Florianópolis

Roteiro de 3 dias em Floripa

Florianópolis pode ser um destino muito procurado no verão, mas visitar a cidade em outras épocas do ano também pode ser uma viagem muito interessante. Neste post apresento uma sugestão de roteiro de três dias na cidade, ideal para feriados prolongados ao longo do ano, mas que também pode ser adaptado para viagens de final de semana ou servir como base para quem pretende ficar mais tempo na cidade.

Ponte Hercílio Luz

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também outros roteiros do blog:
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela

 

Para um roteiro mais prolongado em Floripa, leia o Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis

 

Floripa tem dezenas de praias e muitas atrações que merecem ser visitadas. O conteúdo deste roteiro aborda apenas uma pequena parte do que você pode ver e fazer numa viagem à cidade. Muita coisa interessante ficou de fora, como, por exemplo, passeios de barco que duram quase um dia inteiro.

Para se deslocar com mais facilidade e agilidade, é importante estar de carro, seja próprio ou alugado. A Ilha é muito grande e o transporte público de Floripa é confuso. Clique aqui e acesse o portal RentCars para comparar preços e fazer a sua reserva de aluguel de carro em Floripa. O site permite parcelar a reserva em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Para este roteiro a sugestão é de hospedagem no Centro da cidade. Veja algumas dicas de hotéis no post “Onde se hospedar no Centro de Florianópolis“. Mas caso você não queira se hospedar no Centro, uma alternativa pode ser a Lagoa da Conceição (“Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole“).

Caso pretenda aquirir um seguro de viagem para visitar Florianópolis, aproveite a parceria do blog com a SegurosPromo. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

 

 

Dia 1

O primeiro dia é dedicado às praias do Leste da Ilha e à Lagoa da Conceição. O acesso à região é feito pela Rod. Admar Gonzaga (SC-404), passando pelo Morro da Lagoa. No topo do morro há um mirante  com vista panorâmica, uma das paisagens mais bonitas da cidade. É possível visita-lo tanto na ida quanto na volta.

Lagoa da Conceição

 

A primeira parada pode ser a Praia Mole, uma das praias mais conhecidas da cidade. O mar costuma ser agitado e perigoso e água é bem gelada, mas mesmo assim a praia encanta pela sua beleza natural. Há alguns bares e quiosques na beira da praia. Os mais populares ficam no centro da praia, próximo ao posto de salva-vidas. Vale a pena caminhar até as pedras do lado esquerdo da praia, para avisar, do outro lado, a Praia da Galheta, a única praia de nudismo da Ilha, acessada somente por uma trilha.

Praia Mole

 

Em seguida a sugestão é visitar a Praia da Joaquina, famosa por suas ondas. É uma das maiores praias da Ilha. Sua orla possui 3 km de extensão e tem como continuação a Praia do Campeche, já no sul da Ilha. A faixa de areia é larga e a areia é dura, boa para caminhadas e para a prática de esportes. Outra atração na Joaquina são as dunas, que cobrem uma grande área e se estendem até a Av. das Rendeiras, de onde também é possível acessá-las.

Para o almoço, há algumas opções de restaurantes tanto na Joaquina quanto na Praia Mole. Mas vale mais a pena escolher algum ao longo da Av. das Rendeiras, na beira da lagoa, ou então no centrinho do bairro. Veja algumas dicas no post “Dicas de restaurantes em Floripa: Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa“.

Outro local que pode ser visitado neste dia, seja para passear ou para almoçar, é o distrito da Barra da Lagoa, que fica após a Praia Mole, e que você pode ver em detalhes no post “O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis“. Entre a Mole e a Barra é possível parar no Mirante Ponto de Vista, para ver a Lagoa da Conceição. Uma dica: evite sair tarde da Barra ou da Mole, pois a fila em direção à Lagoa costuma ser grande.

Dunas da Lagoa da Conceição

 

No final da tarde, a sugestão é fazer um passeio pelo centrinho da Lagoa da Conceição. Há vários cafés, casas de sucos e lanches, além de lojas e de uma feirinha de artesanatos na praça do bairro. A região também é uma boa opção para curtir a noite de Floripa, com vários bares e casas noturnas.

Na volta para o centro, a última parada pode ser no Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, uma das principais áreas de lazer da cidade. O píer avança sobre o mar e proporciona belas fotos, principalmente se for na hora do pôr do sol. Se não der tempo de ir ao trapiche neste dia, tente encaixar em algum outro. Veja mais fotos no post “O Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis“.

Na ciclovia da Beiramar você pode aproveitar para alugar uma bicicleta ou um patinete elétrico pelos aplitcativos Yellow e Grin. Veja mais detalhes sobre o serviço nos posts:
Yellow Bike em Floripa: como alugar as bicicletas amarelas
Patinete elétrico em Floripa: como usar o Grin e o Yellow“.

Trapiche Municipal de Florianópolis

 

Está gostando do roteiro?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Dia 2

A manhã do segundo dia é reservada para um passeio pelo Centro de Florianópolis, que é pequeno e pode ser explorado a pé em pouco tempo. O ponto de partida pode ser a Praça XV de Novembro, onde há uma Figueira centenária. Esta árvore possui superstições, como  a que diz que dar algumas voltar ao redor da figueira pode atrair casamento e dinheiro. Ao redor da praça há algumas atrações para ver, como o Memorial ao Miramar, a Catedral Metropolitana de Florianópolis e o Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.

Outro local imperdível no centro da cidade é o Mercado Público de Florianópolis, localizado junto ao largo da alfândega. Lá está o Box 32, um bar muito popular e que possui o melhor pastel da cidade. Não deixe de provar o pastel de camarão, é uma delícia!

Veja mais informações no post “Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis“.

Mercado Público

 

Depois do Centro, a sugestão é visitar a Ponte Hercílio Luz, principal cartão postal da cidade. Ela está fechada para o tráfego de veículos e pedestres há anos e está passando por uma restauração. Há vários pontos diferentes para admirá-la, sob os mais variados ângulos. Indico a Praça Hercílio Luz, localizada na cabeceira insular, o Forte Santana, que se encontra quase embaixo da ponte, e o trapiche da Scuna Sul, próximo ao Forte

Leia mais informações estes locais no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.

Forte Santana

 

Saindo do centro, o próximo destino é o Norte da Ilha. A primeira parada é em Santo Antônio de Lisboa, um dos distritos mais antigos da cidade, que preserva muitas edificações do passado e também a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina. Há vários restaurantes na beira da praia com vista para o mar.

Conheça tudo que você pode ver nesta área nos posts:
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Dicas de restaurantes em Floripa: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Igreja de Santo Antônio de Lisboa

 

Na parte da tarde, depois de visitar Sto Antônio, o próximo destino é o Forte de São José da Ponta Grossa, que fazia parte de um sistema de proteção da Ilha contra embarcações inimigas junto com outras duas fortalezas. Esta é a única com acesso fácil e de carro. As outras duas encontram-se em pequenas ilhas e só podem ser visitadas de barco. Leia mais informações no post “A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis“.

Forte de São José da Ponta Grossa

 

A fortaleza encontra-se entre a Praia de Jurerê Internacional e a Praia do Forte. Então, depois de visitá-la, é só escolher uma das duas praias para passar o resto do dia. A Praia do Forte é mais pacata e tem águas calmas (veja no post “Conheça a Praia do Forte, em Florianópolis). Já a Praia de Jurerê, é a mais badalada de Florianópolis, com mansões de luxo e vários bares com festas na beira da praia. No pós-praia, um local bacana para passear é o Jurerê Open Shopping, uma área ao ar livre com lojas, cafés e restaurantes.

Saiba mais sobre Jurerê no post “Jurerê Internacional: dicas para visitar a praia em Floripa“.

Praia do Forte

 

Dia 3

O terceiro e último dia deste roteiro é um giro pelo Sul da Ilha. Para começar bem o passeio, a primeira parada pode ser no Mirante do Morro das Pedras, que possui um visual incrível da Praia do Morro das Pedras. Ele está localizado junto à Casa de Retiros Vila Fátima, ao longo da Rodovia SC-406, entre a Praia do Campeche e a Praia da Armação.

Veja mais fotos e informações deste mirante no final do post “Os Mirantes de Florianópolis“.

Vista do Mirante do Morro das Pedras

 

Para curtir a praia, há duas opções: na parte da manhã a escolhida pode ser a Praia da Armação, com águas mais calmas e faixa de areia pequena; depois do almoço a opção pode ser a Praia do Campeche, que tem o mar aberto e mais agitado, faixa de areia extensa e está de frente para a Ilha do Campeche. Esta ilha é um belo lugar para conhecer, mas é um passeio que pode duras horas, sendo necessário pegar um barco na Praia da Armação para acessá-la, por isso aconselho fazê-lo apenas quando você tiver mais tempo disponível na cidade.

Veja mais informações sobre as praias do Sul da Ilha no post “Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul“.
E saiba como visitar a Ilha do Campeche no post “Ilha do Campeche em Floripa: como fazer o passeio“.

Praia da Armação

 

Ilha do Campeche

 

Para o almoço, também há duas opções. Uma delas é a Praia do Pântano do Sul, onde está o Bar do Arante, um restaurante de frutos do mar muito famoso por ter milhares de bilhetes deixados pelos visitantes (veja no post “O tradicional Bar do Arante, na praia do Pântano do Sul – Florianópolis).

A outra alternativa é almoçar no Ribeirão da Ilha, um dos distritos mais antigos da cidade e que é considerado o maior produtor nacional de ostras. Há vários restaurantes na região, os melhores são o “Porto do Contrato” e o “Ostradamus”. Veja os detalhes no post “Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha“.

Restaurante Arante – Praia do Pântano do Sul

 

Para finalizar, segue um mapa a localização das atrações mencionadas neste roteiro.


Visualizar Roteiro de 3 dias em Floripa em um mapa maior

 

 

PASSEIOS E DICAS DE FLORIPA E SC

Aqui no blog há vários artigos sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos links a seguir você encontra as princiais dicas e relatos de passeios para realizar na capital catarinense e em outras cidades do estado.

ROTEIROS EM FLORIPA
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis

ATRAÇÕES TURÍSTICAS E PASSEIOS EM FLORIPA
Ilha do Campeche
Um passeio no centro da cidade
Ponte Hercílio Luz
Trapiche da Av. Beiramar Norte
Almoço na Costa da Lagoa
Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa
Projeto Tamar (Barra da Lagoa)
Mirantes em Floripa
Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Restaurantes e Ostras no Ribeirão da Ilha
Bar do Arante – Pântano do Sul
Patinete elétrico em Floripa
Aluguel de bicicletas Yellow Bike em Floripa
Baladas em Floripa

PRAIAS DE FLORIPA
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa
Praia Brava
Praia do Forte
Praia de Jurerê Internacional

PASSEIOS EM SANTA CATARINA
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
– O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro
– As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
– As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá Diego boa tarde...
    Quero ficar 3 dias em Floripa e em especial queria conhecer as praias Joaquina, Mole e Jurere internacional, onde me hospedar para conseguir fazer essas 3 visitas?
    Obrigada. Vou em abril/17.

  • Oi Nina, agradeço o contato, mas não tenho agência. Recomendo que você procure alguma agência de turismo na sua cidade ou pela internet mesmo. Abraço!

  • Olá Diego, td bom?
    Seu blog é realmente muito bom,parabéns!!
    Estou indo pra Floripa de 8 a 11/09 e gostaria de algumas dicas. O clima nessa época ainda está muito frio? Irei pra Balneário dia 8 p acessar o Beto Carreiro e d 9 a 11 ficarei em Floripa pra conhecer. Vi que as coisas são meio distantes e que não há transporte igual em Curitiba. Alugarei um carro. Quais os points q VC me indica conhecer em tão pouco tempo, incluindo as dunas!

    • Oi Débora, obrigado pela mensagem. Agosto é um mês frio sim. Fez bem em alugar um carro, vai te ajudar bastante nos deslocamentos. Te indico as atrações sugeridas neste roteiro de 3 dias, escolha as que você achou mais interessante que será um bom passeio. Boa viagem!

  • Bom dia Diego, seus posts tem me ajudado bastante. Vou para Floripa dia 07/08/15 e ficarei até dia 13/08/15. Já reservei um dia para ir ao Beto Carreiro e estou ainda em dúvida sobre o que fazer nos outros dias. Fiquei muito empolgada com o seu roteiro de 3 dias na serra catarinense, acredito que seguirei essas excelentes dicas. Você sabe me dizer se o tempo em agosto é bem frio ainda ou se dá para pegar algum sol/praia? Tenho visto em sites que em agosto fica numa média de 20 e 15 graus. Essa temperatura é fria para mim pois moro em Manaus/AM e aqui é sol quase o ano inteiro. Bom, se você puder me ajudar te agradeço. Obrigada.

    • Oi Marjorie, agosto é um mês bem frio sim, é pouco provável que consiga pegar um bronze e tomar um banho de mar. Boa viagem, abraço!

  • Adorei o post Diego!
    Vou para Floripa nesta quinta e pretendo ficar uma semana, você pode me passar mais algumas dicas?
    Obrigada !

  • Olá Diego, adorei as suas dicas. Estarei em Florianópolis do dia 29 de dezembro a 2 de janeiro, meu hotel fica em canasvieiras. Qual praia vc indica para o réveillon? Compensa passar um dia em balneário? Alugaremos carro. Muito grata!

    • Oi Talita, no Norte da Ilha as praias de Jurerê Int. e Ingleses são boas opções para o reveillon, mas a principal queima de fogos ocorre na Av. Beiramar, no Centro. Compensa passar um dia em BC, mas essa é a pior época do ano para ir para lá por causa do excesso de pessoas, então talvez vocês não consigam aproveitar tanto assim. Abs!

  • Galera, tenho uma pergunta: é tranquilo ficar sem carro em Floripa e andar de ônibus ou vcs recomendam fortemente o aluguel de um?
    Valeeu!!

    • Oi Alisson, você consegue circular de ônibus sim. O carro não é obrigatório, mas facilita bastante. Um abraço!

  • Oi Diego, ficarei 3 dias em florianopolis em canasvieiras e gostaria de dicas de praias,passeios e lugares para sair a noite. Gostaria de utilizar mais o transporte público pois já ouvi falar que táxi é muito caro.Você acha que dá pra fazer a maioria das coisas de ônibus ou seria melhor alugar um carro?grata pela atenção.

  • Diego sou de mogi guaçu sp. estarei em florianopolis de 5 a 9 de fevereiro, hotel em canasvieiras, gosto de praias com boas ondas mas não perigosas e badaladas pode me ajudar no roteiro de 4 dias?
    obrigado.

  • Olá Diego,

    Adorei a sua proposta do site.
    É a primeira vez que vou a Floripa, vou em um fds de abril, chego quarta a noite e ir embora domingo de manhã.
    Devo ficar na região da Lagoa de Conceição, não vou poder alugar um carro porque não tenho habilitação.
    Dá para fazer esse roteiro que vc sugeriu de ônibus?
    Compensa utilizar táxi, ou sai muito caro ?

    • Oi Rafael, dá pra fazer de ônibus sim, tem linhas para todos os locais mencionados. Táxi vai sair bem caro, pois os deslocamentos serão longos. Um abraço!

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019