O principal atrativo de Floripa é, sem dúvida, sua grande variedade de praias. Porém a capital brasileira que possui boa parte que seu território localizado numa grande ilha, coberta pela Mata Atlântica, também possui outros atrativos naturais longe do mar, entre eles seus inúmeros parques espalhados por toda a cidade. Nesse post vou falar sobre três parques que estão localizados na área urbana da Florianópolis: o Parque de Coqueiros, o Parque da Luz e o Parque Ecológico do Córrego Grande.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade
Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
Floripa: Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
O Parque de Coqueiros encontra-se na entrada do bairro Coqueiros (Avenida Engenheiro Max de Souza, 789), região continental de Florianópolis, bem próximo às pontes que fazem a ligação ilha-continente. Com uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados, o parque conta com uma pista de caminhada e ciclovia de 850 metros, quadras de futebol de areia, uma quadra de futebol com grama sintética, quadra de vôlei, academia da saúde, aparelhos para alongamento, parque infantil, um pequeno lago e uma grande área de gramado, onde é possível brincar com animais ou simplesmente relaxar e curtir o visual. O acesso ao parque é livre e o local conta com um amplo estacionamento.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
O centro da cidade também conta com um parque, o Parque da Luz, localizado próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, nos altos da Rua Felipe Schmidt. Com pouco mais de 37 mil metros quadrados, é uma grande área verde cercada de prédios, numa região bem tranquila do centro de Florianópolis. O parque conta com um campo de futebol, parque infantil e uma grande área verde. É um local um pouco deserto, principalmente durante a semana, por isso não é 100% seguro. O acesso é livre e o estacionamento deve ser feito nas ruas que contornam o parque.
Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x
O maior parque da área urbana de Florianópolis é o Parque Ecológico do Córrego Grande, localizado na Rua João Pio Duarte Silva 535, bairro Córrego Grande, a pouco mais de 1 km da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É o parque mais agradável da cidade e muita gente não faz ideia de que ele existe. Ele possui uma ótima estrutura para receber os visitantes e é muito bem conversado pela prefeitura. A área de 21,3 hectares conta com dois lagos, várias trilhas, pista para caminhada, parques infantis, academia da saúde, espaço para apresentações culturais e eventos, quadra para esportes e espaços para pique-nique. Diversos tipos de árvores e animais podem ser encontrados pelo parque, entre eles coelhos, patos, galinhas, porquinho-da-índia, cágados e até um jacaré-do-papo-amarelo. O parque dispõe ainda de internet wi-fi gratuita para seus visitantes. O acesso ao local também é gratuito e há um pequeno estacionamento na entrada do parque.
Árvore Pau-Brasil |
Jacaré-do-papo-amarelo |
Segue um mapa com a localização dos três parques mostrados aqui no blog….
Visualizar Os Parques de Florianópolis em um mapa maior
A cidade ainda conta com outros parques fora da área urbana, espalhados pela Ilha de Santa Catarina, entre eles o Parque Municipal da Lagoa do Peri, o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, o Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Porção Insular (Naufragados) e o Parque Estadual do Rio Vermelho.
Se você está procurando algum local para ficar hospedado em Floripa, veja algumas sugestões do blog nos links abaixo:
– Hotéis no Centro
– Hotéis na Lagoa da Conceição e Praia Mole
– Hotéis em Jurerê e Jurerê Internacional
– Hotéis na Praia dos Ingleses e Santinho
+ mais opções de hotéis na região de Floripa
Aqui no blog há vários artigos sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos links a seguir você encontra mais dicas e relatos de outros passeios para realizar na capital catarinense e em outras cidades do estado.
ROTEIROS EM FLORIPA
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa
ATRAÇÕES TURÍSTICAS E PASSEIOS EM FLORIPA
– Ilha do Campeche
– Um passeio no centro da cidade
– Ponte Hercílio Luz
– Trapiche da Av. Beiramar Norte
– Almoço na Costa da Lagoa
– Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa
– Projeto Tamar (Barra da Lagoa)
– Mirantes em Floripa
– Parques em Floripa
– Pedras do bairro Itaguaçú
– 12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
– Floripa com crianças: 15 dicas
– Clima em Floripa e o que fazer com chuva
– Restaurantes e Ostras no Ribeirão da Ilha
– Bar do Arante – Pântano do Sul
– Patinete elétrico em Floripa
– Baladas em Floripa
PRAIAS DE FLORIPA
– Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
– Barra da Lagoa
– Praia Brava
– Praia do Forte
– Praia de Jurerê Internacional
PASSEIOS EM SANTA CATARINA
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
– O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro
– As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
– As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Estarei em Floripa no mês de agosto, gostaria de um roteiro de 5 dias, incluindo passeio ao Beto Carreiro e as cidades de Blumenau e Joinvile.
Sei q neste período estará frio, é viável o passei de escuna p Anhatomirim, pois irei com minhas filhas e gostaria q elas vissem os golfinhos.
Grata!
Ana, cinco dias é pouco para você conseguir visitar todas essas cidades, talvez deixe Joinville e/ou Blumenau para uma próxima oportunidade, eu trocaria elas por um dia em Balneário Camboriú, onde você pode visitar o bondinho do Parque Unipraias e o monumento Cristo Luz. Se o dia estiver bonito o passeio de escuna pode ser bem agradável, a não ser que esteja com muito vento ou frio. Abs!
Cara, me tira uma dúvida! Sábado agora estarei partindo para Floripa e com a ajuda do seu blog e do google estou conseguindo fazer um roteiro e sempre usando transporte público. Mas uma coisa que me preocupa que o próprio google maps não mostra são os pontos/paradas de ônibus além dos terminais. Por exemplo, essa rua do Parque do Córrego ela é bem servida de pontos de ônibus? Se eu pedir para o motorista me deixar no ponto mais parte da entrada do parque ele vai deixar? Como funcionada essas paradas de ônibus sem ser os terminais.
Ah... Quando tempo em média dura uma visita nesse parque ecológico?
Obrigado!
Oi Cláudio, a visita ao parque do Córrego dura uma meia hora, talvez nem isso... depende muito de quanto tempo você quer ficar curtindo o sossego do parque. Há alguns pontos de ônibus próximos. Pegue alguma linha no Terminal da Trindade (TITRI) que passe pelo Córrego Grande e peça para o motorista/cobrador lhe avisar quando estiver próximo ao parque. Abs!