Salvador é conhecida não só pelas praias mas também pelo seu rico patrimônio histórico e cultural, já que é uma das cidades mais antigas do Brasil. Quem tem vontade de conhecê-la, mas não tem muito tempo disponível, pode aproveitar para visita-la num final de semana. Em apenas 48 horas é possível conhecer algumas das principais atrações turísticas da cidade. Confira neste post uma sugestão de roteiro de 2 dias na capital da Bahia.

Salvador - Bahia

Cartão-postal – Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos


Veja também:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Montevidéu

 

Como o período é curto, recomendo alugar um veículo para se deslocar com mais facilidade pela cidade.  Assim é possível conhecer um maior número de atrações. Depender de ônibus pode ser muito demorado e fazer os passeios de táxi pode ser muito mais caro. Só a corrida do aeroporto até a orla chega a custar até 100 reais, quase o valor da diária do aluguel de um carro. Dirigir em Salvador não é difícil, mas um GPS é fundamental. Quando estive lá aluguei com a locadora Movida e fiquei bem satisfeito. Mais detalhes no post “O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida“.

Para você que também pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Caso não alugue um carro e queira contratar um serviço de transfer partindo do aeroporto, clique aqui para fazer o seu orçamento e a sua reserva.

Para hospedagem há opções para todos os gostos, de hostels e pousadas a hotéis e resorts. Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012. Na minha viagem fiquei no Hotel Mercure Rio Vermelho Salvador, que possui uma ótima estrutura e uma bela piscina de frente para o mar. O relato da estadia você encontra no post “Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho“.

Caso pretenda aquirir um seguro de viagem para visitar Salvador, aproveite a parceria do blog com a SegurosPromo. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Piscina do Hotel Mercure Salvador Rio Vermelho

Piscina do Hotel Mercure Salvador Rio Vermelho

Dia 1

O primeiro dia é um passeio pela orla da cidade, mais especificamente na Barra. É lá que está o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Ele está localizado na ponta da península em que se encontra a capital baiana, num ponto que marca a entrada para a Baía de Todos os Santos. O farol fica no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte a ser construído em Salvador. Atualmente ele funciona como o museu, abrigando o acervo do Museu Náutico de Salvador, que fala sobre a histórica da navegação no Brasil e também sobre a ocupação e a história da cidade.

Próximo ao farol há duas praias, a Praia da Barra e a Praia do Porto da Barra. Esta última é a mais frequentada e agitada e encontra-se entre dois fortes: do lado esquerdo o Forte de Santa Maria, fechado para visitação; e do lado direito o Forte de São Diogo, que pode ser visitado. Se o passeio começou na parte da manhã, vale a pena curtir um pouco da praia e dar um mergulho. Caso o início tenha sido na parte da tarde, melhor deixar o mar para outra ocasião.

Veja mais detalhes sobre as atrações da Barra no post “Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo“.

Farol da Barra - Salvador, Bahia

Farol da Barra

Praia do Porto da Barra - Salvador, Bahia

Praia do Porto da Barra

A tarde termina no Solar do Unhão, um conjunto de construções antigas localizado na cidade baixa de Salvador onde está sediado o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que abriga exposições de artistas nacionais e internacionais. No local há um jardim de esculturas muito bacana, um ótimo local para passar o final da tarde e observar o espetáculo do por do sol.  Nas tardes de sábado acontece uma jam session no Solar, reunindo uma grande quantidade de pessoas. Vale a pena conhecer também é o Solar Café, um café e restaurante localizado junto ao MAM. Caso não dê tempo de visitar o MAM neste primeiro dia, curta o por do sol na Barra e visite-o no final do dia seguinte.

Mais informações e fotos no post “Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia“.

Solar do Unhão - Salvador, Bahia

Solar do Unhão

Por do sol no Solar do Unhão - Salvador, Bahia

Por do sol no Solar do Unhão

À noite você pode conhecer o bairro boêmio de Rio Vermelho, onde há vários bares e restaurantes bacanas, além das tradicionais barraquinhas de Acarajé. Outro ótimo lugar para jantar é a Bahia Marina, onde estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Veja algumas opções no post “Dicas de Restaurantes em Salvador“.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Dia 2

O segundo dia deste roteiro é dedicado em grande parte ao Pelourinho, mas antes vale a pena conhecer o Dique do Tororó, um grande lago próximo à Arena Fonte Nova, que será sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. No centro do lago há oito esculturas que representam orixás. O Dique e o estádio ficam no meio do caminho para a Baixa dos Sapateiros (Rua Joaquim José Seabra), uma rua de comércio popular onde está localizado um ótimo estacionamento privado para quem deseja chegar no Centro Histórico de Salvador.

Orixás no Dique do Tororó - Salvador, Bahia

Orixás no Dique do Tororó

A caminhada no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador pode durar poucas horas ou até um dia inteiro, depende muito da sua disposição, interesse e paciência para aturar os ambulantes e pedintes. Independente disso há alguns locais cuja visita é essencial, como a Igreja de São Francisco, cujo interior é repleto de ouro, e o Largo do Pelourinho, onde há várias casas coloridas, igrejas e museus como a Fundação Casa de Jorge Amado.

Na cidade alta, não deixe de passar na Praça da Sé, onde está o Monumento da Cruz Caída, e também na Praça Municipal, de onde é possível observar a bela vista do elevador Lacerda e da Baía de Todos os Santos, cuja imagem está no início deste post. Para descer até a cidade baixa você pode pegar o Elevador Lacerda, que custa apenas 15 centavos, ou então ir de carro. Lá embaixo está o Mercado Municipal, com feira de artesanato e alguns bares/restaurantes, e também o Forte de São Marcelo, que atualmente encontra-se fechado para restauração.

Veja mais informações e dicas importantes sobre o Pelourinho no post “Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador“.

Pelourinho - Salvador, Bahia

Pelourinho – Salvador, Bahia

Igreja de São Francisco - Salvador, Bahia

Interior da Igreja de São Francisco

O passeio continua em direção ao bairro Bonfim, onde está localizada a Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, uma das igrejas mais famosas de Salvador. É nela que acontece todos os anos, no mês de janeiro, a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim, uma festa religiosa que atrai multidões. A grade que cerca a igreja está repleta de fitinhas do bonfim, amarradas pelos devotos e visitantes. Veja mais fotos da igreja no post “Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim“.

Este segundo dia pode terminar de várias maneiras. Você pode curtir o por do sol no Forte de Monte Serrat, que fica no mesmo bairro da Igreja do Bonfim, ou então voltar para a Barra e ver o sol se pôr nas proximidades do Farol junto com várias outras pessoas que se reúnem no local todos os dias neste horário. Outra opção é visitar o MAM no Solar do Unhão, caso não tenha conseguido no dia anterior.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim - Salvador

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

 

Veja no mapa a localização de todas as atrações sugeridas neste roteiro.


Visualizar Roteiro de 2 dias em Salvador em um mapa maior

 

Sugestões de passeios e atrações em Salvador oferecidos pelos parceiros do blog:

Tour panorâmico por Salvador
Visita guiada por Salvador
Tour pelas praias de Salvador
Tour privado por Salvador. Você escolhe!
Free tour pelo Pelourinho e o centro histórico. Grátis!
Jantar com espetáculo folclórico
Mergulho de batismo em Porto da Barra

 

Veja mais opções de atividades na região de Salvador neste link.

 

Veja mais dicas de Salvador nestes outros posts do blog:

Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador

Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia

Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo

Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho

O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida

Dicas de Restaurantes em Salvador

Restaurante Dona Mariquita: autêntica comida baiana em Salvador

Lafayette, restaurante com vista para o mar em Salvador

Pelô Bistrô: uma surpresa escondida no Pelourinho, em Salvador

Paraíso Tropical: a melhor moqueca de Salvador

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Salvador, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem