Quando visitei Bangkok, a capital da Tailândia, reservei um dia do meu roteiro para visitar atrações nos arredores da cidade. Uma delas foi o excêntrico Mercado Ferroviário de Maeklong, também conhecido como Mercado do Trem, mundialmente famoso por sediar uma feirinha que acontece sobre uma linha férrea em operação, pela qual um trem passa várias vezes ao dia bem no meio do agito. Veja neste post um relato deste passeio.
Há muitos e muitos anos, quando eu ainda era pequeno, lembro de ter visto um episódio do Globo Repórter com a Glória Maria no qual ela visitava um curioso mercado em que um trem passava no meio de uma feira. Eu tinha achado aquilo muito engraçado, mas na época jamais poderia imaginar que um dia eu iria presenciar aquele momento ao vivo. Muitos anos depois essa oportunidade acabou surgindo de última hora na minha primeira visita à Tailândia.
Conhecer o Mercado do Trem não estava nos planos do meu roteiro de três dias em Bangkok. Eu tinha me programado para visitar elefantes neste dia, mas um imprevisto que aconteceu com o guia que eu havia contratado acabou me fazendo cancelar o passeio quando eu já estava na cidade, com isso tive que contratar os serviços uma outra pessoa.
Meu passeio neste dia acabou sendo feito com a Gift, uma guia tailandesa muito gente boa que aparece no canto da primeira foto deste post com uma blusa amarela. Ela tem uma empresa chamada Gift Private Day Tours, que oferece passeios com guia privado em Bangkok e seus arredores. Em breve irei publicar um post com mais detalhes e indicando os serviços dela, mas enquanto isso você pode conhecer tudo através do site privatetourthailand.com.
O passeio de meio dia (half-day tour), que incluiu a visita ao mercado do trem e ao mercado flutuante, custou 5.900 baht para duas pessoas, equivalente a 194 dólares na época. Além do serviço de uma guia particular, este valor inclui o transporte num veículo bem confortável com ar condicionado, o passeio de barco no mercado flutuante, garrafinhas de água e lenços umedecidos para limpar as mãos.
Clique aqui para reservar um tour ao mercado do trem e ao mercado flutuante.
No final deste post você encontra mais opções de passeios para sua viagem a Bangkok.
No horário combinado, 8 da manhã, a guia nos buscou em nosso hotel com o carro e seu motorista. A viagem até o mercado durou cerca de uma hora, pois ele fica um pouco afastado da cidade de Bangkok.
Quando chegamos foi possível perceber que o mercado de Maeklong é bem grande, ocupa vários espaços não só no trilho, mas também em seus arredores. Ao sair do carro passamos por uma feirinha que acontecia junto à calçada, próxima dos veículos, que vendia principalmente frutas, alimentos e refeições prontas para o consumo, preparadas ali mesmo no local.
Depois entramos num pavilhão fechado, que pode ser considerado um mercado de frutos do mar, pois a maioria das barracas vendia peixes, camarões e outros crustáceos, além de bichos muito estranhos, muitos deles que eu nunca tinha visto antes.
No mesmo ambiente, misturados aos frutos do mar, haviam vários outros tipos de alimentos, como frutas e temperos. Pode parecer exagero da minha parte, mas o cheio neste local é horrível, insuportável, o pior que eu já senti na minha vida. A mistura de peixes com outras comidas e aquela água azeda empoçada no chão torna o ambiente totalmente insalubre.
Não ficamos muito tempo ali, mas foi uma experiência interessante para conhecer como são os hábitos locais e me fez pensar como aquelas pessoas conseguem conviver naquelas condições diariamente.
Saindo deste ambiente fechado chegamos à estação do trem de Maeklong, o destino final do trem que passa pelo mercado. É nela que os passageiros embarcam e desembarcam, mas mesmo assim ela está repleta de barraquinhas de feira por todos os cantos.
Em frente à estação tem início o famoso Mercado do Trem, onde as barraquinhas da feira encontram-se localizadas ao longo de aproximadamente 300 metros da linha férrea. O pequeno espaço entre os dois trilhos acaba se tornando uma calçada onde os turistas e locais se espremem e se empurram para circular pelo local.
Pode até parecer que este mercado seja uma daquelas atrações que são pegadinha para turistas, mas não, ele representa uma tradição bem típica, um espaço onde os habitantes locais fazem suas compras de alimentos no dia a dia e que foi invadido por visitantes estrangeiros que buscam conhecer o estilo de vida da população e a localização inusitada da feira.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Ásia?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
A feirinha neste local vende de tudo um pouco, principalmente frutas, verdura e peixes. Muitas prateleiras que expõem os produtos possuem um sistema de rodinhas para facilitar o seu recolhimento no momento da passagem da locomotiva.
Olhando por cima só conseguimos ver a lona das barraquinhas ao longo da linha do trem.
Com a hora da chegada do trem se aproximando, aos poucos os vendedores começam a recolher seus produtos para liberar o espaço para a passagem do vagão…
E os turistas vão saindo do caminho e procurando a melhor posição para ver e fotografar o tão esperando momento.
Nossa guia, que está acostumada a visitar este mercado, nos colocou numa posição onde ela sempre leva seus clientes, um ponto estratégico que permite ter uma boa visualização do trilho.
Todos os turistas preparam suas câmeras e tentam encontrar o melhor ângulo para fotografar ou filmar a chegada do trem.
Cerca de um minuto antes da chegada do trem o local já está assim, quase totalmente liberado.
Mas acredite, nos últimos segundos, quando todos já tinham saído dos trilhos, ainda teve uma mulher que decidiu comprar mangas na barraquinha do lado oposto, como se ela não tivesse tempo para comprar a fruta antes ou depois.
A buzina indica a chegada do trem, que surge no início da curva onde começa a feirinha.
Aos poucos ele vai se aproximando e passando a centímetros de tudo e todos, inclusive dos alimentos que ficaram junto aos trilhos, numa altura em que a estrutura do trem não consegue tocá-los.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
Foi tudo tão rápido que eu só percebi que ele estava cheio de passageiros quando olhei as fotos no computador, depois de retornar da viagem.
E como num passe de mágica, segundos após a passagem do trem, as barracas voltam a se fechar e a feira volta ao “normal”, como se nada tivesse acontecido ali naquele lugar.
O trem passa pela feira cerca de 4 ou 5 vezes ao dia, um pouco de manhã e um pouco à tarde. Não sei dizer os horários exatos, mas todos os guias e empresas que levam os turistas ao local sabem chegam lá no tempo certo para presenciar este momento. Pelo horário que vi no arquivo das minhas imagens, esta passagem aconteceu as 9:43h da hora local.
Na ansiedade de ver o trem passar, acabei não fazendo nenhum vídeo, até porque não dá tempo. Tive que decidir entre fotografar ou filmar e acabei optando pelas fotos, mas encontrei no YouTube um vídeo bem legal que mostra bem a chegada do trem e a volta à normalidade após sua passagem.
Minha visita ao Mercado do Trem, que surgiu de última hora, acabou sendo bem mais divertida que eu imaginava. Não considero o local uma atração imperdível e obrigatória para quem visita Bangkok pela primeira vez, mas se o seu roteiro na cidade for mais longo e caso você queira fazer passeios nos seus arredores, vale a pena considerar visitar o mercado de trem num tour de um dia, incluindo alguma outra atração no período da tarde, como no meu caso. Neste dia, depois do Mercado Ferroviário de Maeklong, fui conhecer o famoso Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, cujo relato da visita pode ser lido neste link.
Sugestões de passeios e atrações em Bangkok oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Bangkok
Ônibus turístico de Bangkok
Tour de tuk tuk por Bangkok
Espetáculo Muay Thai Live
Ingresso do Ladyboy Show no Calypso Cabaret
Cruzeiro de luxo pelo rio Chao Phraya
Tour Flexível a Pé: Grande Palácio, Wat Pho e Wat Arun
Bangkok: Excursão de Ônibus e Barco Ayutthaya 1 Dia
82º Andar do Baiyoke: Jantar e Deque de Observação
Excursão ao Santuário de Elefantes com Traslado
Mais opções de atividades em Bangkok neste link e também neste outro link.
Você já visitou este mercado perto de Bangkok? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post!
Posts Relacionados:
Como é ficar no luxuoso hotel Mandarin Oriental Bangkok
Aula de Culinária Tailandesa no hotel Mandarin Oriental Bangkok
O Aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi e Transfer para o Hotel
Bangkok: Nas águas do Mercado Flutuante de Damnoen Saduak
Como é voar na classe executiva da Hong Kong Airlines
Hong Kong: Montanhas-russas e Pandas no Ocean Park
Hong Kong: O mirante sky100 no prédio mais alto da cidade
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Tailândia com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Bangkok no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Tailândia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
Acabei de ver agora há pouco uma live que mostra o percurso do trem passando na feira inclusive , muito interessante. Imagino a bagunça que deve ser com todo aquele povaréu e a mistura de cheiros vindos do mercado , fiquei pensando que pode ter sido de um mercado assim parecido, que supostamente , saiu o coronavírus mundo afora 🙂 … Boas Viagens pelo mundo e Bom dia ! 16/4/020 .
Obrigado pelo comentário!!
Oi Janine, obrigado pela msg. Acho que há venda de artesanato sim, mas roupas eu não lembro. Abs!
Olá Diego!
Muito legal o vídeo e as fotos do mercado do trem! Fiquei imaginado estar na pele desses vendedores e ter que ficar puxando as coisas 4 ou 5 vezes por dia. Trabalheira hein?
Estou acompanhando sua viagem pelo sudeste asiático. Estou ansioso para ler os posts sobre Kuala Lumpur e Cingapura.
Estive no ano 2000 nessas cidades e vivi experiências exóticas.
Abraço
Fabio
Oi Fábio, obrigado pelo comentário. Um abraço!