Categories: LisboaRestaurantes

Pastéis de Belém em Lisboa: a confeitaria do legítimo doce

Quando se fala em doces portugueses, é impossível não lembrar do tradicional Pastel de Belém, aquele delicioso doce de massa folhada, coberto com um recheio cremoso à base de leite e ovos, muitas vezes polvilhado com açúcar ou canela. O único Pastel de Belém que realmente pode ser chamado assim é o da Antiga Confeitaria Belém, localizada em Lisboa. Todos os outros pasteis que dizemos ser “de Belém”, na verdade são pastéis de nata. Quando estive na capital portuguesa fui tomar um café na confeitaria do autêntico Pastel de Belém e mostro neste post como foi a visita.

Antiga Confeitaria de Belém

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também:
Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Aluguel de carro em Lisboa
Lisboa: Uma tarde nas atrações do bairro Belém
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens

Onde fica e Como chegar na Pastéis de Belém

A Antiga Confeitaria Belém, mais conhecida por “Pastéis de Belém”, surgiu em 1837 e desde sua fundação encontra-se no mesmo endereço, a Rua Belém nº 84, a cerca de 6 km do centro de Lisboa.

A minha visita à confeitaria aconteceu ao final de um passeio no bairro Belém, onde visitei a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, terminando a minha caminhada com um delicioso café na Pastéis de Belém, que fica a apenas 200 metros do mosteiro.

Para chegar ao bairro Belém eu peguei o metrô até a estação “Cais do Sodré”, que pertence à Linha Verde, e troquei para o trem da Linha de Cascais, seguindo viagem até a estação “Belém”, localizada a 600 metros da confeitaria. Em breve vou publicar um relato mais detalhado deste passeio ao bairro Belém aqui no blog.

Outra forma de chegar na “Pastéis de Belém” com o transporte público é pegando o bonde 15E, que possui uma parada bem em frente à confeitaria. Este bonde, lá chamado de “elétrico”, é como um tram ou metrô de superfície. A linha 15E tem início na Praça da Figueira, no centro da cidade, e possui uma parada na Praça do Comércio, próxima ao Arco da Rua Augusta, além de várias outras paradas ao longo do caminho até chegar na Rua Belém.

“A única fábrica dos pastéis de Belém”

Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço 
nest post do blog.

História do Pastel de Belém

Antes de falar da visita à confeitaria, é interessante saber a história do doce e como surgiu a fábrica de Pasteis de Belém. Para não perder nenhum detalhe, resolvi copiar um pequeno texto retirado do site oficial da confeitaria, mantendo o vocabulário no autêntico português de Portugal:

“No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores.

Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”.

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, em instalações anexas à refinação, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do convento. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.

De facto, a única verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.”

Os autênticos e tradicionais Pastéis de Belém

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

A única fábrica dos Pastéis de Belém

Um letreiro na fachada da confeitaria deixa bem claro que esta é a “única fábrica dos pastéis de Belém”. Isto significa que todos aqueles doces que chamamos de Pastel de Belém deveriam se chamar, na verdade, de Pastel de Nata, pois o “de Belém” é somente aquele feito na Antiga Confeitaria Belém, em Lisboa.

“A única fábrica dos pastéis de Belém”

Logo na chegada, a fila em frente à “Pastéis de Belém” pode assustar muita gente, mas na verdade as pessoas que ficam na calçada em fila estão esperando a vez para comprar pasteis para viagem.

Fila em frente à confeitaria

Vale a pena entrar na confeitaria para tomar um café e comer aquele pastel fresquinho, recém saído do forno. O interior da “Pasteis de Belém” é todo decorado com azulejos e preserva muito da arquitetura e da decoração antiga. Há inclusive alguns objetos e louças do passado em exposição.

Antiga Confeitaria de Belém
Louças antigas da confeitaria

A confeitaria é muito concorrida, por isso está sempre cheia. Nos salões da frente, que são pequenos, pode ser difícil encontrar uma mesa disponível.

Salão no início da confeitaria

A dica é caminhar até o fundo do edifício, seguindo as plaquinhas que indicam o serviço de mesa num salão com 400 lugares.

Acesso ao salão no fundo da confeitaria

Você já reservou seu hotel em Lisboa?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros

Nos fundos da confeitaria fica este grande salão, que comporta centenas de pessoas, só que mesmo com tantos lugares, é possível que você o encontre abarrotado de gente. Quando eu estive lá, peguei fila para conseguir uma mesa neste espaço, mas ela andou bem rápido, pois como há muitas mesas, a rotatividade é bem alta.

Fila no salão grande, nos fundos da confeitaria

Fui lá apenas para comer o famoso pastel de Belém e tomar um café. O pastel custa 1,05 euro a unidade e o expresso com leite sai por 1,50 euro. Achei o preço bem justo e até mais barato que alguns outros pasteis de nata que vi pela cidade. Imaginei que por ser o “único pastel de Belém” e um local bem turístico, o produto teria um preço mais elevado.

Cafezinho com os autênticos pasteis de Belém

O pstel de Belém é o carro-chefe da confeitaria, mas o cardápio oferece vários outros tipos de doces e produtos como bolos, tortas, sanduíche e diversas opções de bebidas além do café.

Cardápio da confeitaria (junho 2015)

A receita do Pastel de Belém é secreta e exclusiva, mantendo-se a mesma desde a fundação da confeitaria, em 1837. O pastel é delicioso, mas sinceramente, não há nada de tão diferente ou especial nele em relação a outros pastéis de nata que podem ser provados tanto lá em Portugal quanto aqui no Brasil. A visita à confeitaria vale mais pela história do lugar, pela fama e pela oportunidade de comer o original pastel de Belém.

Caso não queira visitar o bairro Belém por conta própria, você pode contratar algum passeio guiado com os parceiros do blog:
Tour completo por Belém e Lisboa
Excursão a pé de 3 horas em Belém
(Veja mais opções de passeios guiados em Lisboa e região neste link e também neste outro link)

Para finalizar este post, veja no mapa a localização da “única fábrica de Pastéis de Belém”…

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts da região de Lisboa publicados no blog:

Hospedagem
– Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Hotel Porto Bay Liberdade

Atrações, Passeios e Alimentação
– Atrações do Bairro Belém
– Passeio no Parque das Nações
A Fábrica dos Pastéis de Belém
Dicas de Restaurantes em Lisboa

Transporte e Serviços
Transporte Público: metrô, bondes, elevadores e trens
– Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos
O Aeroporto de Lisboa e como ir ao centro da cidade
– Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa

Sintra / Queluz / Cascais
Passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais
O Palácio Nacional de Queluz

Fátima
– Visita ao Santuário de Fátima

Serviços oferecidos pelos parceiros do blog
Transfer de Aeroporto: Opção 1 | Opção 2 | Opção 3
Ingressos e passeios em Lisboa: Opção 1 | Opção 2

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Roma | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Lisboa no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019