Cenotes são piscinas naturais de água doce formadas há milhares de anos e localizadas abaixo da superfície da terra dentro de grandes cavernas ou buracos. Há dezenas deles na região de Cancun, sendo um dos mais famosos o Cenote Ik-Kil, que fica bem próximo à zona arqueológica de Chichén Itzá. Veja neste post os detalhes da visita a este local surpreendente.
Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret
Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há
Visitei o Cenote Ik-Kil durante a minha estadia em Cancun logo após ter conhecido as ruínas de Chichén Itzá. O cenote encontra-se a apenas 3 km do sítio arqueológico, por isso a visita a estes dois locais geralmente é feita de forma combinada. Para chegar lá é preciso encarar mais de 200 km de estrada, numa viagem que dura em torno de 2 horas e meia partindo de Cancun.
Eu fui até Chichén Itzá e o cenote com um carro alugado e optei por dirigir pela Carretera 108D, uma rodovia bem conservada, com duas faixas em cada sentido e pedágios ao longo do caminho. Há uma outra estrada mais antiga, a Carretera 108, que não tem pedágios, é de mão dupla e passa por algumas cidades ao longo do caminho, o que pode tornar a viagem mais demorada. No final deste post há um mapa com a localização do cenote e o trajeto percorrido.
Quem não quer se aventurar indo por conta própria tem a opção de contratar o passeio com agências locais. Há muitas empresas de turismo na região que vendem pacotes para visitar as ruínas de Chichén Itzá e o cenote em conjunto.
Clique aqui para uma opção de tour ao cenote Ik-Kil que inclui também a visita ao sítio arqueológico de Chichen Itza e a localidade de Valladolid.
O Cenote Ik-Kil fica dentro de uma propriedade privada onde há um hotel ecológico com cabanas e bangalôs. O ingresso para visita-lo custa 70 pesos mexicanos (aprox. R$ 15,00) para adultos e a metade do preço para crianças. A entrada dá direito ao banho no cenote e também ao uso de vestiários com chuveiros.
A bilheteria fica logo no portão de entrada, antes do estacionamento. Depois, para chegar ao cenote, ainda é preciso passar por uma outra entrada e caminhar um pouco dentro da área do hotel para chegar aos vestiários.
O complexo do hotel Ik-Kil é muito bem estruturado e conta com restaurantes, bar e lojinhas.
O uso dos vestiários já está incluído no ingresso. É importante levar uma toalha para se secar após o banho no cenote, pois não há toalhas para empréstimo no local.
O uso de armários para guardar mochilas e outros pertences é pago à parte e custa 30 pesos mexicanos (aprox. R$6,50).
Antes de entrar no cenote é preciso tomar uma ducha muito gelada nos chuveiros que se encontram na área externa.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o México?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
O cenote fica a 26 metros abaixo da superfície e para chegar até ele é necessário descer uma longa escadaria esculpida.
Durante a descida há dois mirantes em diferentes níveis que oferecem uma vista panorâmica incrível para o cenote. O visual do primeiro mirante pode ser visto na imagem inicial deste post. Já a vista do segundo mirante é esta da foto abaixo.
Ao chegar à margem do cenote é impossível não ficar impressionado com a beleza do lugar. Uma das primeiras dúvidas que vem à cabeça é “como será que isso foi formado?”. Dizem que eles foram formados pelo desgaste natural do solo poroso da região, resultado da ação da água das chuvas e também da movimentação do lençol freático ao longo de milhares de anos.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
O cenote tem um formato arredondado com cerca de 60 metros de diâmetro. Sua profundidade chega a 40 metros, por isso não ouse deixar cair nada lá dentro! A água é doce, gelada e tem uns peixinhos pequenos e escuros. Algumas pessoas levam snorkel para tentar ver o fundo, mas creio que a visibilidade não seja das melhores, pois o local é meio escuro.
Para entrar na água há escadas de madeira auxiliam a entrada e a saída dos visitantes. É possível alugar um colete salva-vidas por 30 pesos mexicanos. Eu me arrependi de não ter alugado um, pois a água do cenote é mais difícil de ficar boiando, o esforço para se manter flutuando é muito maior e há poucos locais de apoio.
Quem gosta de aventura pode saltar no cenote através de uma plataforma elevada. Toda a movimentação é sempre acompanhada por um salva-vidas que está ali para garantir a segurança dos visitantes.
Antigamente os cenotes eram considerados sagrados pelos maias, que utilizavam suas águas para rituais de sacrifício. Eles acreditavam que as piscinas naturais eram portais para a vida após a morte e por isso jogavam nos cenotes oferendas e até corpos humanos.
Veja neste vídeo algumas cenas que fiz com a minha GoPro durante a visita ao Cenote Ik-Kil.
Para finalizar o post, segue um mapa com a localização do cenote e o trajeto que percorri desde Cancun pela rodovia 108D, passando pela zona arqueológica de Chichén-Itzá.
Você já mergulhou neste ou em algum outro cenote? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!
Sugestões de passeios guiados e atrações em Cancun e Riviera Maya oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto a Cancún ou Riviera Maya
Festa na discoteca Coco Bongo de Cancun
Excursão à Isla Mujeres de catamarã
Nadar com golfinhos + Roda-Gigante de Cancún
Excursão ao parque Xcaret saindo de Cancun
Excursão ao parque natural Xel-Há saindo de Cancun
Excursão a Chichén Itzá e cenote maia saindo de Cancun
Excursão a Tulum saindo da Riviera Maya
Mais opções de atividades em Cancun neste link e também neste outro link.
Se você estiver hospedado em Playa del Carmen ou Riviera Maya, clique aqui para ver os passeios.
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no México com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Cancun e Playa del Carmen no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem nos destinos.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no México, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Cancun neste post do blog.
+ INGRESSOS EM CANCUN E RIVIERA MAYA
Compre com antecedência ingresso para alguns passeios e atrações da região.
Cenotes, parques naturais, Cirque du Soleil, sítios arqueológicos de Chichén Itzá e Tulum, entre outros.
Faça o pagamento em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão.
Veja as opções da região de Cancun e da Riviera Maya.
Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
O Aeroporto de Cancun e Transporte para a Cidade
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur
Cancun: As ruínas do sítio arqueológico de Tulum
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Oi Diego! No caminho entre Cancun e Chichen Itza pela 180D tem algum posto de combustivel, restaurante, lanchonete? Vou com minha filha de 1 ano e certamente vou precisar parar no caminho… obg!
Oi Raquel, obrigado pela msg. Como você já sabe, muitas atividades na região são aquáticas. Então se você quer tirar fotos desses momentos, é importante uma camera a prova d’agua, tipo uma GoPro ou alguma especifica para agua. Abs!
Diego td bem?
Pelo que pesquisei vale mais a pena ir de onibus pelo terminal ate chichen itza do que pega pacote nos Resort. Mas minha duvida é: Se eu for de onibus pela ADO, como posso ir de chichen Itza ate o Cenote Ik kil e depois retorna para Chichen Itza para pegar meu onibus de retorno para Cancun?
Oi Julio. Vou ficar te devendo essa. Como eu estava de carro, não prestei atenção se havia algum serviço de transporte entre o sitio arqueológico e o cenote. Abs!
Essa é exatamente minha dúvida. Não quero fazer esses 2 lugares correndo, mas também não tenho ideia se tem transporte entre os dois. 🙁
Para ir do sítio arqueológico para o Cenote vocês podem pegar um táxi, deve ser bem barato, pois a distância é de apenas 4 km. Abs!
Boa Noite, gostei muito dos seus relatos, também estou pensando em fazer por conta própria, em realção aos estacionamentos, tanto no Chichen Itza quanto no Cenote, são gratuitos? Você gastou mais de um tanque de gasolina para ir de Cancun ate la?
Desde já agradeço.
Oi Thaís. Os estacionamentos são gratuitos. Não lembro quanto gastei de gasolina, mas foi quase um tanque para este passeio, pois o deslocamento foi longo. Recomendo sair de Cancun com o tanque cheio. Abs!
Oi Claudia, as ruínas são muito distantes para você ir com o transporte público. Recomendo alguma agência de turismo local que ofereça o passeio. Abs!
Olá, Diego. Uma dúvida: qual o valor médio gasto de gasolina e pedágios pra este passeio (ida e volta) e qual o valor cobrado geralmente pelas agências de viagem? Obrigada! 😀
Oi Giovana, não sei te dizer o valor das agências, pois como fiz por conta própria não cheguei a pesquisar. A informação dos pedágios você encontra no post de Chichén Itza:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2015/08/visita-chichen-itza-cancun.html
Um abraço!
Oi Pri, muito obrigado. Essa questão de precisar de grupo acho que é enganação. Eu fui por conta própria com carro alugado. Estávamos em apenas dois e foi tudo muito tranquilo. O relato da minha visita a Chichen Itza e a dica de aluguel de carro você encontra nesta página índice das dicas do México:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/america-do-norte/mexico
Um abraço!