Na minha visita a Bangkok tive a oportunidade de fazer uma atividade inédita em minhas viagens: participar de uma aula de culinária típica, neste caso da cozinha tailandesa, que é uma das minhas preferidas. A aula aconteceu na “The Oriental Thai Cooking School” do hotel Mandarin Oriental Bangkok, onde os alunos aprendem a fazer uma sequência de pratos completa, da entrada à sobremesa, e no final ainda tem a oportunidade de saborear tudo aquilo que foi preparado durante a aula. Neste post mostro em detalhes como foi esta experiência.
O hotel Mandarin Oriental Bangkok está localizado às margens do rio Chao Phraya e é considerado um dos mais luxuosos e tradicionais da Tailândia. Fiquei hospedado nele durante minha passagem pela cidade e publiquei um relato da estadia neste outro post.
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva neste hotel.
Para mais opções de hospedagem na cidade, acesse este link.
Entre as atividades oferecidas pelo hotel, participei da aula de culinária tailandesa, que inclui um almoço num dos restaurantes do hotel.
O espaço dedicado à escola “The Oriental Thai Cooking School” encontra numa área do outro lado do rio que também pertence ao hotel e que abriga outras instalações como o The Oriental SPA, o restaurante Sala Rim Naam, quadras esportivas, academia e outros serviços. Para chegar lá há um barquinho exclusivo do hotel que fica fazendo o trajeto de ida e volta o dia inteiro.
As aulas de culinária thai acontecem de segunda à sábado, das 9:00h às 13:00h. Elas são feitas apenas no idioma inglês e podem ser frequentadas tanto por hóspedes do hotel quanto por quem está hospedado em qualquer outro lugar da cidade. É essencial fazer a reserva com antecedência para garantir um lugar, já que o número de vagas é bem limitado. As informações de contato podem ser encontradas neste link do site do hotel.
Cada aula tem o custo de 3600 bahts por pessoa, o equivalente a cerca de 320 reais. Nela o aluno é apresentado aos ingredientes típicos da culinária tailandesa e aprende a fazer um banquete completo, com entrada, salada, prato principal e sobremesa. Ao final, todos os alunos sentam à mesa num sofisticado restaurante para ter como almoço as comidas que eles próprios acabaram de fazer na sala de aula.
O aprendizado acontece em dois ambientes. Na sala de aula, com capacidade máxima para 16 alunos, observamos e aprendemos com o chef como lidar com os ingredientes e preparar cada prato. Depois, na sala ao lado, acontece a “aula prática”, onde os alunos são divididos em pequenos grupos e dispostos em três ilhas equipadas cada uma com fogão e tábuas para cortar os alimentos.
Neste dia havia cinco alunos na aula, sendo que um deles era um senhor alemão que já estava ali pela terceira vez. Ele já tinha frequentado a aula de culinária no Mandarin Oriental em viagens anteriores a Bangkok e decidiu fazer uma nova aula para aprender novos pratos.
Cada dia da semana o cardápio muda, isto é, os pratos ensinados na segunda-feira são diferentes dos pratos da terça-feira, e assim por diante. Por isso quem é apaixonado pela comida thai pode até fazer um curso completo de seis dias e aprender ao todo 24 pratos típicos. O cardápio da escola está disponível neste link, onde é possível visualizar quais pratos são feitos em cada semana, assim o aluno já pode saber com antecedência o que vai aprender e pode escolher qual dia possui o prato que mais lhe agrada.
Minha aula foi num sábado e o menu do dia era o seguinte:
Entrada – Rice Crackers With Peanut Sauce, uma espécie de canapé crocante de arroz com molho de amendoim.
Salada – North-Eastern Style Grilled Pork Salad, uma salada com filés de carne suína grelhada.
Prato principal – Red Curry of Roasted Duck, com pedaços de carne de pato assada com molho de curry vermelho.
Sobremesa – Glacé Bananas with Coconut Cream Toping, com bananas flambadas ao molho de côco.
Para auxiliar no aprendizado, cada aluno recebe uma pastinha da escola com todas as receitas impressas, além de outras folhas explicando os vegetais, as frutas e os temperos típicos da cozinha tailandesa também recebemos um avental bordado bem bacana com o nome da escola para levar de lembrança para casa.
O professor da escola é o Narain Kiattiyotcharoen, mais conhecido por Chef Narain. um tailandês muito gente boa e que possui uma ótima didática. Ele era professor de inglês e por isso fala a língua fluentemente, o que torna mais fácil a sua compreensão.
Na sala de “aula teórica” há um espelho estrategicamente posicionado acima da bancada do chef, onde os alunos podem observar tudo que está acontecendo, acompanhado com detalhes deste o manuseio e corte dos ingredientes ao cozimento dos alimentos no fogão.
Neste meu relato não vou entrar em detalhes sobre tudo que foi falado na aula e também não vou ensinar como os pratos são feitos, apenas vou mostrar as etapas da aula explicando uma coisa ou outra. Eu tenho todas as receitas impressas aqui comigo, então se você leitor do blog tiver muita vontade de conhecê-las eu até posso enviar uma cópia por e-mail, lembrando que elas estão no idioma inglês.
No início da aula, depois se se apresentar e falar um pouco de sua história, o chef nos introduziu aos principais ingredientes utilizados na culinária tailandesa. Também tivemos a oportunidade de conhecer a pequena horta cultivada no quintal da escolha, onde ele pega muitos temperos utilizados nas aulas, como manjericão, coentro, hortelã, entre outros.
Para explicar a diferença de determinados ingredientes típicos ele nos serviu uns docinhos para que pudéssemos perceber a diferença de cada sabor e textura.
Em cada etapa da aula, o chef prepara a sua versão do prato ensinando o passo a passo e depois serve uma pequena porção do que foi preparado para cada aluno degustar. Após esta breve degustação é hora de botar em prática o aprendizado.
O primeiro prato ensinado foi a sobremesa, para que ela pudesse ficar na geladeira esfriando até a hora de ser servida. Nesta imagem abaixo está a pequena degustação da sobremesa feita pelo chef, uma banana meio caramelizada com calda de côco.
Durante a aula o chef Narain explica a diferença que existe entre cada tipo de pimenta. Uma coisa que aprendi e lembro bem é que quanto menor a pimenta, mais forte ela é, ou seja, aquelas bem pequenininhas são as mais poderosas.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Ásia?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
O chef possui a ajuda de um assistente que ajuda-o a cortar e separar os alimentos e temperos para que a aula não fique tão demorada.
O segundo prato ensinado foi uma entradinha feita com uma espécie de chips de arroz acompanhado de um molho de amendoim apimentado.
Eu não sou muito bom na cozinha, mas durante a aula eu tive que “botar a mão na massa”. Além de aprender algumas coisas novas acabei me divertindo bastante.
O terceiro prato ensinado foi o pato assado com molho de curry vermelho. Quem está acostumado com a cozinha tailandesa pode imaginar o quanto apimentado estava este prato!
Por fim o chef nos ensinou a preparar a salada com filé de suíno grelhado. Entre os temperos, claro, não poderia faltar uma pimenta também nesta salada.
A parte teórica e prática da aula termina pouco depois do meio-dia e enfim chega o momento mais esperado, a hora de almoçar os pratos que nós mesmos preparados durante aquela manhã. O almoço é servido no melhor estilo bistrô e acontece no Sala Rin Naam, um dos vários restaurantes do hotel Mandarin Oriental Bangkok e que está localizado bem ao lado da escola. Ele possui uma decoração típica tailandesa, que torna a refeição ainda mais especial.
Sentamos todos na mesma mesma e fomos atendidos pela equipe do restaurante. Cada aluno recebe sua porção individual que contém toda a sequência de pratos ensinados e preparados durante a aula, além de uma porção de arroz e um copo de água. É difícil dizer qual prato gostei mais, pois estava tudo muito saboroso.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
Durante minha estadia no Mandarin Oriental Bangkok tive a oportunidade de jantar uma noite neste mesmo restaurante e presenciei um belo show de danças típicas que acontece todas as noites no local.
A aula na “The Oriental Thai Cooking School” foi uma das coisas que eu mais gostei de fazer em Bangkok, superou as minhas expectativas. Foi uma experiência diferente e agradável, que foge daquele circuito de templos e pontos turísticos quentes e abarrotados de turistas. Depois desta aula certamente vou passar a incluir mais atividades culturais e gastronômicas nos roteiros das minhas próximas viagens.
Você já fez uma aula de culinária na Tailândia ou em algum outro país? Como foi a sua experiência?
Deixe seu relato no final deste post!
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva neste hotel.
Para mais opções de hospedagem na cidade, acesse este link.
* O blog fez a aula à convite do Mandarin Oriental Bangkok e com o apoio da XMART.
Sugestões de passeios e atrações em Bangkok oferecidos pelos parceiros do blog:
Transfer de Aeroporto em Bangkok
Excursão ao mercado do trem e ao mercado flutuante
Ônibus turístico de Bangkok
Tour de tuk tuk por Bangkok
Cruzeiro de luxo pelo rio Chao Phraya
Tour Flexível a Pé: Grande Palácio, Wat Pho e Wat Arun
Bangkok: Excursão de Ônibus e Barco Ayutthaya 1 Dia
82º Andar do Baiyoke: Jantar e Deque de Observação
Excursão ao Santuário de Elefantes com Traslado
Mais opções de atividades em Bangkok neste link e também neste outro link.
Posts Relacionados:
Bangkok: Nas águas do Mercado Flutuante de Damnoen Saduak
Bangkok: O inusitado Mercado do Trem de Maeklong
Como é ficar no luxuoso hotel Mandarin Oriental Bangkok
O Aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi e Transfer para o Hotel
Como é voar na classe executiva da Hong Kong Airlines
Hong Kong: Montanhas-russas e Pandas no Ocean Park
Hong Kong: O mirante sky100 no prédio mais alto da cidade
Como é ficar hospedado no hotel Conrad Hong Kong
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Tailândia com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Bangkok no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Tailândia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…