Uma boa sugestão de passeio de meio período em Lisboa é visitar o bairro Belém, que apesar de ficar um pouco afastado da região central, é um daqueles locais que não podem deixar de ser visitados mesmo por quem tem pouco tempo para explorar a cidade. Neste post apresento um relato do meu passeio no bairro, quando visitei quatro de suas principais atrações turísticas: a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos, finalizando com um delicioso café na confeitaria Pastéis de Belém.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade
Veja também:
Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Aluguel de carro em Lisboa
Lisboa: Uma tarde no Parque das Nações
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens
Há duas maneiras de chegar ao bairro Belém utilizando o transporte público: pegar o bonde 15 ou a combinação metrô + trem de Cascais. Optamos pela segunda opção, que é um pouco menos prática, pois decidimos fazer um parada para almoço no meio do caminho.
Neste dia, visitamos algumas atrações do centro da cidade de manhã, entre elas o Arco da Rua Augusta e a Praça do Comércio, e depois fizemos uma caminhada bem agradável no calçadão da Ribeira das Naus, um passeio arborizado recém restaurado que acompanha a margem do rio Tejo por cerca de 800 metros entre a Praça do Comércio e a Estação Cais do Sodré.
Chegamos na Estação Cais do Sodré a pé, mas também poderíamos ter pego a linha verde do metrô que vai até lá. É desta estação que parte o trem da Linha de Cascais, que tem como uma de suas primeiras paradas a Estação Belém, localizada do bairro Belém.
Ao pegarmos o trem, nossa primeira parada foi na Estação Alcântara Mar, que é a segunda estação da linha, uma antes da Belém. Descemos nesta estação pois fomos almoçar nas Docas de Santo Amaro, um conjunto de armazéns antigos do porto da cidade que foi transformado numa marina com vários restaurantes junto ao Rio Tejo e com excelente vista panorâmica para a Ponte 25 de Abril.
Veja mais detalhes deste local no post “Restaurantes em Lisboa: dicas de onde comer“.
Depois do almoço, voltamos para a Estação Alcântara Mar e pegamos novamente o trem para ir até a parada seguinte, a Estação Belém, onde começamos nosso passeio pelo bairro.
Para ir direto ao bairro Belém, sem fazer a combinação metrô + trem, basta pegar o bonde (elétrico) 15 na Praça da Figueira ou na Praça do Comércio. Ele possui paradas em frente à confeitaria Pastéis de Belém, ao mosteiro e à Torre de Belém, então você pode escolher qualquer uma das três paradas para iniciar o seu passeio. Foi com este bonde que eu fiz o meu retorno ao centro no final da tarde.
Veja os detalhes sobre como usar o metrô, os trens e os bondes da cidade no post “Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens“.
Caso não queira ir por conta própria, você pode contratar algum passeio guiado para visitar o bairro Belém. Nos links a seguir você encontra algumas opções de passeios oferecidos pelos parceiros do blog:
– Tour completo por Belém e Lisboa
– Excursão a pé de 3 horas em Belém
(Veja mais opções de passeios guiados em Lisboa e região neste link e também neste outro link)
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
O bairro Belém possui um grande parque às margens do Rio Tejo, com jardins, passeios arborizados, marina, hotel, restaurantes, centro cultural, monumentos e edifícios históricos.
Entre as várias possibilidades de locais para visitar, neste dia optamos por conhecer a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos. A ordem das visitas não faz muita diferença, pois os locais são todos relativamente próximos.
Para chegar na Torre de Belém caminhamos cerca de 1,5 km a partir da Estação Belém. Quem opta por ir ao bairro com bonde 15 tem a opção de saltar num ponto a cerca de 400 metros dela.
O ingresso para visitar a torre custa 6 euros e existe a possibilidade de combiná-lo com o ingresso do mosteiro ao custo de 12 euros. Portadores do Lisboa Card tem entrada gratuita na torre, sem a necessidade de enfrentar a fila da bilheteria, entrando direto por um caminho indicado com placas. Saiba mais sobre o Lisboa Card neste post.
A torre fica aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h30, sendo que na alta temporada, de maio a setembro, ela funciona até as 18h30. Os únicos dias em que ela fica fechada são: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.
A Torre de Belém é um dos principais cartões-postais de Lisboa. Ele foi construída em 1515 e sua função principal era vigiar o estuário do rio Tejo e proteger o Porto de Lisboa. Neste ano de 2015 diversos eventos ocorreram na cidade para celebrar os 500 anos da torre. Desde 1963 ela é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A visita ao interior da torre começa por uma grande sala com diversos canhões estrategicamente posicionados para várias direções do Rio Tejo. Entre os outros ambientes abertos à visitação estão o baluarte, a sala do governador, a sala dos reis, a sala das audiências, a capela e o terraço da torre.
Para chegar ao topo da torre é preciso enfrentar uma escadaria com cerca de 130 degraus. No meio do caminho há uma sala e um mirante intermediário para apreciar a vista e recuperar o fôlego.
O esforço de subir ao principal terraço da torre compensa pela ótima vista panorâmica que se tem lá do alto. Do mirante é possível apreciar o bairro Belém e toda sua orla junto ao Rio Tejo, com a Ponte 25 de Abril ao fundo.
Alugue um carro em Portugal no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva
Nossa próxima visita foi ao Padrão dos Descobrimentos, um monumento gigante localizado de frente para o Rio Tejo, a cerca de 1 km da Torre de Belém. Apesar da distância, a caminhada entre as duas atrações é bem tranquila e agradável, por um calçadão junto ao rio.
É possível visitar um mirante no topo do monumento, a 56 metros de altura, e a boa notícia é que há um elevador para alcançá-lo. O ingresso custa 6 euros por pessoa. Há bilhetes com desconto para famílias e crianças. Quem possui o Lisboa Card tem 30% de desconto no ingresso.
O mirante fica aberto para visitação todos os dias, das 10h às 18h, sendo que de março a setembro ele funciona até às 19h. Os únicos dias em que o local fica fechado são: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
O Padrão dos Descobrimentos é uma homenagem da cidade a todos os navegadores portugueses que partiram para travessias marítimas ao redor do mundo. Muitas das embarcações tinham como ponto de partida este mesmo local, onde hoje fica o bairro Belém.
A versão atual do monumento foi inaugurada no ano de 1960, quando foi celebrado o aniversário de 500 anos da morte do Infante Dom Henrique, o navegador cuja estátua está em destaque na ponta do monumento.
O mirante no topo do monumento é bem estreito, mas isso não chega a ser um problema, pois não costuma ficar tão cheio. Pelo menos no dia da minha visita estava bem vazio.
Eu achei a vista do alto do Padrão dos Descobrimentos melhor que a vista da Torre de Belém, pois o mirante é mais alto e permite enxergar locais mais distantes.
Do alto do monumento é possível observar melhor a Ponte 25 de Abril, uma das duas grandes pontes que atravessa o Rio Tejo. Como falei num outro post, ela é bem semelhante à Golden Gate Bridge de San Francisco, nos Estados Unidos, pois ambas foram feitas pela mesma empresa.
Deste mirante também se tem uma ótima vista para o Mosteiro dos Jerônimos e para o belo jardim que há em sua frente.
E também é possível admirar uma rosa-dos-ventos gigante com 50 metros de diâmetro que foi desenhada no chão de uma praça atrás do monumento.
No centro da rosa-dos-ventos há um mapa do mundo que indica todos os locais nos quais os navegadores portugueses chegaram com suas caravelas e o ano em que a chegada aconteceu. Entre os locais está Porto Seguro, no litoral do Brasil, onde os portugueses chegaram no ano de 1500.
Você já reservou seu hotel em Lisboa?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros
A terceira atração da tarde foi o Mosteiro dos Jerônimos, localizado bem próximo ao Padrão dos Descobrimentos. O ingresso para visitá-lo custa 10 euros e é possível combiná-lo com a Torre de Belém ao custo de 12 euros. Portadores do Lisboa Card tem entrada gratuita no mosteiro.
A visitação acontece todos os dias, das 10h às 17h30, sendo que na alta temporada, de maio a setembro, ele funciona até as 18h30. Os únicos dias em que o mosteiro fica fechado são: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.
Construído em 1502, o mosteiro serviu como lar dos monges da Ordem de São Jerônimo até 1833. Depois disso o edifício já teve diversas funções, entre elas escola e orfanato. Atualmente é uma das principais atrações turísticas de Lisboa.
A visita ao mosteiro permite conhecer vários de seus ambientes, como salões, confessionários, refeitório, entre outros. Um dos mais interessantes é o claustro, o patio interno onde é possível admirar toda a beleza arquitetônica do edifício histórico.
A parte final do circuito de visitação interna passa pelo segundo piso da igreja do monastério, de onde se tem uma excelente vista panorâmica do ambiente.
A piso inferior da igreja é aberto ao público, pois ela ainda é utilizada para celebrações de missas pela comunidade, por isso mesmo quem decide não pagar o ingresso do monastério consegue pelo menos conhecer o interior da igreja.
Compre de forma antecipada ingressos, passeios guiados, city tour, transfer e outras atividades em Lisboa e cidades próximas
Clique aqui e também neste outro link para ver todas as opções
Para encerrar o nosso passeio pelo bairro Belém, depois de uma dia cansativo com muitas caminhadas, fomos recarregar as energias (e calorias) tomando um delicioso café na confeitaria Pastéis de Belém, que está localizada a cerca de 200 metros do mosteiro.
Como o próprio letreiro na fachada já diz, esta é a “única fábrica dos pasteis de Belém”. Foi nela que surgiu o doce mais famoso de Portugal, o único e verdadeiro Pastel de Belém. Todos as cópias que existem em outras confeitarias da cidade e mundo afora devem ser chamadas de pasteis de nata, pois o “de Belém” é somente o pastel produzido nesta confeitaria.
Cada unidade do autêntico Pastel de Belém custa apenas 1,05 euro. Veja todos os detalhes da confeitaria no post “Pastéis de Belém em Lisboa: a confeitaria do legítimo doce“.
Hospedagem no Bairro Belém
O Bairro Belém é indicado para quem busca um local mais tranquilo para ficar hospedado em Lisboa, fora do agito da região central, mas saiba que para visitar as outra atrações da cidade, a maioria delas localizadas no centro, você vai precisar utilizar bastante o transporte público.
Entre as opções mais atrativas estão o Casa Amarela Belem, a Pousada Setubalense e o Ver Belém Suites. Já entre os hotéis mais sofisticados estão o Altis Belém Hotel & SPA, o Hotel Jeronimos 8 e o hotel Palacio do Governador.
Para mais dicas de hotéis na cidade, visite o post “Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros“.
MAPA
Para finalizar este post, veja no mapa a localização das quatro atrações do bairro Belém…
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts da região de Lisboa publicados no blog:
Hospedagem
– Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
– Hotel Porto Bay Liberdade
Atrações, Passeios e Alimentação
– Atrações do Bairro Belém
– Passeio no Parque das Nações
– A Fábrica dos Pastéis de Belém
– Dicas de Restaurantes em Lisboa
Transporte e Serviços
– Transporte Público: metrô, bondes, elevadores e trens
– Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos
– O Aeroporto de Lisboa e como ir ao centro da cidade
– Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
– Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa
Sintra / Queluz / Cascais
– Passeio em Sintra e o Palácio da Pena
– Visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais
– O Palácio Nacional de Queluz
Fátima
– Visita ao Santuário de Fátima
Serviços oferecidos pelos parceiros do blog
Transfer de Aeroporto: Opção 1 | Opção 2 | Opção 3
Ingressos e passeios em Lisboa: Opção 1 | Opção 2
Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Roma | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris
Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Lisboa no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.
+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Maravilhosa suas dicas! Estou pegando tudo.... parabéns pelo site!!!
Oi Erika, muito obrigado pelo comentário!
Muito obrigado!