As Petronas Towers são duas torres gigantes localizadas no coração de Kuala Lumpur que simbolizam o forte desenvolvimento econômico da capital da Malásia. Atualmente são consideradas as torres gêmeas mais altas do mundo e ocupam a 9ª posição entre os edifícios mais altos já construídos. Quando estive na cidade, em outubro de 2014, fiz a visita aos mirantes das torres e mostro neste post como foi o meu passeio.
As imponentes Torres Petronas estão localizadas no centro da cidade de Kuala Lumpur, uma região conhecida localmente por KLCC, composta por diversos edifícios comerciais, residenciais e grandes hotéis. O complexo das torres conta ainda com um grande shopping center, o Suria KLCC, que possui seis andares e mais de 400 lojas, e também o KLCC Park, um parque urbano que proporciona momentos de tranquilidade em meio ao agito da região.
O projeto das torres começou a ser desenvolvido no início de 1992 e as primeiras fundações iniciaram-se em março de 1993. Elas foram inauguradas oficialmente no dia 31 de agosto de 1999 e desde então mudaram para sempre a história de Kuala Lumpur.
Cada torre possui 88 andares e uma altura total de 452 metros. Elas possuem uma ligação através de uma passarela chamada Skybridge, que está localizada no 41º andar. Cada torre contém ao todo 29 elevadores de alta velocidade e 10 escadas rolantes. Abaixo delas, no subsolo, há mais 5 andares de garagem que comportam até 5.400 veículos.
A visita aos mirantes das Petronas Towers acontece de terça à domingo, das 9:00h às 21:00h. Nas segundas-feiras a atração fica fechada para visitação. Os ingressos atualmente estão custando RM 84,40 para adultos, o que equivale a aproximadamente 70 reais.
Como a atração é muito requisitada e o número de vagas é limitado por dia e horário, eu decidi comprar meu ingresso de forma antecipada pelo site oficial das torres para não correr o risco de não conseguir comprar no dia da visita. Escolhi um horário no final da tarde, que costuma ser o mais requisitado por causa do por do sol. No dia da visita eu descobri na bilheteria que ainda tinha ingressos disponíveis para o meu horário e também para outros horários no mesmo dia e no dia seguinte. De qualquer forma, recomendo comprar o ingresso antecipadamente, pois em determinadas épocas pode ser bem difícil de conseguir comprar no local.
Neste link você também consegue comprar o seu ingresso de forma rápida e prática, pagando em reais e parcelando.
Para visitar as torres eu fui a pé e cheguei lá rapidamente, pois eu estava hospedado no hotel Mandarin Oriental, localizado bem ao lado do complexo. Quem está hospedado numa área mais distante pode chegar até o local utilizando as linhas de trem e metrô, saltando na estação KLCC LRT station, que se encontra a poucos metros das torres.
O acesso à entrada da atração Petronas Twin Towers Visit se dá por uma escada rolante no hall principal entre as duas torres. O acesso a este hall se dá tanto pelo jardim em frente às torres quanto por uma entrada direta através do shopping Suria KLCC.
Ao chegar no local, fui até a bilheteria e apresentei o meu voucher da compra on-line para trocá-lo pelos tickets de entrada. Pouco tempo depois os visitantes do meu horário (18:00h) formaram uma fila e passaram pelos procedimentos de segurança e raio-x antes do início do passeio. Havia cerca de 40 a 50 pessoas no meu horário e a turma foi dividia em três grupos, identificados por crachás de cores diferentes e cada um com seu próprio guia, que acompanha os visitantes do início ao fim do passeio.
A primeira etapa da visita acontece na Skybridge, uma passarela localizada no 41º andar com 58,4 metros de extensão que faz a ligação entre as duas torres. Ela é utilizada não só para facilitar a circulação entre as duas torres, mas também como uma rota de fuga em uma possível situação de emergência. Sua sustentação é feita por um par de suportes com 51 metros de comprimento cada, dotado de sistemas de rolamentos para acompanhar as possíveis oscilações das duas torres sem afetar a estrutura da ponte.
A visita à passarela Skybridge dura cerca de quinze minutos, tempo mais que suficiente para curtir a vista panorâmica da região central de Kuala Lumpur. Infelizmente por causa do dia cinza e chuvoso, a visibilidade no dia da minha visita estava bem prejudicada e por isso as fotos não ficaram tão boas.
Lá do alto é possível avisar melhor o belo jardim em frente às torres, o trânsito intenso de Kuala Lumpur e até mesmo algumas pessoas trabalhando nos escritórios das Petronas Towers.
Da Skybridge também se avista todo o KLCC Park, o belo parque do centro da cidade de Kuala Lumpur, projetado pelo brasileiro Roberto Burle Marx para fornecer um toque verde ao entorno das torres Petronas.
Na passarela há uma tela interativa sensível ao toque que fornece informações sobre as torres e todos os edifícios e atrações que as rodeiam.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Ásia?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
A segunda etapa da visita acontece no 84º andar de uma das torres Petronas, a quase 400 metros de altura, num mirante que ocupa todo o piso e que proporciona uma vista de 360 graus da região.
Como se percebe pelas minhas fotos a seguir, o tempo ruim não me permitiu ver nada além de uma névoa muito densa. Mal dava para enxergar sequer a outra torre, a apenas 50 metros de distância.
Num raro momento de “sorte”, dadas as circunstâncias, a névoa deu um intervalo rápido que me permitiu fotografar a outra torre e ver de perto o seu pináculo, a estrutura localizada no topo das torres e que tem 73 metros de altura. Segundos depois o nevoeiro cobriu totalmente a visão de novo.
O tempo da permanência no topo da torre nesta segunda etapa da visita é de cerca de 30 minutos e a permanência no local é obrigatória, ou seja, você não pode descer antes se quiser, é preciso esperar por todo o grupo para que os visitantes desçam de uma vez só.
Como o dia estava sem visibilidade, foi meio entediante e frustrante ter que ficar quase 30 minutos esperando sem poder curtir a vista panorâmica. Para compensar o tempo de espera, no local há maquetes, painéis interativos, telões multimídia e murais informativos, como um que compara o tamanho das torres Petornas com outros edifícios gigantes pelo mundo.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
Minha visita aos mirantes terminou ao anoitecer e depois eu aproveitei para circular pelo Suria KLCC e assistir ao espetáculo “Lake Symphony”, um show de águas dançantes na fonte do KLCC Park, bem em frente ao shopping. Apesar de eu ter gostado muito do parque, achei esse show das fontes bem fraco, não chega aos pés das Fontes de Dubai, que se encontram junto ao Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, cujo relato da visita com o vídeo das fontes pode ser visto neste link.
Vale muito a pena caminhar pelo parque do centro de Kuala Lumpur à noite para poder curtir o visual incrível das Petornas Towers iluminadas, clareando o céu da capital da Malásia.
Eu gosto muito de visitar mirantes e edifícios altos e minha expectativa era grande para conhecer as Petronas Towers. Por causa das más condições climáticas eu acabei saindo frustrado pela vista, mas mesmo assim fiquei impressionado com a imponência e a estrutura das torres. É um passeio que eu indico tranquilamente para quem vai visitar a cidade e curte fotografas vistas panorâmicas. Só espero que ninguém tenha o mesmo azar que eu quanto ao tempo.
Sugestões de passeios e atrações em Kuala Lumpur oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Kuala Lumpur
Ingresso das Torres Petronas sem filas
Petronas Twin Towers + Ingresso Aquaria KLCC
Ingresso do mirante da Torre KL
Ônibus turístico de Kuala Lumpur
Tour privado por Kuala Lumpur
Excursão ao santuário de elefantes e Batu Caves
Excursão à floresta Taman Negara
Tour panorâmico por Kuala Lumpur e Batu Caves
Visita guiada pelo Jardim Botânico Perdana
Kuala Lumpur: City tour privado de meio dia
Mais opções de atividades em KL neste link e também neste outro link.
Você já visitou as Petronas Towers ou alguma outra torre gigante? Como foi a sua experiência?
Deixe o seu comentário no final deste post!
Posts Relacionados:
Dica de hotel em Kuala Lumpur: Mandarin Oriental
Bangkok: Nas águas do Mercado Flutuante de Damnoen Saduak
Bangkok: O inusitado Mercado do Trem de Maeklong
Hong Kong: Montanhas-russas e Pandas no Ocean Park
Hong Kong: O mirante sky100 no prédio mais alto da cidade
Como é voar na Classe Executiva da Etihad para Abu Dhabi e Cingapura
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Malásia com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Kuala Lumpur no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Hong Kong, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
Olá Diego!
Fantástico post! Adorei as fotos apesar do clima não ter contribuído no dia. Não fique frustrado por isso, afinal passear pela Skybridge e pelo interior das Petronas já valeu para se sentir no filme “Armadilha” de 1999.
Quando estive por lá em março de 2000 ainda não havia a opção desse passeio.
Me contentei passeado pelo Suria e comprando um livro sobre a construção das Petronas.
Lembro que na época as fotos eram com máquinas de filme em rolo. Bati quase dois rolos de 36 poses de tanta empolgação com as torres!
Não foi por inspiração malaia, mas por coincidência que hoje tenho uma filha de 3 anos que se chama Surya. Uma dia quero retornar para Kuala Lumpur e leva-la às Petronas e ao Suria KLCC.
Abs
Fabio
Oi Fábio, muito obrigado pelo comentário. Abs!