ! Estive visitando seu site antes de viajar para Gramado, e quero muito te agradecer pois seu post foi de muita utilidade no tempo que estive na cidade ! Obrigado !
Oi Laura, muito obrigado pelo comentário. Um abraço!
Olá Diego.. vou para gramado em Abril e minha duvida é.. vou de carro do aeroporto de porto alegre até Gramado e queria saber qual rota é mais bonita e vantajosa na questão de tempo pela RS115 OU RS373? Um abraço..
Maicon, o caminho mais comum é pela RS 115, mas dizem que o trajeto mais bonito é pela Rota Romântica, que ainda não conheço. Abs!
Olá, Diego.
Estou planejando uma viagem ´para Gramado e Canela no próximo mes de abril. Gostaria de sua ajuda quanto a hospedagem (o que é mais em conta: hospedar em Gramado ou Canela). A idéia é ir de carro de Sorocaba até Caxias do Sul. Data prevista: saída de sorocaba dia 22-04-2015. No aguardo, desde já agradeço pelas informações. Um abraço.
Oi Emanoel, só pesquisando os preços para saber o que é mais em conta, pois há opções econômicas tanto em Gramado quanto em Canela. Abs!
Oi Diego!
Eu e minha família estamos planejando ir pra Gramado agora no fim de fevereiro.
Gostei muito do seu roteiro, vamos ficar apenas 3 dias e achei bem completo.
Me tira algumas dúvidas?
No snowland é aconselhável ficar o dia todo? Ou apenas uma manhã ou uma tarde da??
Somos de pernambuco, e vamos ficar hospedados numa pousada no centro de Gramado. Não quisemos pegar agência de tour porque nós sentimos mais à vontade por nós mesmos. Você aconselha alugar um carro ou pegar esse ônibus que circulam pelos pontos turísticos?
Obrigada!!
Oi Tassia, como vocês se sentem mais à vontade por conta própria, vale a pena alugar um carro. No snowland vai depender muito da qtde de pessoas no dia da visita e da animação de vocês, mas creio que meio período seja o suficiente. Abs!
Oi Diego!
Não conheço nada do sul e estou montando um roteiro para maio/2015 e gostaria de sua ajuda.
Pode me passar seu email?
Obrigada.
Oi Allana, o e-mail do blog é [email protected]
Você pode tirar sua dúvida por aqui também, pois ela pode ajudar outras pessoas. Abs!
Olá Diego! Estou mais uma vez em seu blog. Pesquisei Floripa, agora é a vez de Gramado. E tenho uma dúvida. 3 dias são suficientes para conhecer Gramado? Estou planejando ficar 4 dias inteiros, sem contar chegada e partida. Abs, Lidiane.
Oi Lidiane, em 4 dias você consegue visitar tudo com bastante calma. Caso mate tudo em três dias, pode aproveitar o quarto para dar um pulo em alguma cidade próxima. Um abraço!
Gostei do roteiro pretendo fazer em novembro de 2015 gostaria de receber mais informações de custos e estadias, em qual das visitas é paga e valores.
Aguardo retorno.
Obrigado.
Oi Jacir, os custos vão depender muito de onde você vai se hospedar e onde vai comer. Nos posts onde falo sobre as atrações eu menciono quais que são pagas ou gratuitas. Para dicas de hoteis, veja as opções no booking a partir deste link:
http://www.booking.com/city/br/gramado-br.pt-br.html?aid=353066&selected_currency=BRL&label=gramado
Abs!
Oi,adorei seu post sobre Gramado e Canela que visitarei no carnaval 2015,meu pacote é tb pela CVC,mesmo hotel tudo que sua leitora Claudia informou. Pesquisei pela internet valores dos ingressos para as atrações e tudo,não gostaria de ficar presa a programação da CVC pois nem sempre dá p.fazer tudo mesmo.
Oi Regina, obrigado pelo comentário. Um abraço!
Acabei de chegar de Gramado e adorei. Tudo é lindo, um encanto. Aproveitei várias dicas do blog, me ajudaram muito a me virar por lá. Fui por agência, então não vi tudo que queria, especialmente a vinícola. Fomos para a Vinícola Aurora, foi legal, mas sei que poderia ter ido a outras mais bonitas e interessantes. Praticamente não vi nada de Canela, pois não descemos do ônibus. A CVC foi muito correta, pontual, não tive problemas. Tirei o último dia para andar por minha conta e foi muito legal. Se tivesse mais tempo teria ido a outra vinícola, ao jardim de lavanda e outros parques, mas contratando uma van. Fiquei no Laghetto Siena, bom hotel ,mas pena que os funcionários não tem nenhuma simpatia. Recomendo o Pasteleiro. Fui a um espetáculo lindo e recomendo que se compre o ingresso antes pela internet. Nem imagine a confusão para comprar na Expogramado. Muito desorganizado. Mas no fim, deu tudo certo, aproveitamos muito e aprendemos muito também.
Oi Claudia, obrigado por retornar ao blog e deixar o seu relato. Grande abraço!
Gramado e simples mente LINDO !
Já faz mais de 3 anos que estou em todos os festivais possíveis lá !
Parabéns pelo post ! estava incrivel !
Oi Lucas, obrigado pela mensagem. Um abraço!
Bem interessante o post, espero que possa voltar pra tirar a péssima impressão da cidade.
Fui no alto inverno e me deparei com uma cidade cara, com restaurantes ruins e vazios. Achei as atrações bem sem graça, não me encantei com nada.
Tudo isso sem contar que cidade estava coberta por uma névoa que não se via 100m adiante.
Achei a cidade pretensiosa demais pelo que oferece, tipo uma Campos do Jordão no sul. Não achei original. Fiquei quatro dias e muito entediado. Achei todos os parques chatos. Gostei um pouco mais de Canela e de um passeio a cavalo que fiz, que terminava com um churrasco fogo de chão.
Também não gostei das cidades do circuito das serras, achei que faltam vários atrativos. Uma coisa não posso reclamar: a recepção dos gaúchos é muito boa!
Uma ótima impressão que tive foi de Cambará do Sul, nos canions, aliás tem como ir de bate e volta de Gramado, apesar de ser longe. Lá sim se vê o verdadeiro “way life” do gaúcho, sem contar que a natureza é incrível!!
Oi Diego, entendo seu ponto de vista. Gramado é realmente uma cidade bem turística. Obrigado pelo comentário, um abraço!
AQUELA NÉVOA,É EXATAMENTE O QUE ENCANTA EM GRAMADO,É UM PEDACINHO DA EUROPA AQUI NO SUL DO BRASIL,EU E MEU MARIDO FOMOS NO CARNAVAL,E ESTAMOS PROGRAMANDO A PROXIMA PARA SETEMBRO,TEM UM FRIOZINHO GOSTOSO,BOM PARA SABOREAR UM ÓTIMO VINHO, PARA NÓS QUE SOMOS AQUI DE CURITIBA,NAO TEM LUGAR MELHOR,QUANTO AO PREÇO,GRAMADO,CANELA A SERRA GAÚCHA DE UM MODO GERAL É O SEGUNDO PONTO TURÍSTICO MAIS CARO DO BRASIL,MAS VALE MUITO A PENA,QUANDO VOLTO DE LÁ,VENHO PENSANDO NA PROXIMA VIAGEM,SEM CONTAR COM BENTO GONCALVES,VALE DOS VINHEDOS E TODA A LINDA HISTÓRIA DAQUELES IMIGRANTES ITALIANOS
Obrigado pelo comentário!
Sr. Diego Oliva, lamento pelo seu “desgosto”. Mas convenhamos que o autor está de PARABÉNS PELO ROTEIRO. Está impecável a a sequencia que ele descreveu. Retornei com o neto e ele se esbaldou em todas as atrações.
Obrigado, Rodney. Abs!
Olá Diego, vou para Gramado na segunda quinzena de março e gostaria de tirar algumas dúvidas. A primeira é em relação a locomoção, pois estaremos sem carro. O melhor seria transporte coletivo convencional ou o ônibus turístico?
A outra dúvida é se dá para conhecer Gramado e Canela em um dia para cada cidade.
Muito boas as dicas do site!
Abs,
Oi Aline, da para conhecer o básico de cada cidade visitando um dia cada uma sim. Quando ao transporte, veja e o ônibus turístico passa por todos os pontos que você quer visitar e a frequência com que ele passa, para saber se compensa. Não cheguei a andar no transporte público de lá, por isso não posso te afirmar se vale a pena. abs!