Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa oferta gastronômica, afinal a cozinha italiana é uma das mais famosas do mundo. Seja em restaurantes sofisticados ou em pequenos estabelecimentos, certamente você irá comer muito bem na capital da Itália. Neste post eu apresento algumas dicas de onde comer em Roma, com sugestões de restaurantes para comer massas e pizzas, além de gelaterias para provar um autêntico gelato artesanal italiano.
Este artigo faz parte de uma série de dicas sobre Roma.
Acompanhe nas próximas semanas os novos artigos com várias dicas da capital italiana.
Assine o blog através do formulário no final desta página para receber as dicas no seu e-mail em primeira mão.
Veja também:
Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport
Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países
Os restaurantes indicados neste post estão longe de serem os melhores de Roma. São locais que eu visitei, gostei e que por isso resolvi recomendar. Alguns eu conheci por ter lido alguma recomendação em sites ou por indicação de amigos. Já outros eu descobri de passagem, caminhando pela cidade.
As dicas de onde comer em Roma estão divididas em três diferentes áreas, de acordo com a sua localização: centro histórico, bairro Trastevere e arredores do Vaticano. Ao final do post apresento um mapa com a localização de todos os estabelecimentos.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Neste post apresento algumas páginas do cardápio dos restaurantes. Para entender a distribuição das comidas no cardápio na hora do almoço (pranzo) ou jantar (cena), é importante saber como é uma refeição tradicional na Itália, que, de modo geral, é feita em quatro etapas: antipasti, primi piatti, secondi piatti e dolce.
Antipasti – são as entradas ou os aperitivos, refeições mais leves como bruschettas, pães, azeitonas, queijos, salames, presuntos e saladas. Em alguns locais também há opções de bolinhos fritos (fritti).
Primi piatti – é o primeiro prato, com opções mais elaborados, geralmente massas, risotos, sopas ou cremes, sem o acompanhamento de carnes.
Secondi piatti – é o segundo prato, que pode ser uma carne ou um peixe, sem acompanhamento. Os acompanhamentos são chamados de “contorni” e pedidos à parte.
Dolci ou dessert – são as sobremesa. Geralmente finalizadas com um café (caffè).
Nos restaurantes, você não precisa necessariamente pedir as quatro etapas da refeição. Pode pedir apenas uma massa (primo piatto), por exemplo, ou então alguma entrada (antipasti) seguida de uma carne (secondo piatto).
Os preços apresentados neste post são referentes ao mês de setembro de 2019 e estão sujeitos à alterações.
Tenha internet 4G em seu celular na Europa com o chip da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.
Piazza Augusto Imperatore, 30
Este é um restaurante bem conhecido em Roma, famoso mundialmente pelo seu fettuccine Alfredo. Tem um preço de médio para alto, mas as refeições são bem saborosas. Neste restaurante eu pedi uma entrada e um primo piatto. Para começar, minha escolha foi um tartare de salmão com avocado.
Como primo piatto eu solicite o clássico Fettuccine Alfredo, o carro-chefe do cardápio, que custou 19 euros. O molho realmente é uma delícia, mas eu achei bem caro, levando em consideração que este valor é apenas para a massa com o molho, sem nenhum acompanhamento. Se eu não tivesse pedido uma entrada e uns pães que vieram no couvert, talvez teria saído de lá com fome.
Eu poderia ter complementado minha massa Alfredo com alguma carne do menu secondi piatti, mas neste caso a refeição iria ter um preço muito acima do que eu estava disposto a pagar.
Você já reservou seu hotel em Roma?
Clique aqui para ver uma opção de hotel econômico na cidade
Via della Fontanella, 12
Este restaurante eu encontrei por acaso, no meu primeiro dia em Roma, enquanto caminhava no centro da cidade, entre a Piazza del Popolo e a Piazza di Spagna. Ele fica numa via bem tranquila, perpendicular à Via del Corso, com mesinhas na rua.
Para começar eu pedi um fritti, um bolinho de risoto recheado com queijo, chamado Suppli, bem saboroso e que custou 3,50 euros pela porção de duas unidades.
Neste restaurante eu pulei as massas e pedi apenas um secondo piatto, almôndegas ao molho de tomate, que custaram 14 euros e vieram sem nenhum acompanhamento.
O cardápio também possui diversas pizzas, com preços que variam de 9 a 12 euros. São pizzas teoricamente individuais e bem típicas italianas: muito molho e pouco queijo. Provei esta de presunto de parma e estava bem saborosa.
Caminhado à noite pela Via del Corso encontrei esta sorveteria artesanal, chamada apenas de “Gelateria”, que fica numa lojinha bem pequena ao lado da loja Pepe Jeans e em frente à loja da Nike . O sorvete é bem gostoso e há sabores diferentes, como Kit Kat e biscoito Oreo.
Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer de aeroporto e outras atividades em Roma, além de excursões a cidades próximas
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções
Trastevere é o bairro boêmio de Roma, um dos locais mais agradáveis e charmosos da cidade, com diversos bares e restaurantes em suas ruas e praças. Eu visitei o bairro num final de tarde e fiquei até à noite para jantar.
Clique aqui para ver uma opção de tour gastronômico no bairro Trastevere com um guia em português.
Piazza di S. Egidio, 12
Depois de muito caminhar por Trastevere e encontrar diversos restaurantes que eu tinha anotado com filas enormes, acabei parando no Ombre Rosse, que eu descobri por acaso e vi que tinha bons preços no cardápio e boas avaliações do Google e no Trip Advisor. Foi uma ótima escolha, pois foi nele que eu comi a melhor massa da viagem.
Para começar, dividi com amigos uma porção de bruschettas mistas, bem fartas e saborosas, que custaram 8,50 euros a porção com três unidades.
E para jantar eu fui no clássico Spaghetti Carbonara, que estava delicioso e custou apenas 8,50 euros. Este foi o melhor prato que eu comi nos meus três dias em Roma.
Na minha mesa também pediram uma Pinse, uma espécia de pizza individual, bem farta e recheada, que custou 9,50 euros. Esta era de mortadella, com quejo grana padano, pistache e molho pesto.
Piazza Giuseppe Gioachino Belli, 9F
Antes de ir embora do bairro passamos na Gelateria Del Viale, um sorvete artesanal bem famoso em Trastevere, que fica perto da Ponte Garibaldi e da linha do tram, numa lojinha bem pequena e discreta. Este gelato é um dos melhores que eu provei na viagem.
No meu último dia em Roma dediquei boa parte do tempo visitando as atrações do Vaticano, começando pelo museu às 9:00h. Na ocasião eu preferi fazer refeições rápidas em locais que ficassem pelo caminho, sem perder muito tempo em restaurantes.
Via Vespasiano, 47
Em Roma há diversos “Fornos”, estabelecimentos tipo uma padaria, que vendem geralmente pizzas em fatias e também outros alimentos. Este “Forno” eu encontrei por acaso, no meu caminho entre o Museu do Vaticano e a Praça São Pedro. O local é bem pequeno e oferece algumas opções de pizzas quentinhas, recém saídas do forno, além de uma boa variedade de doces, todos feitos por produção própria, como o nome já diz. Os preços são muito baixos, algo em torno de 2 euros por uma fatia de pizza.
Após ter visitado a Praça São Pedro, a Basílica e a cúpula da Basílica, resolvi almoçar neste pequeno estabelecimento, que possui diversas recomendações em sites e boas avaliações no Google e Trip Advisor. O local é pequeno e muito simples, as massas são caseiras e os molhos feitos na hora. A refeição é servida em pratinhos de plástico e os preços são muito acessíveis. Você pode escolher o tipo de massa e o tipo de molho. Não há nenhum acompanhamento.
Minha escolha no EGG foi uma massa com molho Cacio & Pepe, à base de queijo e pimenta, que apesar de simples, estava muito saboroso.
Via di Porta Castello, 8
No caminho entre o Vaticano e o Castel Sant’Agenlo encontrei por acaso esta gelateria, que foi uma excelente surpresa. De todos os gelatos que comi em Roma (e foram muitos!) este foi o que eu mais gostei. Há uma boa variedade de sabores e o gosto do sorvete realmente condiz com o sabor. Digo isto, pois em algumas gelaterias que eu visitei em Roma, os diferentes sabores de gelato pareciam todos ter o mesmo gosto. Mas este da Arena realmente é diferenciado e gostoso.
MAPA
Para finalizar este post, veja no mapa a localização de todas as dicas de onde comer em Roma.
Sugestões de passeios guiados em Roma oferecidos por parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Roma
Free tour por Roma. Grátis! (em português)
Oferta: Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino (em português)
Tour pelo Melhor de Roma a pé (em português)
Tour noturno por Roma iluminada (em português)
Excursão a Pompeia e Nápoles (em português)
Roma: Excursão Comida de Rua com Guia Local (em inglês)
Mais opções de atividades em Roma neste link e também neste outro link.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Veja mais dicas de Roma nestes outros posts do blog:
– Roteiro de 3 dias em Roma (em breve)
Hospedagem:
– Onde ficar em Roma: melhores bairros e hotéis (em breve)
– Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello
– Hotel no Aeroporto de Roma: Hilton Rome Airport
Atrações, Passeios e Alimentação:
– Visita ao Coliseu (em breve)
– Visita ao Vaticano (em breve)
– Museus do Vaticano (em breve)
– Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações
– Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma
– Onde comer em Roma: 7 dicas de Restaurantes e Gelaterias
Transporte e Serviços:
– O Metrô de Roma e outros meios de Transporte Público
– Como ir do Aeroporto de Roma ao Centro: Trem, Transfer e Taxi
– Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa
– Chip de Celular na Europa: Itália, Grécia e outros países
Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Lisboa | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris
Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Roma no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post uma sugestão de hotel econômico na cidade.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Roma e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você está pensando em alugar um carro na Europa, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
Roma não é o tipo de cidade que você vai precisar utilizar o metrô ou…
View Comments
Meu Deus que delícia de pensar em voltar a Roma e comer muiiiiito! kkkk por lá comemos o melhor macarrão ao pesto das nossas vidas! Q saudade da Itália!
obrigado pelo comentário ;)
Caro Diego,
Não sei se você conhece, mas em Roma o melhor sorvete que provamos foi o da Gelateria "Come il Latte" (via Silvio Spaventa, 24), próximo à Via 20 Settembre e metrô Repubblica. Vem o sorvete meraviglioso mais o biscotto e a panna. Vale a viagem! pena que não dá pra levar nas malas.
Oi Maria, muito obrigado pela dica, essa eu não conhecia. Um abraço!