A Plaza de Mayo é a principal praça de Buenos Aires, já foi palco de grandes protestos e momentos marcantes na história da Argentina desde a sua fundação, em 1580. Ela está localizada no centro da cidade, é rodeada de edifícios históricos e lá estão algumas das principais atrações turísticas de Buenos Aires, como a Catedral Metropolitana e a Casa Rosada, a sede da presidência do país. Veja neste post mais informações e fotos da praça e de suas atrações.
Veja também:
Onde se hospedar em Buenos Aires: dicas de hotéis
O Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza, Duty Free e Transfer para o Hotel
Dicas de Compras em Buenos Aires
Minha visita à praça foi uma continuação de um passeio de domingo, onde eu já tinha visitado na parte da manhã o Caminito, no bairro La Boca, e também a feirinha de San Telmo, cujo relato pode ser lido no post “Buenos Aires: Um passeio no Caminito e na Feirinha de San Telmo“. Depois de caminhar por toda a feira ao longo da Calle Defensa, andei mais algumas quadras e cheguei à Plaza de Mayo.
Essa praça faz parte da história de Buenos Aires e da Argentina, sendo palco do juramento da independência, em 1816, e da proclamação da Constituição Nacional, em 1860. Depois foi palco de movimentos marcantes, como a Revolução de Maio, que aconteceu em 1860 e foi responsável pelo atual nome da praça.
Todos os domingo, a Plaza de Mayo é palco da manifestação “Mães da Praça de Maio”, formada por um grupo de mães, avós e parentes na luta pela memória de filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar argentina. Há diversas faixas de protesto espalhadas pela praça, assim como grades de contenção próximas à Casa Rosada, para evitar que outros tipos de manifestações mais conturbadas cheguem até a sede da presidência do país.
A praça possui localização estratégica no centro de Buenos Aires e dela partem importantes avenidas da cidade, como a Av. de Mayo, que, com suas dez quadras ao longo de um quilômetro, liga a Plaza de Mayo ao Congresso Nacional. Dela também parte a avenida Diagonal Norte em direção ao Obelisco da cidade. Ao redor da praça há vários prédios históricos, como o Cabildo, que abriga um museu sobre a história da cidade, a Catedral, a sede do Banco de La Nación, entre outros edifícios.
Depois de passear pela praça, minha primeira parada foi na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, cuja fachada que lembra os antigos templo gregos encontra-se atualmente em obras de restauração. A principal igreja católica da cidade foi construída no século 18 e abriga o túmulo do general San Martín, líder da independência argentina.
Era nesta igreja que o Cardeal Arcebispo Jorge Mário Bergoglio, o Papa Francisco, celebrava suas missas quando ainda estava na Arquidiocese de Buenos Aires. Antes da minha viagem cheguei a ler que havia um museu dedicado ao papa no interior da igreja, mas não encontrei nada, ou ele ainda está sendo desenvolvido, ou eu realmente não o achei.
Como a Catedral está em restauração e tampada andaimes, atualmente só é possível ver uma tela reproduzindo a imagem da fachada, mas resgatei uma foto de uma viagem anterior, que realizei há cinco anos quando as obras ainda não tinham começado, para mostrar a versão original aqui no blog.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
A próxima atração que visitei foi a Casa de Gobierno, também conhecida com Casa Rosada, a sede do Poder Executivo da Argentina, onde fica o gabinete da presidenta Cristina Kirchner. É possível fazer uma visita guiada gratuita no interior do edifício todos os sábados, domingos e feriados, das 10:00h às 18:00h. Como era domingo, aproveitei a oportunidade para visita-la pela primeira vez, pois até então eu só a conhecia pelo lado de fora.
A entrada para a visita guiada ocorre por um portão de frente para a Plaza de Mayo. Logo na entrada do edifício é preciso passar por um detector de metais, por questões de segurança. Logo em seguida surge um pátio interno amarelo, por onde passamos em direção a um salão de espera para pegar uma senha e aguardar o início da visita. Esta sala tem o nome de Galeria de Patriotas Latinoamericanos e nela estão diversos painéis em homenagem a figuras públicas importantes dos países da América Latina, como Che Guevara, Juan e Evita Perón, o Papa Francisco, Getúlio Vargas, entre muitos outros.
A visita tem inicio a cada 10 minutos, tem cerca de uma hora de duração e é guiada por um funcionário da casa para um grupo de cerca de 30 pessoas. O guia falava em espanhol, mas às vezes dizia algumas coisas em português também, já que era grande o número de brasileiros presentes na visita. O primeiro ambiente visitado foi o “Salão de Pintores e Pinturas Argentinas do Bicentenário”, um grande salão azul com móveis antigos e pinturas de importantes artistas argentinos.
Em seguida a visita percorre vários ambientes da Casa Rosada, que mais parece um grande museu, devido a grande quantidade de pinturas, esculturas e outras obras de arte ali existentes. Um dos salões visitados é o “Salão Mulheres Argentinas”, onde a presidente Cristina Kirchner costuma fazer seus pronunciamentos oficiais e coletivas de imprensa.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Argentina?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
Alguns corredores da Casa Rosada fazem parte da “Galeria de Ídolos Populares” , onde grandes painéis mostram a imagem de diversas personalidades da argentina dos mais diferentes segmentos, como esportistas, atores, escritores, políticos, entre outros. Uma das salas, que não me recordo o nome, possui uma grande mesa de reuniões e um antigo vestido utilizado por Evita Perón e logo em seguida é possível visitar a varada do edifício, com vista privilegiada para a Plaza de Mayo.
O escritório onde a presidente realiza seus despachos também é visitado rapidamente, mas neste ambiente não são permitidas imagens. As últimas explicações ocorrem num grande salão dourado onde costumam acontecer recitais, concertos e reuniões. Antes de sair ainda passamos por um último salão onde estão os bustos de todos os ex-presidentes da Argentina, outro local onde também não é permitido fotografar.
Ao sair da Casa Rosada fui visitar um dos mais novos museus da cidade, o Museo del Bicentenario, inaugurado em maio de 2010 durante as celebrações dos 200 anos da independência da Argentina. Ele faz parte do complexo da Casa Rosada e sua entrada está localizada na rua que segue a lateral direita do edifício.
O museu tem entrada gratuita e abre para visitação de quarta a domingo e feriados, exceto 1º de janeiro, sexta-feira santa, 1º de maio e 25 de dezembro. De abril a novembro seu horário é das 10:00h às 18:00h e de dezembro a março ele funciona das 11:00h às 19:00h.
O museu se encontra numa área de galerias restauradas da Casa Rosada, que antigamente era um grande forte às margens do Rio da Prata. Nele estão expostos diversos objetos que fizeram parte da história dos ex-presidentes da Argentina, como documentos, veículos, móveis, objetos de decoração, obras de arte e vestimentas, entre elas o vestido utilizado por Eva Perón no dia de seu casamento.
Cada uma das galerias é dedicada a uma era presidencial e nelas há televisores interativos onde é possível ver diversos vídeos de todas as fases da história da Argentina. Numa das galerias também há um grande telão com uma animação que mostra detalhes como era o edifício antigamente, uma grande fortaleza às margens do rio, e como ele foi se transformando até se tornar a Casa Rosada dos dias de hoje.
Ao sair do museu, continuei meu passeio de domingo em direção a Puerto Madero, que será assunto de um próximo post. No caminho passei pelos fundos da casa Rosada, onde há uma grande monumento, e também por um imponente edifício histórico atualmente ocupado pelo Ministério da Defesa da Argentina.
Sugestões de passeios e atrações em Buenos Aires oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Buenos Aires
Ônibus turístico de Buenos Aires
Visita guiada por Buenos Aires (em português)
Tour Buenos Aires, Teatro Colón e museu MALBA (em português)
Tour noturno por Buenos Aires (em português)
Excursão a Tigre de barco (em português)
Tour Papa Francisco (em português)
Tour do futebol, Boca Juniors e River Plate (em português)
Mais opções de atividades em Buenos Aires neste link e também neste outro link.
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Buenos Aires
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Argentina com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Buenos Aires no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Argentina, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Posts Relacionados:
Buenos Aires: Show de Tango e Jantar no Tango Porteño
Dica de guia privado que fala português em Buenos Aires
Dicas de Restaurantes em Buenos Aires
O Aeroporto de Buenos Aires Aeroparque: chegada, partida e conexão
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Ola, onde compra o ingresso para a visita guiada? Qual valor?
Oi Patricia, a visita guiada à Casa Rosada é gratuita e acontece todos os sábados, domingos e feriados, das 10:00h às 18:00h. A entrada para a visita guiada ocorre por um portão de frente para a Plaza de Mayo.
Diego,
Achei incrível seu blog! o jeito que escreve, a riqueza de detalhes e informações! Estive em Buenos Aires semana passada e, apesar de já ter ido algumas vezes para lá, suas dicas foram preciosíssimas!
Virei sua super seguidora (and: divulgadora! Rs)
Parabéns!
Marta
Oi Marta, muito obrigado pelo comentário e pela divulgação. Um abraço!!
Adorei suas dicas,super úteis !Vou em setembro e já montei meu roteiro com " sua ajuda" !
Oi Gleice, obrigado pelo comentário. Boa vigem!!
Melhores dicas de BsAs!!! Muito obriga e Parabéns!
Oi Talita, agradeço seu comentário. Abs!
Fui meia dúzia de vezes para Buenos Aires e até hoje não entrei na Casa Rosada rs. Eu tb li (na Folha) sobre esse museu do papa, mas acho que não abriu ainda então.