A Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, é uma das igrejas mais conhecidas e visitadas de Salvador. Foi construída entre 1746 e 1754 para abrigar a imagem do Nosso Senhor do Bonfim, que foi trazida de Portugal no ano de 1745. O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e a devoção do povo baiano ao santo é muito forte.
Alugue um carro em Salvador no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x
A grade que cerca a igreja está repleta de fitinhas do bonfim, amarradas pelos devotos e visitantes. A fitinha é uma tradição que existe desde o início do século XIX e é impossível ir embora de Salvador sem levar algumas. Elas estão em todo lugar da cidade, sempre há alguém oferecendo, empurrando ou insistindo para que você pegue uma fitinha. Eles dizem que é de graça, mas depois acabam pedindo alguma contribuição ou tentando vender algum artesanato. A tradição diz que a fita deve ser amarrada ao pulso com três nós, sendo que a cada nó deve ser realizado um pedido, e depois é só aguardar a fitinha cair com o desgaste natural. E isso pode demorar muito, muito tempo!
A igreja tem um estilo neo-clássico com fachada em rococó. Seu interior é rico em detalhes, com um belo afresco no teto e vários painéis de azulejos na sacristia ao lado. O dia do padroeiro Senhor do Bonfim é o segundo domingo do mês de janeiro, data em que ocorre a famosa lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, considerada a festa religiosa mais importante da Bahia e a segunda manifestação popular que atrai mais pessoas no estado, perdendo apenas para o carnaval. As baianas que lavam as escadas percorrem um trajeto de oito quilômetros carregando a água de cheiro, partindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a do Bonfim. Esse ritual se repete todos os anos, desde 1754.
A igreja está localizada junto à Praça Senhor do Bonfim, no alto de uma colina do bairro Bonfim, a 6,5 km do Mercado Modelo e a 12 km do Farol da Barra. O caminho da cidade baixa à igreja é um pouco confuso, mas há algumas placas ao longo do trajeto para auxiliar. Mas nessas horas um GPS no carro ajuda bastante. Estacionamos o carro na pracinha e o flanelinha cobrou 5 reais antecipado. Parece que o preço é tabelado, em vários pontos da cidade nos cobraram esse mesmo valor.
Para quem pensa em visitar a igreja do Bonfim, um conselho: tenha bastante paciência! Os pedintes e ambulantes são chatos e nem a presença da polícia inibe a abordagem deles aos turistas. Se alguém oferecer algo de graça, não aceite, pois logo em seguida vão querer seu dinheiro pedindo “uma contribuição”. Isso vale não só para esta área, como para a cidade inteira.
Veja no mapa a localização da igreja.
Sugestões de passeios e atrações em Salvador oferecidos pelos parceiros do blog:
Tour panorâmico por Salvador
Visita guiada por Salvador
Tour pelas praias de Salvador
Tour privado por Salvador. Você escolhe!
Free tour pelo Pelourinho e o centro histórico. Grátis!
Jantar com espetáculo folclórico
Mergulho de batismo em Porto da Barra
Veja mais opções de atividades na região de Salvador neste link.
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Salvador no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Salvador, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.
Posts Relacionados:
Roteiro de 2 dias em Salvador
Um Passeio no Pelourinho e no Centro Histórico de Salvador
Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia
Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo
Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho
O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida
Dicas de Restaurantes em Salvador
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
No Comment