Praga é uma cidade pequena e encantadora. Seu parte histórica tem estilo medieval, fazendo com que a visita se transforme numa viagem no tempo. A melhor forma de conhecer a cidade é a pé, pois sua área central é muito pequena. Apesar disso, a capital checa dispõe de um ótimo sistema de transporte urbano, com estações de metrô e bondes por toda a cidade. A noite os principais monumentos recebem iluminação especial, deixando a cidade ainda mais charmosa e romântica.
Minha sugestão é de um roteiro de três dias pela cidade, permitindo conhecer em detalhes todas as suas principais atrações e com tempo até para fazer compras com bastante calma. Mas ele pode facilmente ser reduzido a dois dias inteiros, sendo um para cada lado do Rio Vltava.
Praga |
Se você vai viajar para o Leste Europeu, veja também os roteiros de Berlim e Budapeste:
– Roteiro de 5 dias em Berlim
– Roteiro de 3 dias em Budapeste
– Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar
Para complementar este roteiro em Praga, não deixe de ler o post “Praga – Impressões Gerais“.
E se você ainda não escolheu onde ficar na cidade, veja algumas sugestões no post “Onde ficar em Praga: dicas de hotéis“.
Você já fez o seu seguro de viagem obrigatório para visitar Praga?
A República Checa faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, um acordo que define certas regras para quem quer visitar alguns países da Europa, em que foi estabelecida a obrigatoriedade de um seguro de viagem para turistas.
Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto. Clique aqui para saber mais detalhes de como comprar o seu seguro viagem com desconto.
Para se deslocar do Aeroporto de Praga ao seu hotel, você pode contratar um serviço de transfer. Clique aqui para para pesquisar os preços e fazer a sua reserva do transporte. Veja outras opções de transfer neste link (transfer compartilhado) ou neste outro link (transfer privado).
Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
Roteiro de 3 dias em Praga
Dia 1
A melhor maneira de começar o roteiro em Praga é através de seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město). A Praça da Cidade Velha é passagem obrigatória, e certamente você vai cruzá-la mais de uma vez por ela enquanto estiver na cidade. Lá é possível admirar o Relógio Astronômico (Oroloj), que produz um pequeno espetáculo de hora em hora, quando uma procissão de bonecos de madeira que saem do relógio. Também pode-se subir na Torre da Antiga Prefeitura para curtir o visual da cidade. Outras duas atrações da praça que podem ser visitadas são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau.
Uma breve caminhada a partir da praça leva até o Convento de Santa Agnes, que na minha opinião é um dos locais mais interessantes da cidade. Nele há um museu que exibe uma bela coleção de arte medieval da Galeria Nacional Checa. A entrada princiapl fica na U milosrdnych 17, uma rua muito deserta e escondida. Por isso é bom prestar atenção no mapa para não se perder.
A minha sugestão seguinte para este primeiro dia do roteiro em Praga é visitar a região do Bairro Judeu (Josefov), a poucas quadras do convento, onde é possível visitar a Velha/Nova Sinagoga, a Sinagoga Espanhola e também o Velho Cemitério Judaico. Os ingressos permitem conhecer todo o complexo, ou apenas algumas de suas atrações.
Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.
Saindo do bairro judeu e costeando a margem o Rio Vltalva, você vai encontrar um dos principais cartões postais da cidade, a Ponte Carlos. É a ponte mais antiga da cidade, com proximadamente 500m, e faz a ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Baixa. Fechada para carros, tornou-se um grande calçadão dominado pelos turistas. A ponte possui uma torre em cada uma de suas extremidades e ao longo de sua extensão há mais de 30 esculturas barrocas. Não deixe de curtir a ponte também a noite, quando a iluminação deixa ela ainda mais charmosa.
Aproveitando que você próximo ao rio, não deixe de fazer um passeio de barco por ele. Há diversas empresas oferecendo este serviço. Alguns passeios são rápidos, outros mais longos com direito a refeições. Indico a empresa cujo ponto de embarque fica próximo à ponte Carlos, no lado da cidade velha. Os guias desta empresa ficam vestidos de marinheiro e abordando os turistas oferecendo o serviço na região da ponte.
Mais informações sobre as atrações da Cidade Velha podem ser encontradas no post Praga – parte 1: Staré Město, a Cidade Velha.
Compre passeios guiados e ingressos relacionados a estas atrações:
Tour privado por Praga. Você escolhe! (em português)
Tour completo de Praga (em português)
Cruzeiro de uma hora
Passeio de barco com jantar
Cruzeiro noturno com jantar de luxo
Praça da Cidade Velha |
Relógio Astronômico |
Ponte Carlos |
Dia 2
O segundo dia do roteiro em Praga é dedicado ao Distrito do Castelo (Hradčany) e à Cidade Baixa (Malá Strana). Para começar o passeio no castelo há duas opções: subir a pé ou pegar o bonde 22. Há um ponto dele logo acima da estação de metrô Malostranská, linha verde. O bonde vai subir a colina e você deve saltar na estação Královský letohrádek, que é a segunda estação durante a subida. Este ponto fica bem em frente ao Palácio Real de Verão.
Depois de uma caminhada pelos Jardins Reais, onde é possível observar os fundos do castelo, você vai chegar ponte que dá acesso à entrada principal do complexo, com duas grandes estátuas e também um membro da Guarda Real. Ali fica a bilheteria para compra de ingressos do Castelo de Praga. O distrito do castelo possui dezenas de atrações. As imperdíveis são: a gótica Catedral de São Vito, com seus objetos preciosos, pinturas medievais, vitrais e mosaicos do século XIV; e a barroca Basílica de São Jorge que abriga diversas esculturas e pinturas checas e atualmente é utilizada como uma casa de concertos.
Após curtir o visual da cidade a partir dos pátios do castelo, descendo pela rua Nerudova, chega-se à Cidade Baixa (Malá Strana). Também conhecido como Cidade Pequena, possui agora dezenas de restaurantes chiques e hotéis requintados, muitos deles nos arredores da Praça da Cidade Baixa . No meio do caminho, não deixe de passar na Igreja de São Nicolau. Concluída no século XVIII, exibe diversas estátuas e pinturas, além de um órgão de 2500 tubos que já foi tocado até por Mozart. Também pode-se subir na torre do sino da igreja para apreciar a vista.
O dia termina com uma visita ao topo da Colina Petrín. Para acessa-la, é preciso pegar o trem funicular na estação Újzed, que fica a aproximadamente 1 km da praça da cidade baixa. A colina é um grande parque verde, muito arborizado, com duas atrações principais: a Torre de Observação, uma versão bem reduzida da Torre Eiffel de Paris, que possui um mirante em seu topo, após quase 300 degraus; e o Labirinto de Espelhos, uma casa com espelhos em vários formatos, que diverte principalmente as crianças.
Mais informações sobre as atrações do distrito do castelo e da cidade baixa podem ser encontradas no post Praga – parte 2: Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa.
Sugestões de passeios guiados para visitar estes locais:
Visita guiada por Hradčany e Malá Strana (em português)
Tour guiado pelo Castelo de Praga (em inglês)
Castelo de Praga: Ingresso e Tour em Pequeno Grupo com Guia
Concerto clássico na Igreja de São Nicolau
O distrito do castelo |
Interior da Catedral de São Vito |
Torre de observação da colina Petrín |
Dia 3
O terceiro e último dia do roteiro em Praga envolve as atrações localizadas fora na Cidade Nova (Nové Město), região que fica nos arredores do centro histórico, com prédios mais recentes e diversos centros comerciais. A Praça Venceslau é seu ponto alto, um dos locais mais visitados e movimentados da cidade. Nesse grande boulevard com 700m de extensão e uma leve inclinação em direção ao Museu Nacional encontram-se diversas lojas, restaurantes, cafés e hotéis de luxo.
Esse dia seria ideal para conhecer também o Museu Nacional de Praga, mas tendo em vista que ele ficará fechado para restauração, pode-se escolher outros museus da região para suprir sua falta, entre eles o Museu do Comunismo ou o Museu da Cidade de Praga. Ainda assim, você pode ir até próximo a ele para tirar umas fotos e observar a estátua do Rei Venceslau montado em seu cavalo, que fica bem na frente do museu.
Outras duas atrações interessantes na cidade nova são: o Prédio Dançante, edifício localizado às margem do Rio Vltava que possui uma arquitetura peculiar, parecendo estar completamente torto ou amassado; e a Torre de TV de Zizkov, que possui uma altura total de 216 metros e mirantes localizados a 93 metros com chão, que permitem avistar a paisagem a quase 100km de distância se as condições climáticas forem favoráveis.
Veja mais detalhes destas atrações no post “Praga – Nové Město, a Cidade Nova“.
Nesse dia vai sobrar bastante tempo, então uma boa opção para o resto do dia é fazer compras na Na Příkopě, a principal rua de compras da cidade, com diversas lojas, galerias e centros comerciais, ou então nos dois principais shoppings da cidade, o Palladium Praha e o Palác Flóra. Veja mais informações no post “Dicas de Restaurantes e Compras em Praga“.
Reserve passeios guiados e atividades para o seu roteiro em Praga:
Prague Card
Free tour por Praga. Grátis!
Ônibus turístico de Praga
Praga: Jantar Medieval c/ Bebidas Ilimitadas
Praça Venceslau e o Museu Nacional |
Como de praxe nos roteiros aqui do blog, segue um mapa com a localização de todas as atrações mencionadas neste roteiro em Praga. Ele inclui também diversas atrações que eu não mencionei mas que podem ser visitadas. Estas estão marcadas com um alfinete. E após o mapa, uma lista de links com todos os posts publicados sobre a cidade de Praga até agora.
Conheça todos os posts com dicas de Praga publicados aqui no blog:
Roteiro de 3 dias em Praga
Dicas:
Onde ficar: dicas de hotéis | Clarion Hotel Prague City
Impressões e dicas gerais de Praga
Restaurantes e Compras
Karlovy Lázně, a balada de cinco andares
Aeroporto de Praga e Transfer para o Hotel
Passeios:
Staré Město, a Cidade Velha
Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa
Nové Město, a Cidade Nova
Outras dicas do Leste Europeu:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 3 dias em Budapeste
Roteiro de 2 dias em Viena, no blog Preciso Viajar
Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Roma | Londres | Paris
Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Praga e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Praga no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Suas dicas são excelentes pra quem pretende visitar Parga. Eu ainda indicaria uma ida à cervejaria U Fleku para os que gostam de cerveja.
Obrigado pela dica!!
Obrigado, Gustavo!
Obrigado pelo comentário, Anne!
Olá!!
Eu estou apaixonada por esse roteiro, vou em dezembro para minha lua de mel, compramos as passagens e os hotéis por conta e agora não sei o que fazer por lá. Vamos ficar 5 dias em casa cidade (Praga, Viena e Budapeste).
Falando aqui sobre Praga, para 2 pessoas que só falam inglês, nunca estiveram em nenhum destes países, você acha que vamos conseguir seguir o roteiro sem nenhum guia, e utilizando o metrô??
Oi Carla, eu só falo inglês e tbm nunca estive nos países e consegui me virar numa boa, então acho que você não vai ter problemas. Um abraço e boa viagem!
Oi Roberta, agradeço o comentário e lamento o ocorrido. Um abraço!
Olá Diego, parabéns pelo site!
Estou na dúvida entre 3-4 dias em Budapeste ou Praga.
Vou solteiro e quero explorar culturalmente a cidade, mas tentar aproveitar uma balada. Você optaria por qual cidade?
Grato!
Oi Lauro, acho que em Praga você encontra mais opções de vida noturna e bares. Um abraço!
Oi Elton, muito obrigado pelo comentário. Abs!
teste
Olá Diego, quanto, em dinheiro, você sugere, passando esses três dias do roteiro e considerando almoço e jantar em restaurantes.
Outra coisa, qual a casa de câmbio é confiável?
Abraço
Marcos Nunes
Marcos, é difícil sugerir quantia a levar, pois gasto é uma coisa pessoal e depende de inúmeros fatores. Eu costumo contar em torno de 100 euros por dia, por pessoa. Quanto ao câmbio, há várias casas espalhadas pela cidade, mas não sei te dizer quais são as melhores. Abs!
Olá,
Gostaria de perguntar à você:É possível se locomover em Praga, se guia! As placas de rua, estão em outra língua: inglês ou espanhol.Grata, Vania.
Oi Vânia, Praga é uma cidade pequena, eu achei tranquilo se locomover por contra própria, sem guia. Algumas placas são em inglês sim. Abs!
Oi! Em julho passarei três dias em Praga. Queria saber se o verão lá é quente ou mais frio do que o nosso no Brasil? Se a alimentação é cara? Obrigada!
Oi Rosângela, julho é o mês mais quente, mas as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 25 graus, pelo que andei pesquisando. Na alimentação você consegue encontrar restaurantes com preços satisfatórios. Abs!
Oi Diego, viajarei para Praga no próximo dia 156 e seguirei teu roteiro por la. Obrigada pelas dicas.
Gde abraço,
Sandra
Oi Sandra, obrigado pelo comentário. Boa viagem!
Olá Diego
Venho parabenizá-lo por esse ótimo trabalho que vc desenvolve nesse blog e que tem me ajudado muito em todas as minhas viagens! Esse é o melhor Blog sobre roteiros de viagem que há! Parabéns!!
Oi Flávia, fico muito feliz por receber comentários como este seu. Grande abraço!
Parabéns pelo blog!As dicas são objetivas, simples, diretas e úteis!
Oi Carol, muito obrigado pela mensagem. Um abraço!
Oi Diego. Muito, muito obrigada pelo blog. Iremos estar em Praga durante 3 dias em Agosto e com as suas dicas o tempo será muito bem aproveitado!
Oi Isabel, agradeço seu comentário. Um abraço e boa viagem!
Caro Diego, parabens pela postagem. Esclarecedora e detalhista, excelente. Permita-me fazer uma pergunta, estou indo so em setembro de 2014, como tenho ainda berlim, amsterdam e paris, sera se em 2 dias eu conseguiria conciliar algumas atracoes? O que voce sugere em 2 dias de Praga ? Sinto incomodado em lhe pedir essa dica ja que seu roteiro para 3 dias foi tao bem elaborado. Muitissimo obrigado.
Oi Breno, agradeço suas palavras. Acho que em dois dias você consegue conhecer o essencial de Praga sim. Um abraço!
Diego,
Retornei de Praga e Budapeste no fim de abril e passo por aqui para agradecer por todas as suas dicas. Posso dizer que segui 90% dos seus roteiros em ambas viagens. Amei as duas cidades e suas recomendações foram essenciais e as mais completas que encontrei na net. Abraço Ligia
Oi Ligia, agradeço suas palavras, que bom que gostou. Grande abraço!
Olá Diego,
Parabéns pelos comentários. Estou adorando ler as dicas de viagem. rs Em setembro eu indo fazer Viena, Praga e Alemanha. Gostaria de uma dica: Eu consigo alugar um carro em Praga e entregar em Munique? Em um primeiro momento pensei em ir de trem ou ônibus até Nuremberg e de lá alugar o carro descendo até Munique, mas estudando as cidades percebi que tem muita coisa legal e que de carro daria para visitar mais coisas. No entanto fiquei com essa dúvida.
Obrigada
Oi Deborah, realmente não sei te informar se isso é possível. Recomendo entrar em contato com alguma locadora de lá para deixar tudo bem esclarecido. Abs!
Olá Diego.
Parabéns pelo post, vai me ajudar muito.
Passarei dois dias inteiros em Praga e depois sigo com o carro para Salzburg (Austria). Sabe me dizer se existe alguma cidade interessante nesse caminho? Ou nos arredores de Praga. Como outlet por exemplo…
Grande abraço e obrigado.
Leco
Oi Leco, na região eu só conheci Praga mesmo, por isso vou ficar te devendo dicas de cidades próximas. Ao retornar deixe suas impressões aqui no blog. Um abraço e boa viagem!
Ok, Diego.
Obrigado pelo retorno.
Excelente roteiro!!
Como havia dito no comentário de Budapeste, estou aqui para agradecê-lo pelo roteiro. Alguns pontos que você destacou eram desconhecidos até pelos funcionários do hostel em que fiquei. A cidade é linda, agradável, mas com muitos turistas, por isso as vezes é chato caminhar em alguns pontos, principalmente na Ponte Carlos. O sistema de transporte público é sensacional, lembrando sempre para as pessoas validarem o bilhete antes de entrarem no metrô e se forem pegar o bonde, assim que entrarem já validem nas máquinas. Peço que tomem cuidado ao trocarem dinheiro, na cidade velha, você encontra uma casa de câmbio em cada esquina, cada uma com um preço diferente, mesmo assim, vários homens suspeitos sempre abordam os turistas oferecendo preços melhores, posso dizer que vi uma pequena confusão porque um turista, deu 100 euros para um desses homens e o mesmo lhe entregou 2600 ”dinheiros”, que se fosse dinheiro checo seria uma boa quantia, um pouco acima do valor da casas de câmbio, só que o homem entregou 2600 forints (dinheiro da Hungria), isso conforme as contas que fiz valeria uns 12 euros. O turista percebeu e começou uma briga na rua, mas a policia agiu rápido, de qualquer forma tomem cuidado!
Diego, sem dúvida seu blog é melhor que muitos em inglês, parabéns.
Semana que vem irei a Madrid, Porto e Lisboa, 2 ,2 e 3 dias respectivamente, uma pena não ter encontrado sobre essas cidades aqui, já tinha até me acostumado com a facilidade e qualidade dos seus posts
Abraço
Olá Aylton, mais uma vez obrigado pelo seu ótimo relato. Depois vou querer umas dicas de Porto e Lisboa, rs. Grande abraço!
Olá vou em agosto para Alemanha, Rep.Tcheca, Hungria e Austria. Uma pergunta: vou levar euros, todos esses paises usam esse dinheiro ou terei que trocar para cada lugar que eu for?
Obrigada
Oi Maria. Você vai ter que trocar dinheiro, pois cada país tem a sua moeda. Na Alemanha e na Áustria a moeda oficial é o Euro, na Rep. Tcheca é a Coroa Tcheca e na Hungria é o Florim. Um abraço!
Olá, estou viajando para Praga inicio de junho 15, Vou ficar em Hostel. Vc pode me indicar o que vc fico? Foi Legal? Obrigada
Norma, eu fiquei num hotel, cujo relato da estadia está neste link:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2011/08/restaurantes-e-compras-em-praga.html
Para outras sugestões de hospedagem podem ser vistas aqui:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/02/hoteis-em-praga.html
Um abraço!
Olá, muito útil as vossas indicações, 3 dias chega e sobra para conhecer Praga.
Desde claro que não venha para estar a passar tempo em restaurantes…
Nós fizemos tudo a pé e fez-se muito bem… Se estiveram cansados podem sempre apanhar o Tram /Electico.. 22 ou 12 , ou 10 … Que ajudam a ir onde queremos !!
Boas viagens ..
Jg
Oi João, obrigado pela mensagem. Um abraço!
Ótimas dicas!!! Bem detalhado o teu roteiro. Achei que 3 dias em Praga seriam insuficientes, mas agora vai sobras tempo para ir nas cidades próximas. Obrigada!
Obrigado Miriam. Na volta deixe um recado contando como foi sua viagem. Um abraço!
viajei para a praga, republica checa, passar alguns dias de ferias.
gostei muito da cidade medieval, dos castelos, esculturas, teatros musicais. fiz compras perto da praça cidade velha,
Era penultimo dia ja tinha ido no castelo com o guia, e a tarde fui com a minha irma,fazer compras, estava exausta, logo que sai de uma loja estava voltando para o hotel,
estava exausta, com a bolsa no ombro, senti mexer na minha bolsa e quando percebi, olhei para tras uma jovem estava bem atras,
fingindo como nada tivesse acontecido ….e la se foram os meus euros e dolares e o meu documento de identidade.
fiquei muito chateada,eu que moro em s.p. na capital que tomo muito cuidado me aconteceu esse episódio numa cidade tao deslumbrante como Praga.
Obrigado pelo seu depoimento… lamento o ocorrido.
Um abraço! 🙂
Não tive dificuldades para usar o metrô de Berlim. Achei as estações bem sinalizadas e a máquina para comprar o ticket tinha instruções em inglês também. Na dúvida, procure imprimir o mapa para levar com você e descubra todos os caminhos que vai percorrer com antecedência para não perder tempo na hora.
abs
Diego
Ola Diego , gostei muito dos seus roteiros de viagens . de berlim ,budapeste e praga .Tive grande dificuldade de tomar um metro em berlim…tem alguma maneira pratica de comprar bilhetes, marcar horarios e achar as estacoes e destinos ?? e dificil encontrar quem fale ingles por la e as maquinas tb sao somente em alemao ! outra bdificuldade eh saber qual metro pegar, uma vez que eles vem escrito o destino final ( e eu querendo descer numa estacao intermediaria)…como saber o valor a pagar, uma vez que pra cada estacao eh um preco