Localizado no Oriente Médio, os Emirados Árabes vêm se firmando cada vez mais um dos principais destinos turísticos do mundo. Dubai, seu emirado mais conhecido, já é uma das dez cidades mais visitadas do planeta. Considerada a cidade do futuro, seus empreendimentos que provam que o impossível não existe e que qualquer limite pode ser superado. Prova disso é o Burj Khalifa, o maior edifício do mundo e um de seus principais pontos turísticos. A cidade de Abu Dhabi não deixa por menos e, apesar de não ser tão famosa quanto Dubai, vem se preparando para se tornar uma potência, com cada vez mais atrações interessantes. Veja neste algumas informações essenciais e dicas que você precisa saber antes de viajar para Dubai e Abu Dhabi..
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os Emirados Árabes
Clique aqui para acessar o índice de artigos com todas as dicas de Dubai e Abu Dhabi
Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes
Um dia em Abu Dhabi, bate-volta partindo de Dubai
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação composta por sete emirados, localizados no sudeste da Península Arábica: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Qaiwain, Ra’s al-Khaimah e Fujairah. Eles fazem fronteira com países como o Qatar, Arábia Saudita e Omã e foram oficialmente estabelecidos no dia 2 de Dezembro de 1971. A capital dos Emirados é Abu Dhabi e a cidade mais populosa do país é Dubai, que também é o emirado mais popular e conhecido mundialmente.
O presidente atual do país é Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, que assumiu em novembro de 2004, quando faleceu o então presidente Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que comandava o país desde sua formação. O Sheikh Zayed é considerado um grande líder e responsável pelo crescimento e desenvolvimento do país. Ele dá nome há vários locais importantes, como a Sheikh Zayed Road, a principal rodovia de Dubai, e a magnífica Sheikh Zayed Mosque, a maior mesquita do país, localizada em Abu Dhabi. Os Sheikhs são personagens muito admirados e respeitados pelos árabes e é muito comum encontrar suas fotos estampadas em diversos locais públicos.
Os Emirados possuem uma localização estratégica importante no Oriente Médio, próximo à Europa, Ásia e África, por isso o país pode ser considerado um ponto de encontro para o comércio mundial. A descoberta de uma das maiores reservas de petróleo do mundo no litoral dos Emirados há mais de 30 anos permitiu que o país tivesse uma grande expansão no deu crescimento e desenvolvimento. A crise econômica mundial recente atingiu os Emirados, que chegou a sofrer recessão, tendo muitos mega-projetos cancelados ou adiados. Aos poucos o país vem se recuperando e o desenvolvimento volta a tomar força, com grande ajuda de setores como o turismo, o comércio e o mercado imobiliário, que cada vez mais contribuem para elevar as receitas do país.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
A população dos Emirados Árabes é de cerca de 5,5 milhões de habitantes, que corresponde a metade da população do município de São Paulo. A cidade mais populosa é Dubai, com aproximadamente 2,2 milhões de habitantes. A miscigenação de povos é muito visível, já que mais da metade da população do país não é árabe, sendo composta principalmente de imigrante de países como Índia, Paquistão e Filipinas. Esses imigrantes geralmente ocupam postos de trabalho com mão-de-obra barata, em setores da indústria e de serviços.
A religião predominante é o islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra de deus e que ele fornece os princípios morais para lidar com as questões da vida. Apesar de Dubai e Abu Dhabi serem cidades globalizadas e modernas, o povo muçulmano segue a tradição e o respeito à sua religião.
A cultura do povo árabe é muito diferente do que estamos acostumados e num primeiro momento isto pode ser um choque para muitos que desconhecem o mundo islão. Os homens se vestem com roupas brancas e turbantes na cabeça, enquanto as mulheres se cobrem em tecidos pretos, muitas vezes deixando apenas os olhos descobertos. É interessante ler um pouco sobre o islamismo para entender e respeitar suas tradições. É um estilo de vida impactante, mas ao mesmo tempo muito interessante. Ao mesmo tempo em que são extremamente conversadores com determinados hábitos, são liberais quando você percebe, por exemplo, que um árabe pode ter mais de uma esposa. Viajar para os Emirados e sentir um pouco do clima e da cultura do mundo islão torna a viagem ainda mais rica e interessante.
O idioma oficial dos Emirados é o árabe, uma língua impossível de ser compreendida, já que a escrita é feita de um jeito que para nós parece ser apenas um monte de rabiscos. Mas já que mais da metade da população é de imigrantes e como a Dubai é um centro mundial de negócios, o inglês é muito utilizado, como se fosse uma segunda língua oficial. Nos hotéis, restaurantes e lojas, certamente você será atendido em inglês. Tudo lá é bilíngue, do cardápio às placas de trânsito, tudo é escrito tanto em inglês quanto em árabe. É curioso observar que até os logotipos de empresas/restaurantes são convertidos para o árabe.
Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.
A moeda oficial é o dirham, também conhecida por dirame. É uma moeda fácil de ser utilizada, a numeração das notas e moedas é similar ao nosso real. Na hora de fazer o câmbio, cem reais equivalem a aproximadamente 187 dirhams. É praticamente impossível obter a moeda dos Emirados aqui no Brasil. A melhor forma de obtê-la é trocando euros ou dólares por dirhams nas casas de câmbio de algum ou então sacando a moeda local nos caixas eletrônicos de algum emirado. As melhores cotações encontradas foram numa casa de câmbio de Dubai localizada dentro do mercado de ouro (gold souk), onde 1 dólar = 3,66 dirham e 1 euro = 4,70 dirham. Leia mais sobre o assunto no post “Casas de Câmbio em Dubai e a moeda dos Emirados Árabes“.
Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
Não é necessário tomar nenhuma vacina para viajar ao país.
O visto para entrar no país também não é necessário. Desde o dia 03/06/2018, cidadãos brasileiros não precisam mais emitir visto de turismo para entrar no país. Os visitantes podem entrar, sair e circular pelo Emirados Árabes por um período de até 90 dias a cada 12 meses. A autorização é emitida na chegada ao destino, sem burocracia e de forma gratuita, sendo necessário apenas apresentar o passaporte, com pelo menos 6 meses de validade pela frente.
Quem deseja alugar um veículo vai precisar da carteira de habilitação internacional, a PID (Permissão Internacional para Dirigir), que deve ser apresentada à locadora juntamente com o passaporte e com a carteira de habilitação brasileira. Se você pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.
É importante fazer um seguro de viagem para visitar os Emirados Árabes, pois sempre estamos sujeitos a algum imprevisto, como, por exemplo, problemas de saúde, acidentes ou extravio de bagagens. Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
Você já reservou seu hotel em Dubai?
Clique aqui para ver as principais opções e as melhores áreas
O clima nos Emirados é árido subtropical, quente e ensolarado o ano inteiro. De junho a setembro, verão em Dubai e inverno no Brasil, as temperaturas ficam extremamente altas, passando dos 45ºC durante o dia e com sensação térmica acima de 50ºC. As altas temperaturas e o tempo úmido transformam o país numa verdadeira sauna e poucas pessoas se arriscam a andar nas ruas a pé durante o dia. Nas noites de verão o tempo não dá trégua e as temperaturas podem passar de 30ºC.
De dezembro a março, verão no Brasil e teoricamente inverno em Dubai, as temperaturas ficam mais amenas e aceitáveis, na faixa de 20ºC a 30ºC durante o dia e abaixo de 20ºC à noite. Por isso, esta é a melhor época para visitar os emirados. Apesar de ser inverno, estes meses são considerados a alta temporada do país, atraindo uma grande quantidade de turistas. Em qualquer outra época, a viagem aos Emirados pode se tornar desconfortável por causa do calor excessivo, principalmente durante o verão árabe.
Dizem que é raro chover em Dubai, coisa para duas ou três vezes por ano. As chuvas que ocorrem geralmente são nos meses de inverno, quando as temperaturas estão mais amenas. Tive a sorte (ou azar, dependendo do ponto de vista) de presenciar esse fenômeno raro. No meu segundo dia em Dubai choveu muito, uma tempestade forte que durou poucas horas, mas foi o suficiente para alagar a cidade, que não possui bueiros e não está preparada para receber chuva. Várias ruas e grandes avenidas ficaram cobertas de água e o trânsito virou um verdadeiro caos. Perdi um bom tempo de passeio preso num engarrafamento, mas pelo menos posso dizer que tive a oportunidade de ver a chuva cair no deserto!
Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer de aeroporto e outras atividades em Dubai e Abu Dhabi
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções
Durante o mês do ramadã, todos os serviços de alimentação em locais públicos, como restaurantes e cafés, permanecem fechados do amanhecer ao pôr do sol, pois é neste período que os muçulmanos devem praticar o jejum imposto pelo islamismo. É extremamente proibido consumir qualquer alimento ou bebida em público durante o ramadã, incluindo água mineral. Os turistas só vão conseguir se alimentar nos restaurantes de hotéis, que funcionam normalmente durante o dia. Em 2020 o ramadã irá ocorrer de 23 de abril a 23 de maio. Falando em proibição, também não é permitido ingerir bebida alcoólica em público, e isso vale durante o ano inteiro. É bom evitar manifestações de afeto em público, como troca de carícias ou beijos mais acalorados, pois isto é considerado uma ofensa à cultura muçulmana.
O fuso horário dos Emirados Árabes é de +4 horas em relação à Greenwich e 7 horas a mais em relação ao Brasil, sendo assim, quando aqui é meio-dia, lá em Dubai é 7 da noite. O final de semana para os árabes é na sexta-feira e no sábado, sendo assim a noite de quinta-feira em Dubai é como se fosse a noite de sexta-feira em São Paulo. O domingo deles é um dia útil e equivale à nossa segunda-feira. A sexta-feira é o dia sagrado e alguns estabelecimentos podem não abrir, pois é neste dia que as famílias muçulmanas costumam frequentar as mesquitas para orar.
A voltagem é de 220v, mas o padrão de tomada com três pinos é diferente do que utilizamos, por isso é recomendável levar um adaptador universal.
Dubai é o destino mais popular dos Emirados Árabes, considerada por muitos como a cidade do futuro. Ainda preserva muitos traços da cultura árabe, mas possui uma característica única de ser a cidade dos mega-projetos, de exclusividades como o edifício mais alto do mundo, o único hotel 7 estrelas, ilhas artificiais em formato de palmeira, uma grande pista de esqui coberta dentro de um shopping center, entre vários outros empreendimentos de grande porte.
Cada vez mais Dubai se firma como um dos principais destinos turísticos do planeta, com centenas de hotéis, restaurantes e grandes shopping-centers. A melhor forma de explorar a cidade é de carro, pois muitos atrações são distantes umas das outras, mas quem optar pelo sistema de transporte público não vai ter problemas, já que a rede de metrôs, ônibus e táxis é bem abrangente.
Uma boa forma de começar o passeio pela cidade é visitando sua região central, nos arredores do Creek, um canal que corta a cidade. Foi a partir desta área que a cidade se expandiu até se tornar o que é hoje. O Dubai Museum é um bom local para conhecer toda a história da cidade e também dos costumes e tradições da cultura árabe. Do outro lado do creek estão os souks, mercados de rua que vendem de temperos a jóias de ouro.
Outro local imperdível é o Dubai Mall, o maior shopping center da cidade e que possui lojas das melhores grifes do mundo. Junto ao shopping está o Burj Khalifa, a construção mais alta do mundo já feita pelo homem. O edifício é incrível e se torna um ponto de referência, já que é facilmente visto de qualquer ponto de Dubai. Junto ao shopping e ao Burj estão as Fontes de Dubai, um show de águas dançantes imperdível que ocorre todas as noites a partir das 18h.
Também não podem faltar visitas a locais como a praia Jumeirah, onde está o famoso hotel 7 estrelas Burj Al Arab, um passeio pela ilha artificial the Palm para conhecer o grandioso hotel Atlantis, e também um giro pela Dubai Marina, um complexo de prédios ao redor de um canal artificial com alguns dos edifícios mais belos da cidade.
Tive a oportunidade de estar em Dubai justamente no final de semana do dia 2 de dezembro, data em que é celebrado o “Dia dos Emirados Árabes”, uma espécie de dia da independência, já que foi nesta data que o país foi formado. A cidade estava totalmente enfeitada com bandeiras e com as cores dos Emirados Árabes e era visível a felicidade e o orgulho da população local de celebrar esta data tão importante.
Veja todos os posts com dicas de Dubai.
A capital dos Emirados Árabes pode não ser tão famosa quanto Dubai, mas está fazendo de tudo para ter uma visibilidade tão grande ou até maior que a cidade mais popular dos Emirados. Talvez o maior destaque seja durante as transmissões do grande prêmio de Formula 1, disputado na Yas Island, uma ilha artificial que está se tornando um dos maiores pólos de lazer e entretenimento dos Emirados Árabes.
Outros grandes projetos estão em execução em Abu Dhabi, como a construção de hotéis luxuosos, de uma cidade planejada e totalmente auto-sustentável (cidade de Masdar), e da filial de dois dos museus mais importantes do mundo, o Louvre Abu Dhabi e o Guggenheim Abu Dhabi.
Passei apenas um dia em Abu Dhabi, fazendo um bate-volta partindo de Dubai. Só tive tempo de fazer um rápido passeio pela cidade e visitar suas duas principais atrações: o Ferrari World, parque temático da Ferrari, e a incrível Mesquita Sheikh Zayed, a maior mesquita dos Emirados Árabes. Talvez um dia tenha sido suficiente, mas daqui uns anos a cidade vai ter tantos atrativos novos que certamente merecerá ser visitada por mais dias.
Sugestões de ingressos e passeios guiados em Dubai e Abu Dhabi oferecidos pelos parceiros do blog:
Tour privado por Dubai com guia em português
Tour privado por Abu Dhabi em português
Ônibus turístico de Abu Dhabi
Abu Dhabi: Excursão Guiada Circuito de F1 Yas Marina
Lancha em Dubai: Marina, Atlantis, Palm e Burj Al Arab
Ingresso do Burj Khalifa (124º e 125º andares)
Desert Safari com jantar e espetáculo
Mais opções de atividades em Dubai neste link e também neste outro link.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts de Dubai e Abu Dhabi publicados no blog:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Dicas gerais para visitar os Emirados Árabes
Dubai – Hospedagem
Onde ficar em Dubai | Holiday Inn Express Jumeirah
Dubai – Dicas
Aluguel de carro | Casas de Câmbio
Compras em Dubai | Restaurantes
Metrô de Dubai | Aeroporto de Dubai
Dubai – Passeios
Mirante do Burj Khalifa e Fontes de Dubai
Centro de Dubai, Museu e Mercado de Ouro
Hotel Atlantis e parque aquático Aquaventure
Jumeirah Beach, Burj al Arab e Dubai Marina
Safari com jantar no deserto
Abu Dhabi
Um dia em Abu Dhabi
Parque Ferrari World | Mesquita Sheikh Zayed
Aeroporto de Abu Dhabi | Classe executiva da Etihad
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Dubai e Abu Dhabi no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Dubai.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer de aeroporto e passeios guiados para explorar Dubai e Abu Dhabi.
Clique nos links a seguir para conhecer todas as opções.
Atividades em Dubai: Opção 1 | Opção 2
Atividades em Abu Dhabi: Opção 1 | Opção 2
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos Emirados Árabes, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto de 5% no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Dubai neste post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Estou em Dubai ha 10 dias vou ficar 20 no total.
Precisa preparar o bolso para passeios, comida, bebida e transporte, pois eh tudo muito caro.
Para que tenham um parâmetro, na praça de alimentação do shopping vc não almoça por menos de 100 reais
Oi Eliana, muito obrigado pelo comentário. Boa viagem!
Olá!! Eu to indo pra lá esse ano, mas estou com várias dúvidas. Sobre esse final de semana deles, a nossa famosa sexta feira... Os shoppings funcionam? Nosso segundo dia lá vai ser numa sexta..... não sabíamos disso na hora de marcar! Aliás. O que funciona nesse dia? Pelo menos a tarde... Obrigada!
Oi Catarina, os shoppings funcionam todos os dias, mesmo na sexta-feira. Abs!
Olá, vou fazer uma paradinha de apenas 1 dia em Abu Dhabi. O que você me recomendaria fazer? Estou com um grupo com 3 estudantes mulheres adolescentes.
Oi Aline, recomendo visitar a mesquita, que é muito bonita, ou então o parque de diversões da Ferrari, que fica um pouco afastado da cidade. Abs!
Muito obrigado, Eduardo. Um abraço!
Obrigado, Nicolas. Um abraço!
¡Enhorabuena por el blog! Informaciones valiosas. Pero, si dependen de un solo centavo mío, esos musulmanes van a morir de hambre. Gente arcaica y despreciable. Rehusaría darle dinero a esa gente.
Preferiría gastarme el dinero viajando a otros lugares, como a Europa, donde se respetan los derechos humanos y las libertades individuales, sobre todo
Obrigado pelo comentário.
Olhe, tenho vontade de conhecer os Emirados, mas todo mundo só vai a
Dubai (e a maioria nem sai do mega-aeroporto - para eles, os Emirados são mesmo a Emirates...), alguns vão a Abu Dhabi, mas são sete emirados e pelo que andei lendo,
a verdadeira joia preciosa é Ras al Khaimah, duas horas ao norte de Dubai. Bem
mais tranquilo, mais genuinamente árabe, sem os excessos artificiais e
extravagantes de Dubai, e com uma natureza deslumbrante, mistura de
deserto com mar. montanhas e penhascos no mesmo lugar. Outro lugar de onde quem foi
volta com brilho nos olhos é Oman, o país vizinho (não é outro emirado, é outro país, mesmo), que todo mundo acha
simplesmente deslumbrante. Repito que nunca fui, mas quando for,
pretendo conhecer um pouco do lado menos turístico e mais autêntico da
região. Fica a dica para quem quiser sair do trivial.
Obrigado pelo comentário e pelas dicas. Um abraço!
Gostei muito de seus comentários e gostaria de fazer algumas perguntas que com certeza irão me ajudar muito, ai vai, pretendo viajar com minha esposa, e não falamos inglês, qual o grau de dificuldade terei, pois não pretendia viajar por agencia, ou seja com guia, talvez contrate lá, e quanto de dinheiro você acha necessário para 10 dias, obviamente aproveitando tudo que de interessante tiver nas cidades, quero ir a dubai e abu-dabi, quanto tempo de lá fica a Turquia,ou melhor a capadócia,desde já agradeço e te parabenizo pela bela narrativa.
Luiz, se você quer contratar guias posso te indicar as meninas do site guiaemdubai.com, elas são brasileiras e tem uma agência com guias que falam português lá em Dubai e também podem te auxiliar com o visto necessário. Diga que foi uma indicação minha! Quanto ao dinheiro, difícil estipular assim, pois gasto é uma coisa muito pessoal e depende de vários fatores. Um abraço e obrigado pelas palavras.
Olá Diego,
Adorei o seu post, até mesmo pq estou programando ir a Dubai e Abu Dhabi no réveillon. Vc acha que crianças aproveitam bem essa viagem. Qual a sua sugestão de um bom hotel.
Obrigada por suas informações,
Mônica
Mônica, há dezenas de hotéis excelentes em Dubai, depende do quanto você está disposta a gastar. O Atlantis The Palm e o Jumeirah Beach Hotel são ótimos e ambos possuem parque aquático para as crianças. Veja mais dicas de hoteis nesse post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/04/hoteis-em-dubai-emirados-arabes.html
E para as atrações infantis, recomendo que leia um dos últimos comentários desta outra página:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/04/roteiro-em-dubai-emirados-arabes.html
Abraço!
eu penso ir em maio ou junho, aconselha que fique em dubai ou abu dhabi?
acha facil o uso de transportes para conhecer a cidade?
pelo que pesquiso "nao é possivel" ficar nalgum sitio sem ter de usar transporte...
Em Dubai você tem mais coisas para ver e fazer. Lá pode se deslocar de metrô e também utilizar o ônibus turístico, que circula pelas principais atrações da cidade. Um abraço!!
existe nesta viagem reuniao dos guias a fazerem publicidade para os passeios e atividades que possam interessar aos turistas?
Não entendi a sua pergunta.
quais as melhores lojas para comprar lembranças baratas?
por onde viajei as melhores eram as lojas dos chineses kkkk, la tb tem?
Dércio, eu te respondi no roteiro de 4 dias em Dubai:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/04/roteiro-em-dubai-emirados-arabes.html
aqui é normal ao comprar a viagem+hotel numa agencia, ao xegar ao destino, na manha seguinte no hotel tem uns guias turisticos que fazem uma reuniao para quem quiser saber sobre que visitar no local e comprar passes para fazer o passeio, pergunto se sabe se aí existe disso...
Não sei te informar se existe isso em Dubai.