Quando viajei para Mendoza dediquei um dia do meu roteiro para visitar as atrações da Cordilheira dos Andes, percorrendo a Ruta Nacional 7 em direção à fronteira da Argentina com o Chile. O ponto alto do passeio, literalmente falando, foi a visita ao monumento Cristo Redentor de Los Andes, que se encontra a 3.848 metros acima do nível do mar, bem na divisa dos dois países. Veja neste post como foi esse passeio gelado nas alturas.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Argentina
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Buenos Aires e Mendoza
Veja também:
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Onde se hospedar em Mendoza: dicas de hotéis
As principais vinícolas de Mendoza: dicas para a visitação
Mendoza: Um passeio nas atrações do Centro da cidade
Esta visita ao monumento aconteceu durante meu passeio nas montanhas, relatado em detalhes no post “Mendoza: O passeio nas montanhas da Cordilheira dos Andes“. Decidi separar esta etapa em um novo post devido à grande quantidade de fotos e também porque nem sempre quem faz o tour da montanha consegue visitar o Cristo.
Saímos de Mendoza as 9:30h e depois de três horas e meia de viagem, onde só fizemos uma parada para o café em Uspallata, chegamos a Las Cuevas, um pequeno povoado com menos de 50 habitantes bem próximo da fronteira da Argentina com o Chile.
Ali paramos no restaurante “Nido Condores”, onde um amigo do nosso guia já nos esperava com sua camioneta para subirmos a difícil estrada de acesso ao Cristo. Meu guia não quis subir com seu Corolla, um carro mais baixo, por isso conseguiu emprestado esse outro carro maior com seu amigo.
A estrada que dá acesso ao Cristo se inicia às margens da Ruta Nacional 7, junto a uma espécie de portal chamado Arco de Las Cuevas. A partir deste ponto a estrada é de chão batido por todo o percurso montanha acima. Esta era a antiga rota existente entre Mendoza e Santiago antes da construção do Túnel del Cristo Redentor, que surge logo depois para quem continua o caminho pela RN7.
Quando entramos nessa estrada empoeirada cruzamos com alguns carros com placas do Brasil e com adesivos que indicavam que eles faziam parte da organização do famoso Rally Dakar, que há alguns anos tem acontecido na América do Sul, passando por países como a Argentina, o Chile e a Bolívia.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Argentina?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
Logo no início já entendemos porque nosso guia não quis fazer a visita ao Cristo com seu veículo baixo. A estrada até o monumento tem 9 km de chão batido morro acima e só funciona durante o verão, quando não há neve. As curvas são bem fechadas e a largura da pista é bem variável, sendo muito estreita em determinados trechos. Sem falar nos penhascos na beira da estrada, que são assustadores.
Mesmo com toda essa dificuldade, encontramos todos os tipos de carro durante o trajeto, desde carros simples com motor 1.0 (que devem ter sofrido muito pelo caminho) a carros maiores, como camionetes, vans de turismo e até micro-ônibus. Há ainda aqueles que se aventuram a subir a montanha de bicicleta ou até mesmo a pé, fazendo um trekking que demora horas e deve ser muito cansativo.
A cada curva que fazíamos o cenário se tornava ainda mais interessante. O tempo estava meio fechado nos arredores de onde estávamos e de longe era possível ver tempestades de neve nos picos das montanhas mais altas.
Olhando para cima ainda havia muita estrada pela frente e os carros e ônibus pareciam miniaturas, de tão longe que se encontravam.
E olhando para baixo, a Ruta Nacional 7 e o povoado de Las Cuevas ficavam cada vez mais distantes.
Aos poucos as curvas iam ficando a para trás…
E fomos chegando cada vez mais próximos da altitude onde havia neve acumulada nas montanhas.
Ao todo levamos 25 minutos do início da estrada em Las Cuevas até o estacionamento do Cristo. A temperatura no termômetro do carro despencou de 11 graus lá embaixo para 6 graus no topo da montanha, mas o forte vento fazia com que a sensação térmica fosse de temperatura negativa.
Em menos de meia hora saímos de uma altitude de 3.100 metros em Las Cuevas para 3.848 metros acima do nível do mar junto ao Cristo. Essa mudança rápida de altitude traz consequências para nosso organismo. A respiração fica ofegante, o coração bate um pouco mais rápido e não temos tanto fôlego para ficar andando para lá e para cá.
É assustador olhar do alto todo o percurso que fizemos na estrada sinuosa, mas todo esforço físico e psicológico é compensado pelo visual incrível que se tem lá de cima.
Enfim chegamos à famosa estátua do Cristo Redentor de Los Andes, que tem quase sete metros de altura, pesa cerca de quatro toneladas e encontra-se sobre um pedestal com seis metros de altura. Ela foi feita em Buenos Aires pelo escultor argentino Mateo Alonso e levada de trem por cerca de 1.200 km até o povoado de Las Cuevas, para depois ser carregada morro acima no lombo de mulas.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
Ao lado da estátua há uma placa falando um pouco de sua história. Ela foi construída por iniciativa do bispo de Cuyo, Fr. Marcolino Benavente, para prestar uma homenagem ao Cristo Redentor logo após a assinatura de um tratado de paz entre Argentina e Chile, o Pacto de Mayo, firmado porque os dois países estavam a ponto de entrar em guerra. Foi decidido colocar a estátua bem na fronteira, no alto do Cerro Santa Elena, como símbolo de união e paz continental.
O frio estava muito mais intenso do que eu havia imaginava e mesmo com uma blusa e um casaco ainda passei frio. Não estava nevando naquele momento na região do Cristo, apenas nas montanhas próximas mais altas, porém encontramos muita neve acumulada no chão ali no ponto onde estávamos.
Olhando para o Cristo, ao lado esquerdo encontramos uma bandeira da Argentina, para simbolar o território argentino, e ao lado direito do monumento encontramos a bandeira do Chile, indicando o território chileno.
Como falei anteriormente, essa estrada de acesso ao Cristo era a antiga rota entre os dois países. A subida pelo lado chileno tem curvas ainda mais fechadas que as que encontramos do lado argentino. Quem vem do Chile para visitar o monumento encontra o acesso para esta estrada alguns quilômetros após a estação de esqui Portillo.
Depois de alguns minutos curtindo o visual e passando muito frio, pegamos a estrada de volta morro abaixo rumo a Las Cuevas, onde paramos para almoçar, e depois continuamos nosso passeio pela Cordilheira.
No retorno a Mendoza fizemos paradas em vários pontos turísticos ao longo da estrada, como Parque Provincial do Aconcágua, a Puente del Inca e a estação de esqui Los Penitentes. As fotos e o relato podem ser vistos no post “Mendoza: O passeio nas montanhas da Cordilheira dos Andes“.
Você já visitou o Cristo Redentor de Los Andes? Pelo lado argentino ou chileno?
Compartilhe sua experiência deixando um comentário no final desta página.
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Mendoza
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Argentina e Chile com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Mendoza e Santiago no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Argentina ou Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.
Posts Relacionados:
Dicas de Restaurantes e Compras em Mendoza
Como chegar e circular em Mendoza: o aeroporto e meios de transporte
Como é voar com a Aerolineas Argentinas para Buenos Aires e Mendoza
Mendoza: A visita com degustação de vinhos na Pulenta Estate
Mendoza: Degustação de espumantes e almoço na Bodega Chandon
Mendoza: As vinícolas do Valle de Uco – Andeluna e Salentein
Mendoza: A degustação de vinhos em etapas na Bodega Norton
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Olá. Parabens pelo blog. Muito bem feito. Me responda uma coisa amigo, você sabe me falar se é possível acessar o cristo redentor de los andes pelo lado argenitino igual voce acessou e de lá seguir para o chile cumprido todos os tramite aduaneiros? Ou necessariamente eu tenho de voltar para las cuevas e de lá seguir via asfalto para a fronteira...
Oi, Diego! Vc acha tranquilo fazer esse passeio por conta própria? As agências não estão querendo nos levar daí pensamos em alugar um carro e ir sozinhos. O q vc me diz? Obrigada.
Oi Karlinha. Se a região estiver com neve, pode ser meio arriscado ir por conta propria sem ter a experiência de dirigir na neve. Tente ver com a agência Nossa Mendoza, que me levou lá, se eles estão oferecendo algum passeio para o Cristo. Um abraço!
Oi, Diego. Muito bacana as fotos e as fotos. Vi que vc escreveu a um leitor que dá pra fazer os trâmites lá pelo Cristo de Los Andes. Isso pode ser feito nos dois sentidos?? Pois eu conheceria aí e também evitaria Paso Internacional Los Libertadores. Obrigado.
Oi Djowl, acho que o Paso Internacional fica bem no final da estrada do Cristo no lado chileno. Não cheguei a ir até a fronteira, então não sei te dizer como são os trâmites. Se puder voltar aqui depois para contribuir, será útil aos outros leitores. Um abraço e boa viagem!
Já visitei o Cristo, paisagens lindas das cordilheiras desde Mendoza até o monumento do Cristo, lago de potrerrilos, povoado de Las Cuevas, Ponte dos Incas, paisagens de tirar o folego e até esquecer o vento e o frio de 3 graus lá no Cristo. Vale a pena! Pode conferir vc vai amar!
Obrigado Analice!
Diego, Bom dia!
Vou para Mendonza dia 16/09 partindo de ônibus de Buenos Aires! Você indica comprar a passagem de ônibus pela internet ou deixar para comprar em Buenos Aires direto no terminal? indica alguma empresa que possa fazer o passeio das Vinícolas e dos Andes? PS: Adirei seu blog e a ideia de ir para Mendonza surgiu através dele pq à princípio só iria para Buenos Aires
Abs!
OLÁ DIEGO. EU NECESSITO DE INFORMÇÕES TUA DE LOS ANDES,ONDE ESTAREI NO FINAL DO MÊS DE SETEMBRO, SAIREI DE SANTIAGO PARA LOS ANDES; EU GOSTARIA DE SABER: QUAL O ÔNIBUS PEGAR DE SANTIAGO PARA LOS ANDES E SE LOS ANDES TEM HOTEL E RESTAURANTE PARA SE HOSPEDAR . GRATO. MEU EMAIL : m.srgio@yahoo.com
Muito obrigado :)
Oi Paulão, muito obrigado pelo comentário. Boa viagem!
Oi Danilo, em 20 dias creio que você conseguirá explorar tudo com bastante calma. Não sei te dizer sobre o funcionamento das atrações na época, mas por ser um destino de inverno, acredito que muitos locais permanecem abertos. Tenho dicas de algumas cidades que você mencionou, o índice está nesta página:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/america-do-sul/chile
Um abraço e boa viagem!
Olá!
Diego, estarei fazendo a travessia dos andes em 08 de Abril. O acesso ao Cerro Cristo Redentor é liberado nesta época? Estou indo de carro alugado. Você achou o trajeto muito perigoso?
Oi Haendel, não tenho como prever isso, mas acredito que estará liberado sim. Não achei tão perigoso, mas exige bastante atenção, não é nada impossível. Boa viagem!
Quanto o guia cobra pra subir. E se eu for com meu carro sem guia, tbem tem q pagar?
Se você for com o seu carro não precisa pagar nada não, é um local público. Abs!
Obrigado