Há poucos meses Floripa ganhou sua primeira ciclofaixa de domingo, seguindo o exemplo de outras grandes cidades do país, buscando estimular a prática exercícios físicos e proporcionar momentos de lazer à população. Esta ciclofaixa liga o bairro Itaguaçú à avenida Beiramar Continental, passando pelos bairros Coqueiros e Estreito. Todos os domingos, das 9:00h às 17:00h, uma das faixas destinadas aos veículos é fechada para uso exclusivo de ciclistas e pedestres que podem se locomover com facilidade pelo trajeto que liga dois belos locais da região continental da cidade. Pedalei recentemente na ciclofaixa e mostro neste post como foi o passeio.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade
Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Como é o clima em Floripa e o que fazer nos dias de chuva
Onde ficar no centro de Florianópolis
Patinete elétrico em Floripa: como usar o Grin e o Yellow
Yellow Bike em Floripa: como alugar as bicicletas amarelas
Minha pedalada começou no final da avenida Poeta Zininho, também conhecida como Beiramar Continental, que possui ao longo de seus 2,3 km de extensão uma ciclovia e um calçadão na orla do bairro Estreito, com uma excelente vista para a Baía Norte, especialmente a av. Beiramar Norte e a Ponte Hercílio Luz.
Na parte final desta avenida há um bolsão de estacionamento, com um espaço para alongamento e barracas que vendem bebidas durante o período de funcionamento da ciclofaixa, onde parei no meu retorno para tomar um caldo de cana.
Durante a ciclofaixa de domingo, um longo trecho da Av. Beiramar Continental é fechado para os veículos, assim é possível pedalar, caminhar ou praticar sobre as três faixas da avenida. Veja mais fotos dela no post “Beira-Mar Continental, a nova avenida de Florianópolis“.
Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x
Pedalei pela avenida e quando estava chegando próximo à Ponte Hercílio Luz voltei para a ciclovia, para então acessar a ciclofaixa, uma área protegida por cones e com uma das faixas de veículos pintada na cor vermelha para demarcar o seu trajeto.
Este ponto onde há a transição entre a ciclovia da Av. Beiramar Continental e a ciclofaixa é um excelente local para ver a ponte de perto e fotografa-la. Ele é um dos pontos mencionados no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.
Passei sob a histórica ponte e sob as outras duas pontes que fazem a ligação continente-ilha, continuando meu trajeto pela ciclofaixa rumo ao bairro Coqueiros.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
No bairro Coqueiros, ao longo de 3 km da Av. Des. Pedro Silva, é que a ciclofaixa é mais notada, pois nesta avenida, uam das faixas para veículos foi bloqueada para o uso de bicicletas. Esta atitude acabou dividindo um pouco a população do bairro, enquanto uns gostaram de ter uma via segura para andar de bicicleta, outros reclamam de pequenos congestionamentos formados nos domingos por causa da diminuição de uma faixa para os carros.
O passeio por este bairro passa por duas praias, a Praia da Saudade e a Praia do Meio, mas é bom lembrar que todas as praias da região central e continental de Florianópolis são impróprias para o banho. Ao longo desta avenida há vários bons restaurantes, alguns deles indicados no post “Restaurantes em Floripa: A Via Gastronômica de Coqueiros“.
O trajeto da ciclofaixa é em sua maioria plano e sem dificuldades, mas ao longo do bairro Coqueiros há três morrinhos, dois deles mais leves o último um pouco mais íngreme, onde algumas pessoas acabam empurrando a bicicleta por não aguentar subi-lo. Mas o esforço compensa, pois após este último morro está a Praia do Itaguaçu, no bairro Itaguaçu, local onde termina a ciclofaixa.
A Praia do Itaguaçu é uma dos locais mais bonitos de Florianópolis e muitos turistas acabam não a conhecendo e nem sabem que ela existe, pois fica na região continental da cidade. O cenário da praia é composto por dezenas de pedras no meio do mar que a tornam um lugar único. Inclusive há uma lenda local que diz que essas pedras na verdade são várias bruxas. Veja mais fotos do local e conheça esta lenda no post “O “Salão de Festa das Bruxas de Itaguaçu”, em Florianópolis“.
Após ter pedalado até a Praia do Itaguaçu, voltei ao ponto de partida do passeio e durante este retorno fiz uma passagem pelo Parque de Coqueiros, um parque localizado na entrada do bairro Coqueiros, onde há pista de caminhada, parquinho infantil, quadras de esporte e uma grande area verde. Veja mais fotos no post “Os Parques de Florianópolis“.
Eu poderia ter continuado a pedalada rumo a ilha, passando pela passarela de pedestres e ciclistas que há na lateral da Ponte Pedro Ivo Campos, caindo na ciclovia da Av. Beiramar Norte, mas este passeio é assunto para um próximo post.
Você pode realizar seu passeio na Ciclofaixa de domingo alugando uma bicicleta ou um patinete elétrico pelos aplicativos Yellow e Grin. Veja os detalhes do serviço nos posts:
Patinete elétrico em Floripa: como usar o Grin e o Yellow
Yellow Bike em Floripa: como alugar as bicicletas amarelas
Aqui no blog há vários artigos sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos links a seguir você encontra mais dicas e relatos de outros passeios para realizar na capital catarinense e em outras cidades do estado.
ROTEIROS EM FLORIPA
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa
ATRAÇÕES TURÍSTICAS E PASSEIOS EM FLORIPA
– Ilha do Campeche
– Um passeio no centro da cidade
– Ponte Hercílio Luz
– Trapiche da Av. Beiramar Norte
– Almoço na Costa da Lagoa
– Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa
– Projeto Tamar (Barra da Lagoa)
– Mirantes em Floripa
– Parques em Floripa
– Pedras do bairro Itaguaçú
– 12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
– Floripa com crianças: 15 dicas
– Clima em Floripa e o que fazer com chuva
– Restaurantes e Ostras no Ribeirão da Ilha
– Bar do Arante – Pântano do Sul
– Patinete elétrico em Floripa
– Aluguel de bicicletas Yellow Bike em Floripa
– Baladas em Floripa
PRAIAS DE FLORIPA
– Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
– Barra da Lagoa
– Praia Brava
– Praia do Forte
– Praia de Jurerê Internacional
PASSEIOS EM SANTA CATARINA
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
– O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro
– As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
– As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.
Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Floripa
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
O Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Dicas de restaurantes em Floripa: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Olá Diego, tudo bem?
Gostei muito da suas dicas! Vou para Florianópolis agora no final de ano e vou ficar 9 dias. Irei levar minha bike e a ideia seria fazer um tour pelas praias de bike também e evitar de usar o carro todos os dias, devido ao trânsito pesado.
Você sabe se nas praias tem lugar de guardar bikes? Porque gostaria de dar um mergulho também e aproveitar o dia e não ficar somente pedalando.
Abraços
Luciana
Oi Luciana, realmente nunca prestei atenção nessa questão de bicicletários nas praias, vou ficar te devendo as dicas de onde estacionar sua bike. Não deixe de pedalar na Beiramar Norte. Depois volte para contar como foi sua experiência. Um abraço!
Olá Diego. Vou para Florianópolis (centro) no fim deste mês e passarei 5 dias. Estarei sem carro e gostaria de uma opinião sobre possíveis passeios nessa época do ano e quais seriam viáveis já que estarei no centro da cidade e sem carro!
Oi Valéria, você pode visitar Sto Antonio de Lisboa, a Lagoa da Conceição, Jurerê e Praia do Forte, etc. Partindo do centro você chega a todos esses locais de ônibus. Veja todas as minhas de Floripa nesta página:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/floripa-e-sc
Um abraço!
Eu que agradeço por divulgar suas viagens e aventuras!
Floripa tem realmente vários locais pra andar de bike, mas mesmo o município incentivando é nítido nas fotos que o pessoal não adere muito a esse tipo passeio, principalemnte na parte continental...a beira-mar da ilha realmente é mais movimentada e longa, certa de 8Km e a vista é muito linda e aberta direto
Oi Melissa, agradeço o comentário!