O quarto dia em Berlim começou um pouco mais tarde, por causa da balada da noite anterior, sobre a qual eu falo no post “Berghain / Panorama Bar – a melhor balada de Berlim“. O dia não rendeu muito por causa do cansaço e o tempo também não colaborou, no meio da tarde começou a chover. Apesar disso conseguimos conhecer algumas atrações muito interessantes relacionadas ao muro de Berlim e à antiga divisão da Alemanha.
Checkpoint Charlie |
Neste dia fomos conhecer a região de uma das atrações mais visitadas da cidade, o Checkpoint Charlie, que era um posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria. De um lado ficava o setor americano e do outro o setor soviético. Parte dele ainda permanece intacta e possui alguns caras vestidos de soldados para tirar fotos e fazer a alegria dos turistas. Essa região é uma das partes mais interessantes da cidade, onde é possível notar bem a diferença que existia entre os dois lados do muro.
Você já adquiriu o seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
Ali também está o Checkpoint Charlie Museum, que ocupa vários andares de dois prédios. Este museu é muito interessante, conta através de fotos e murais toda a história do muro de Berlim, incluindo as centenas de maneiras diferentes que as pessoas inventavam para tentar cruzar o muro. O ingresso tem a opção de audio-guia, com explicações mais detalhadas, discursos históricos e depoimentos. Deixa a visita mais interessante, mas também mais longa. Lá pela metade do museu desisti de usar o audio-guia e fiquei lendo os principais murais. O museu é grande, tem muita informação… da pra ficar horas e horas descobrindo tudo que se passava em Berlim na época no muro.
Há um documentário que passa de vez em quando no The History Channel chamado “O Muro de Berlim”. Ele conta sobre algumas das fugas mais bem-sucedidas da Alemanha Oriental, com a reconstituição dos fatos e depoimento dos fugitivos, como as duas família que fugiram num balão, os irmãos que voaram em um ultra-leve, ou o marido que colocou a esposa no capô de um fusca. Todos essas fugas são mostradas neste museu do Checkpoint Charlie, inclusive com a exposição dos objetos reais, como o balão, o ultra-leve e o fusca utilizados na fuga. O museu conta ainda outras histórias, como a do musico que colocou a esposa dentro de um amplificador, a mulher que atravessou dentro de uma mala e os diversos túneis escavados de um lado a outro do muro.
Foto no Checkpoint Charlie Museum |
O mapa da antiga divisão da Alemanha |
Maquete do Muro de Berlim |
Um dos meios utilizados para atravessar o muro |
Bem próximo ao Checkpoint Charlie, uns 5 minutos a pé, fica a exposição Topografia to Terror (Topographie des Terrors). Através de fotos e documentos, estão retratados todos os momentos de terror vividos em Berlim por causa dos atos praticados por Hitler e sua turma, como a criação de campos de concentração, deportação de prisioneiros, invasão a outros países, o bombardeio a Berlim e o fim da guerra. A exposição foi inaugurada em 1987 e fica bem ao lado de um longo pedaço do muro de Berlim que permanece intacto, com aproximadamente 1km de extensão, num terreno onde ficava o escritório central da Gestapo e da SS e onde mais de 15 mil adversários do regime nazista foram aprisionados e torturados. Esse terreno ganhou recentemente um novo edificio, cinza e de formato retangular, que vai abrigar a amostra que ficava antes ao ar livre.
Muro de Berlim |
A exposição Topografia do Terror |
Nessa região do Checkpoint Charlie e da Topografia do Terror ainda há outros museus interessantes, como o Museu Judaico (Judisches Museum) e o Museu Alemão de Tecnologia (Deutsches Technikmuseum Berlin), mas não deu tempo de visita-los, infelizmente.
No dia seguinte, o quinto e último em Berlim, acordamos cedo para poder aproveitar os ultimos momentos na cidade. Era uma segunda-feira e o tempo estava bom, então aproveitamos para tentar subir na Torre de TV, pois na tentativa anterior a fila de espera estava imensa. Neste dia tivemos sorte, chegamos as 9 da manhã e não havia movimento, a entrada era imediata.
A Torre de TV de Berlim |
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
A Torre de TV (Berliner Fernsehturm) foi inaugurada em 1969 e é o ponto mais alto da cidade, com 365 metros de altura, sendo mais alta que a Torre Eiffel, que possui 324m. Ela pode ser vista praticamente de qualquer ponto da cidade e é um dos principais simbolos, juntamente com o Portão de Brandemburgo. A plataforma de visitação possui uma visão 360º da cidade, com visibilidade de até 40km em dias claros, e está localizada 204m acima do solo. Alguns metros acima há um restaurante giratório, cuja volta demora cerca de 20 minutos. Há dois elevadores para subir, que chegam a uma impressionante velocidade de 6 metros por segundo! O ingresso custa 10,50 euros e ela fica aberta para visitação até a meia-noite.
Clique aqui para comprar seu ingresso da Torre de TV de forma antecipada.
Você também pode reservar um jantar no restaurante de luxo da torre neste link.
A vista do alto da Torre de TV |
Nesse ultimo dia ainda aproveitamos para fazer compras. As dicas estão no post “Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings“.
Sugestões de passeios e atrações em Berlim oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Berlim
Free tour por Berlim. Grátis! (inglês ou espanhol)
Tour privado por Berlim. Você escolhe! (em português)
Ônibus turístico de Berlim
Tour da cerveja por Berlim
Berlin WelcomeCard – cartão de descontos
Excursão ao Campo de Concentração de Sachsenhausen
Ilha dos Museus Berlim: Ingresso para Todas as Exposições
Mais opções de atividades em Berlim neste link e também neste outro link.
Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Onde ficar em Berlim: dicas de hotéis
Berlim – Postdamer Platz, Memorial do Holocausto e Portão de Brandenburgo
Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery
Berlim – A catedral Berliner Dom e a Ilha dos Museus
Berlim – Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e a Torre de TV
Berlin Welcome Card: o cartão de descontos de Berlim
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Berlim no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Alemanha, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
[…] de Viajar Tá indo pra onde? Meus Roteiros de Viagem Deutsche […]