Salvador

Roteiro de 2 dias em Salvador

Salvador é conhecida não só pelas praias mas também pelo seu rico patrimônio histórico e cultural, já que é uma das cidades mais antigas do Brasil. Quem tem vontade de conhecê-la, mas não tem muito tempo disponível, pode aproveitar para visita-la num final de semana. Em apenas 48 horas é possível conhecer algumas das principais atrações turísticas da cidade. Confira neste post uma sugestão de roteiro de 2 dias na capital da Bahia.

Cartão-postal – Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos


Veja também:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Montevidéu

 

Como o período é curto, recomendo alugar um veículo para se deslocar com mais facilidade pela cidade.  Assim é possível conhecer um maior número de atrações. Depender de ônibus pode ser muito demorado e fazer os passeios de táxi pode ser muito mais caro. Só a corrida do aeroporto até a orla chega a custar até 100 reais, quase o valor da diária do aluguel de um carro. Dirigir em Salvador não é difícil, mas um GPS é fundamental. Quando estive lá aluguei com a locadora Movida e fiquei bem satisfeito. Mais detalhes no post “O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida“.

Para você que também pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Caso não alugue um carro e queira contratar um serviço de transfer partindo do aeroporto, clique aqui para fazer o seu orçamento e a sua reserva.

Para hospedagem há opções para todos os gostos, de hostels e pousadas a hotéis e resorts. Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012. Na minha viagem fiquei no Hotel Mercure Rio Vermelho Salvador, que possui uma ótima estrutura e uma bela piscina de frente para o mar. O relato da estadia você encontra no post “Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho“.

Caso pretenda aquirir um seguro de viagem para visitar Salvador, aproveite a parceria do blog com a SegurosPromo. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Piscina do Hotel Mercure Salvador Rio Vermelho

Dia 1

O primeiro dia é um passeio pela orla da cidade, mais especificamente na Barra. É lá que está o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Ele está localizado na ponta da península em que se encontra a capital baiana, num ponto que marca a entrada para a Baía de Todos os Santos. O farol fica no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte a ser construído em Salvador. Atualmente ele funciona como o museu, abrigando o acervo do Museu Náutico de Salvador, que fala sobre a histórica da navegação no Brasil e também sobre a ocupação e a história da cidade.

Próximo ao farol há duas praias, a Praia da Barra e a Praia do Porto da Barra. Esta última é a mais frequentada e agitada e encontra-se entre dois fortes: do lado esquerdo o Forte de Santa Maria, fechado para visitação; e do lado direito o Forte de São Diogo, que pode ser visitado. Se o passeio começou na parte da manhã, vale a pena curtir um pouco da praia e dar um mergulho. Caso o início tenha sido na parte da tarde, melhor deixar o mar para outra ocasião.

Veja mais detalhes sobre as atrações da Barra no post “Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo“.

Farol da Barra

Praia do Porto da Barra

A tarde termina no Solar do Unhão, um conjunto de construções antigas localizado na cidade baixa de Salvador onde está sediado o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que abriga exposições de artistas nacionais e internacionais. No local há um jardim de esculturas muito bacana, um ótimo local para passar o final da tarde e observar o espetáculo do por do sol.  Nas tardes de sábado acontece uma jam session no Solar, reunindo uma grande quantidade de pessoas. Vale a pena conhecer também é o Solar Café, um café e restaurante localizado junto ao MAM. Caso não dê tempo de visitar o MAM neste primeiro dia, curta o por do sol na Barra e visite-o no final do dia seguinte.

Mais informações e fotos no post “Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia“.

Solar do Unhão

Por do sol no Solar do Unhão

À noite você pode conhecer o bairro boêmio de Rio Vermelho, onde há vários bares e restaurantes bacanas, além das tradicionais barraquinhas de Acarajé. Outro ótimo lugar para jantar é a Bahia Marina, onde estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Veja algumas opções no post “Dicas de Restaurantes em Salvador“.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Dia 2

O segundo dia deste roteiro é dedicado em grande parte ao Pelourinho, mas antes vale a pena conhecer o Dique do Tororó, um grande lago próximo à Arena Fonte Nova, que será sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. No centro do lago há oito esculturas que representam orixás. O Dique e o estádio ficam no meio do caminho para a Baixa dos Sapateiros (Rua Joaquim José Seabra), uma rua de comércio popular onde está localizado um ótimo estacionamento privado para quem deseja chegar no Centro Histórico de Salvador.

Orixás no Dique do Tororó

A caminhada no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador pode durar poucas horas ou até um dia inteiro, depende muito da sua disposição, interesse e paciência para aturar os ambulantes e pedintes. Independente disso há alguns locais cuja visita é essencial, como a Igreja de São Francisco, cujo interior é repleto de ouro, e o Largo do Pelourinho, onde há várias casas coloridas, igrejas e museus como a Fundação Casa de Jorge Amado.

Na cidade alta, não deixe de passar na Praça da Sé, onde está o Monumento da Cruz Caída, e também na Praça Municipal, de onde é possível observar a bela vista do elevador Lacerda e da Baía de Todos os Santos, cuja imagem está no início deste post. Para descer até a cidade baixa você pode pegar o Elevador Lacerda, que custa apenas 15 centavos, ou então ir de carro. Lá embaixo está o Mercado Municipal, com feira de artesanato e alguns bares/restaurantes, e também o Forte de São Marcelo, que atualmente encontra-se fechado para restauração.

Veja mais informações e dicas importantes sobre o Pelourinho no post “Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador“.

Pelourinho – Salvador, Bahia

Interior da Igreja de São Francisco

O passeio continua em direção ao bairro Bonfim, onde está localizada a Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, uma das igrejas mais famosas de Salvador. É nela que acontece todos os anos, no mês de janeiro, a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim, uma festa religiosa que atrai multidões. A grade que cerca a igreja está repleta de fitinhas do bonfim, amarradas pelos devotos e visitantes. Veja mais fotos da igreja no post “Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim“.

Este segundo dia pode terminar de várias maneiras. Você pode curtir o por do sol no Forte de Monte Serrat, que fica no mesmo bairro da Igreja do Bonfim, ou então voltar para a Barra e ver o sol se pôr nas proximidades do Farol junto com várias outras pessoas que se reúnem no local todos os dias neste horário. Outra opção é visitar o MAM no Solar do Unhão, caso não tenha conseguido no dia anterior.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

 

Veja no mapa a localização de todas as atrações sugeridas neste roteiro.


Visualizar Roteiro de 2 dias em Salvador em um mapa maior

 

Sugestões de passeios e atrações em Salvador oferecidos pelos parceiros do blog:

Tour panorâmico por Salvador
Visita guiada por Salvador
Tour pelas praias de Salvador
Tour privado por Salvador. Você escolhe!
Free tour pelo Pelourinho e o centro histórico. Grátis!
Jantar com espetáculo folclórico
Mergulho de batismo em Porto da Barra

 

Veja mais opções de atividades na região de Salvador neste link.

 

Veja mais dicas de Salvador nestes outros posts do blog:

Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador

Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia

Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo

Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho

O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida

Dicas de Restaurantes em Salvador

Restaurante Dona Mariquita: autêntica comida baiana em Salvador

Lafayette, restaurante com vista para o mar em Salvador

Pelô Bistrô: uma surpresa escondida no Pelourinho, em Salvador

Paraíso Tropical: a melhor moqueca de Salvador

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Salvador, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Olá Diego!
    chego em Salvador dia 13/11/2015 as 10:00 am e vou embora dia 15/11/2015 as 13:00 pm.Queria fazer um tour bem rápido,queria chegar colocar as malas no hotel e ja ir para o centro(pelourinho,elevador lacerda e mercado modelo-se puder passar na igreja do bomfim),e no sabado de manha ir para morro de são paulo e voltar no mesmo dia,Você recomendaria?
    desde de já agradeço pelas dicas!

    • Oi Carol, como eu não visitei o Morro de São Paulo, não sei te dizer se dá para aproveitar bem esse bate-volta no mesmo dia. Abs!

  • Diego, tudo bem?
    vc recomenda alugar um carro para se deslocar nesses dois dias... mas como é a questão de estacionamento em Salvador? o pessoal costuma parar na rua? existem locais para se parar o carro de modo a não atrapalhar o passeio?

    • oi Marlene, eu aluguei o carro e achei que ajudou bastante. Às vezes eu estacionava na rua, onde sempre havia flanelinhas, e outras vezes eu botava em estacionamento pago mesmo. Boa viagem!

  • Oi Diego! Gostei muito das tuas dicas! Irei a Salvador na próxima semana e vou tentar ir aos pontos que você indicou! Valeu!!!

  • tem alguma dica de algum guia turistico? irei passar 4 dias em salvador com uma turma, e não queremos ficar perdidos sem saber pra onde ir

  • Estive em Salvador/BA de 25 a 29/10/13 e infelizmente não pude aproveitar a cidade, pois Salvador esta lotada de trombadinhas. Fui as praias de Piatã, Itapuã, Pituba, Amaralina, Stella Maris, Jaguaribe e não consegui sentar na esteira e muito menos dar um mergulho no mar, pois os trombadinhas te seguem o tempo todo. Fui ao centro histórico, Pelourinho, Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Mercado Modelo e Elevador Lacerda, mas o tempo todo sendo incomodada pelos nativos querendo a todo custo colocar uma fitinha de NSr do Bonfim no seu pulso, pois isso é uma marcação que se trata de turista, se você não aceita eles amarrarem a fitinha eles ficam bravos e te xingam. Eles roubam descaradamente, sem medo algum. No comércio de dão o troco errado (pra menos claro!) você fala que esta errado e te entregam a diferença sem perguntar quanto é, sabem o quanto em $ te roubaram. Os gringos são roubados direto, uma vergonha. Tive que chamar a polícia para não ser roubada. Nunca mais vou a Salvador.

  • Olá achei este roteiro por acaso e gostei muito, seguirei este roteiro para a minha viagem agora em outubro. Obs. Li o seu roteiro de Londres é bem parecido com o roteiro que fiz quando fui em Maio/2013. Muito bom. Parabéns!

    • Oi Iracema, obrigado pela mensagem. Depois volte para contar se curtiu o roteiro de Salvador. Um abraço e boa viagem!

  • Olá, estarei indo para Salvador em Janeiro para ir a Ilha de Itaparica, mas voltarei um dia antes e ficarei hospedada em Salvador, queria um hotel bem baratinho e bem pertinho do Terminal de São Joaquim, você conhece algum?

    • Oi Lia, infelizmente vou ficar te devendo esta dica, pois não conheço nenhum hotel nessa região. Depois me diga qual escolheu, um abraço e boa viagem!

  • Diego, será que você tem indicação de guia turístico (a preços módicos hehe) que acompanhe turistas para conhecer os pontos principais da cidade?
    Terei apenas 1 dia para conhecer a cidade (irei no começo de novembro), e pretendo visitar o mercado modelo, o elevador lacerda, o pelourinho e a barra. Você acha que dá tempo de ir nestes lugares em apenas 1 dia?
    Também pretendo ir à Praia do Forte, me disseram que 1 dia seria suficiente para aproveitar bem, você concorda?
    Muito obrigada!

    • Oi Camila, infelizmente não tenho nenhum guia para te indicar. O Guia que me acompanhou no Pelourinho eu contratei lá na hora. Em um dia bem aproveitado você consegue conhecer o centro histórico e talvez dar um pulo rápido na Barra. A Praia do Forte ja fica bem mais longe do centro, melhor deixar para outra viagem. Um abraço!

  • Oi querido Diego. Tudo bem? Adorei te conhecer! Amei os posts sobre a minha cidade. Ah...e descobri que meu pai te segue!!! rsrsrsrs bjs e muito sucesso pra vc :)
    Pri

  • Diego, como é a segurança no centro histórico e Pelourinho? Ou melhor, qual foi tua impressão sobre a segurança? E tu achas que dá para andar com uma câmera grande ou é melhor ficar com uma compacta mesmo? Pelos teus relatos quanto à quantidade de ambulantes/pedintes parece melhor ficar só com a compacta!
    Abraço

    • Oi Luciano. Apesar de ter câmeras e policiais em vários locais, não me senti 100% seguro. Usei minha câmera compacta e evitei usar o celular. Melhor optar pela câmera menor, para não chamar tanta atenção. Depois me diga o que achou. Um abraço!

      • Olá Diego.
        Demorou mas voltei para contar o que achamos do Pelourinho. Foi uma surpresa, gostamos mais do que achávamos que iríamos gostar. Uma chatice era o pessoal querendo vender fitinhas do Senhor do Bom Fim ou indicar hotéis (fizemos o passeio com as mochilas nas costas). Quanto à segurança, vi bastante gente com super câmeras à mão - principalmente gringos e em grupos (havia três navios na cidade), mas usamos a nossa compacta, por via das dúvidas. Ficamos bastante antenados e a segurança não foi um problema.
        Abraço

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019