Existem várias maneiras de se deslocar pela região de Foz do Iguaçú para visitar suas atrações turísticas. Você pode optar por contratar os serviços de alguma empresa de turismo local ou de um guia particular, fazer uso de táxis e do transporte público ou ainda circular com seu veículo próprio ou alugado. Na minha viagem optei por alugar um carro em Foz do Iguaçú para fazer meus passeios.
Neste post vou dar detalhes sobre este aluguel, com informações sobre o seguro carta verde, um documento necessário para ingressar de carro em outros países do Mercosul, e também mostro como são os procedimentos para cruzar a fronteira entre o Brasil e a Argentina entre as cidades de Foz do Iguaçú e Puerto Iguazu.
Veja também:
Onde ficar em Foz do Iguaçú: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias em Floripa
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
COMO ALUGAR UM CARRO EM FOZ DO IGUAÇÚ
Quando visitei as Cataratas, optei por alugar um carro em Foz do Iguaçú para circular pela região para ter mais flexibilidade nos horários dos meus passeios e autonomia na escolha do meu roteiro, sem depender de passeios engessados oferecidos pelas agências locais.
Entre as várias opções de veículos em Foz do Iguaçú, escolhi um carro econômico (HB20 ou similares) com ar condicionado pela locadora Movida. O aluguel custou cerca de 630 reais para um período de quatro dias, ou seja, pouco mais de 157 reais por dia.
Para você que também pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars.com, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.
A busca pelo RentCars.com permite visualizar e comparar o preço de várias locadoras da cidade ao mesmo tempo, facilitando a pesquisa ao evitar a necessidade de entrar no site de cada locadora separadamente. Os resultados são bem detalhados e informam tudo que está incluído no valor do aluguel, como itens opcionais e as modalidades de seguros.
A LOCAÇÃO
Quando cheguei no aeroporto de Foz do Iguaçú, apresentei o voucher da minha reserva feita no balcão da Movida que se encontra no saguão do desembarque, num espaço onde também há balcões de outras locadoras, como Unidas, Hertz, Avis e Localiza. Após realizar os procedimentos no balcão, um carro da locadora nos levou até a loja da Movida, que fica a cerca de 500 metros do terminal, na via de acesso ao aeroporto. A devolução do carro ocorreu nesta mesma loja na área externa do aeroporto, que funciona 24 horas por dia.
No balcão da locadora há um aviso informando que o veículo alugado pode circular pela Argentina numa distância de no máximo 50 km da fronteira com o Brasil. Além disso, não é permitida a entrada no Paraguai com o carro alugado pela locadora. Esta é uma regra que vale não só para a Movida, como também para outras locadoras, por isso caso você tenha intenção de visitar Ciudad del Este com seu veículo alugado, é importante verificar primeiro se a locadora desejada permite que você cruze a fronteira Brasil-Paraguai.
O carro que recebi da locadora foi um Hyundai HB20 1.0 equipado com ar condicionado, direção hidráulica, airbag, frio ABS e rádio com entrada USB. Ele é ideal para duas pessoas com duas malas grandes. No caso de mais passageiros com malas grandes, o espaço pode não ser o suficiente. O veículo precisa ser devolvido com o tanque cheio para a locadora. O combustível utilizado foi o Etanol e para encher o tanque após quatro dias de passeios gastei cerca de 70 reais.
Clique aqui para consultar os preços do aluguel na data da sua viagem.
Você já reservou o seu hotel em Foz do Iguaçú?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região
COMO É DIRIGIR EM FOZ DO IGUAÇÚ
Dirigir pelas ruas de Foz do Iguaçú é muito tranquilo. Nos quatro dias que estive por lá, não peguei congestionamentos e não tive dificuldade para fazer os meus deslocamentos. As principais avenidas são largas e bem sinalizadas, mas é preciso ficar atento aos radares de velocidade que estão espalhados pela cidade.
Não precisei alugar um aparelho de GPS junto com o veículo, pois para me guiar eu utilizei o GPS do celular pelo aplicativo Google Maps, que fornece o mapa detalhado da região com um sistema de navegação bem eficiente. Baixei o mapa offline da região no meu celular, com isso foi possível realizar a navegação pelo GPS mesmo em áreas onde não havia sinal de celular e também na Argentina, onde desativei a rede de dados para não pagar as taxas da operadora pelo uso de internet no exterior. Para saber como baixar um mapa offline do Google Maps no seu celular, veja este link.
COMO EMITIR O SEGURO CARTA VERDE
Todo motorista que deseja cruzar a fronteira do Brasil com outros países do Mercosul utilizando veículo próprio ou alugado precisa portar o chamado “seguro carta verde”, um documento veicular obrigatório cujo objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito no período da viagem. Este seguro não é solicitado durante a passagem pelas fronteiras dos países, mas no caso de uma abordagem por autoridades no país vizinho, multas podem ser aplicadas caso o motorista não apresente o seguro.
Algumas locadoras oferecem a emissão de seguro como item opcional no aluguel do veículo, mas li alguns relatos de que os preços podem ser bem altos nestes casos. A minha locadora não me ofereceu esta opção e indicou um escritório na cidade para eu emitir o meu seguro, local que também é indicado por muitas outras locadoras e que pode ser utilizado também por viajantes que visitam a região com seus veículos próprios.
A emissão do meu seguro carta verde em Foz do Iguaçú precisou ser feita num escritório que se encontra no caminho para a Argentina, um pouco antes da aduana no Brasil. O endereço do escritório é Avenida Mercosul, 101, e o atendimento acontece todos os dias, das 7:30h às 18:00h. Para encontrá-lo, basta localizar uma pequena placa escrita “carta verde” na margem da rodovia. Esta placa pode ser visualizada na imagem abaixo. Ela está localizada à direita bem no início da Av. Mercosul, poucos metros após a rótula desta avenida com a Av. das Cataratas.
A emissão do seguro carta verde é feita na hora, sendo necessário apresentar uma autorização emitida pela locadora que deve ser solicitava no balcão da empresa no aeroporto no momento da retirada do veículo.
O seguro para veículos tem o custo de 48 reais para um período de 3 dias, 55 reais para 7 dias e outros valores para períodos maiores. Para motos, o custo é de 45 reais para 3 dias ou de 65 reais para 30 dias. Eu comprei um seguro de 3 dias, tempo suficiente para visitar a cidade de Puerto Iguazu e também o Parque das Cataratas pelo lado argentino.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)
COMO É CRUZAR A FRONTEIRA BRASIL-ARGENTINA
Para visitar a cidade de Puerto Iguazu e o Parque das Cataratas no lado argentino é necessário cruzar a fronteira do Brasil com a Argentina. A divisa terrestre entre os dois países fica a apenas 10 km do Aeroporto de Foz do Iguaçú e a 6 km do centro da cidade. Em poucos minutos você consegue sair do seu hotel e entrar em território argentino com muita facilidade.
O caminho para cruzar a fronteira passa pela Avenida das Cataratas e em seguida pela Avenida Mercosul, onde encontra-se a aduana brasileira. Nesta primeira barreira eu passei direto com o carro, tanto na ida quanto na volta, sem a necessidade de parar. Uma amiga que mora em Foz me falou que são raros os dias em que há algum controle dos veículos nessa aduana, apenas quando há algum tipo de operação padrão ou quando estão em busca de algo em específico.
Alguns metros após a aduana brasileira fica a Ponte Tancredo Neves, também conhecida como Ponte Internacional da Fraternidade. Ela encontra-se sobre o Rio Iguaçú, cujo curso serve como divisa natural entre os territórios do Brasil e da Argentina.
No meio da ponte você pode parar no acostamento para tirar a clássica foto com um pé em cada país. A cor das barreiras de concreto na lateral da ponte indica até que ponto você está no Brasil (pintura verde e amarela) e onde começa o território da Argentina (pintura azul e branca). Esta parada para foto também é um bom momento para apreciar toda a beleza do Rio Iguaçú.
Cerca de 1 km após a ponte fica a entrada pra o Duty Free de Puerto Iguazu, antes mesmo da aduana do pais vizinho. Isto significa que você consegue fazer compras no duty free sem a necessidade de passar pelo controle imigratório das autoridades argentinas.
Em seguida surge a aduana da Argentina, uma barreira para o controle de entrada e saída de veículos e pessoas no território argentino. Neste local é preciso encarar uma fila para passar por dois estágios de controle antes de entrar no país.
No primeiro estágio você deve apresentar no guichê, sem a necessidade de sair do veículo, os documentos pessoais de todos os viajantes e também abrir todas as janelas do carro para que o agente de imigração possa visualizar quantas pessoas estão ali. Nas três passagens que fiz por este local, em duas delas eu apresentei a minha carteira de motorista, enquanto que na terceira eu levei meu passaporte, que ganhou carimbos tanto na entrada quanto na saída. A carteira de identidade brasileira também é válida para atravessar a fronteira.
Alguns metrôs após o guichê fica o segundo estágio, onde os agentes podem ou não solicitar que você pare o veículo para fazer uma vistoria rápida no veículo, com a necessidade de abrir o porta-malas para comprovar que não há ninguém escondido lá dentro. Nas três vezes que passei pela aduana, na primeira precisei abrir o porta-malas, enquanto que nas outras duas a passagem do veículo foi liberada sem necessidade de inspeção.
No retorno da Argentina para o Brasil é necessário passar novamente pelo procedimento de controle na aduana da Argentina. Dependendo do horário, a fila pode estar bem grande e um pouco demorada. Os veículos particulares precisam entrar na fila que se forma no acostamento da rodovia, deixando a pista central liberada para os ônibus. Peguei esta fila apenas um dia, no final da tarde, ao retornar do passeio no Parque das Cataratas pelo lado argentino. Nas outras duas vezes que retornei ao Brasil, ambas à noite, não havia filas na aduana.
VALE A PENA ALUGAR UM CARRO EM FOZ DO IGUAÇÚ?
Alugar um carro em Foz do Iguaçú foi uma ótima escolha e deixou minha viagem bem mais flexível, com liberdade para circular por onde eu quiser e fazer os passeios no meu ritmo. É fácil dirigir pela cidade e bem tranquilo de cruzar a fronteira da Argentina. Se você está indo por conta própria, de ônibus ou avião, vale a pena sim alugar um carro por lá.
Acesse já o portal RentCars.com para consultar as opções de aluguel na data da sua viagem e faça já a sua reserva. Lembrando que o site faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar o aluguel em até 12x no cartão e dá desconto de 5% se você optar em pagar no boleto.
Hotéis em Foz do Iguaçú
Se você ainda não reservou seu hotel na cidade, não deixe de ler as dicas do post “Onde ficar em Foz do Iguaçú: dicas de hotéis“.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Foz do Iguaçú no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Veja neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Há mais ou menos 15 anos passados,a LOKALIZA,através de um documento específico,feito em cartório,juntamente com a carta verde,permitia a circulação pela Agentina e Uruguai. Lembro que fomos à Salta,Jujuy,Quebrada de Humahuaca,Tilcara,Purmamarca,San Antonio de Los Cobre e La Quiaca. Foi MARAVILHOSO !!. Não entendo porque os governantes dos paises do MERCOSUL,cortaram esta permissão, já que hoje a TECNOLOGIA é tão desenvolvida. Basta exigir que o pedido seja feito com antecedência de 20 dias e colocar rastreadores nos carros.
Evidente que encarece o aluguel mas com certeza teria
Obrigado pela contribuição!
Hoje, 07 de Fevereiro de 2020, todas as dicas do blog foram seguidas e posso dizer, são infalíveis. Muito obrigado pela disposição em nos dar essas preciosas dicas que estão de pé até hoje, basta seguir direitinho e prestar atenção! Abraços…
Oi Felipe, muito obrigado pelo seu comentário. Um abraço!
Pessoal, com a mesma dúvida que muitos aqui, entrei em contato com uma locadora a qual prefiro não revelar o nome para preservar a identidade do funcionário que foi muito solícito no atendimento.
As locadoras do aeroporto de foz não estão emitindo nenhuma permissão para emissão de carta verde ou qualquer autorização para cruzar a fronteira com a Argentina, nem mesmo até o Duty free, que fica antes da aduana. O que acontece é que eles não conseguem controlar ou impedir a pessoa que aluga o carro de atravessar as fronteiras e assim as pessoas por sua conta compram a carta verde e atravessam a fronteira por sua conta e risco, já que uma vez em território estrangeiro não há qualquer tipo de assistência ou cobertura por parte do seguro contratado junto a locadora. Logo, a resposta é.. é possível sim atravessar a fronteira com carro alugado, mas por sua própria conta e risco. Só não sei como que as pessoas tem conseguido comprar a tal carta verde, uma vez que o veículo não está em seu nome. abraços a todos, espero ter ajudado.
Oi Marcelo, muito obrigado pela sua contribuição!!! um abraço
Ótimo post. Dúvidas solucionadas
amigo boa tarde,
entrei em contato com algumas locadores (as principais) onde fui obter a informacao referente a atravessar a fronteira (foz do iguacu – argentina). e todos exceto a AVIS disseram que nao pode…a AVIS foi a unica que disse que pode. as demais disseram que nao, porem pensei: eles nao tem como saber onde eu to, se vou atravessar a fronteira ou nao….
qual sua dica? qro alugar um carro porem justo a AVIS é uma das mais caras….e ao mesmo tempo nao quero ter problemas em atravessar usando o carro de uma empresa que ‘nao autoriza’…
No site da Movida está escrito que não permite passar das fronteiras do Brasil, isso mudou agora?
Em Foz eu consegui ir para a Argentina com o carro da Movida. Confirme a informação ligando para o atendimento da empresa. Abs!
Muito obrigado Ary.
Amigo gostei muito da sua postagem, porem ela está um pouco confusa na parte da locação do carro, pois no relato você diz que a Movida te forneceu um documento para emissão da carta verde, ”A emissão do seguro carta verde é feita na hora, sendo necessário apresentar uma autorização emitida pela locadora que deve ser solicitava no balcão da empresa” e na resposta ao companheiro anterior vc diz que “Fabio, o único documento que a Movida me deu foi o do carro mesmo” Com isso gerou essa dúvida do pessoal nos comentários. Inclusive a minha. Obrigado
Oi Rodrigo. De fato me confundi na resposta ao comentário do colega. A Movida me deu sim um documento auxiliar para apresentar na emissão da carta verde. Abraço!
Olá Diego. Estive la agora no carnaval apos ler a sua postagem. Ocorreu tudo conforme você relatou. a movida liberou a autorização para emitir a carta verde de boa. O processo foi tudo super tranquilo. Obrigado mesmo.
Ótimo Rodrigo, obrigado pelo retorno. Abraço!
Rodrigo e quanto foi que você pagou pela carta verde atualmente?
Olá Gabriel, R$ 48,00 para 3 dias. Do Lado direito. no mesmo local mencionando no texto.
Muito Obrigado! Vou pra lá no mês que vem e estou procurando me informar sobre esses pequenos detalhes que podem estragar a viagem.
Oi pra tirar a carta verde eu preciso de uma conta corrente? ou posso pagar com cartão ou no dinheiro?
Pode pagar com cartão ou no dinheiro. Abs!
Para ir de Sampa para Foz de carro vcs acham muito perigoso? Estou com medo de ir de BUS pq acho que é mais visado… No caso de eu ir de carro se alguém chegar perto meto 250 e sumo…
Oi Mauricio. Não acho perigoso ir de carro não. Abs!
Ótimo post, irei no carnaval. Minha preocupação seria a carta verde durante este período de feriado, o que você sugere? Grata
Oi Claudia. Creio que o serviço de carta verde não tenha interrupções nos feriados. Abs!
Verdade Lyara, atravessar a fronteira pra curtir os restaurantes é um programa bem comum por lá. Abraço!
muito bom relato
Obrigado, Hilário!
Boa dia Diego. Vou com esposa e filho para foz no feriado agora, gostaria de saber se vale a pena locar um veículo para circular por lá. Vou passar trés dias completos lá.
Vale MUITO a pena. eu também fiquei 3 dias, e o carro foi essencial e compensou demais. paguei 290 em 3 diárias com seguro. se fosse usar taxi e vans gastaria muito mais e não poderia ter ido em muitos lugares.
Obrigado pelo comentário, Eme.
Oi Malon, eu acho que vale a pena sim. Meu relato está neste post, abs!
Muito bom seu blog. Navegarei por aqui sempre! Obrigada
Obrigado, Fátima!
Amei seu post, meu deu muitas dicas já que vou viajar em janeiro/2017 pra Foz. Diego, você não foi fazer compras no Paraguai? O carro que você alugou não pôde atravessar a ponte da amizade?
Oi Carla, eu fui ao Paraguai com o transfer de uma loja. A locadora não permite que o carro cruze a ponte da amizade. Abs!
Oi Diego ! Saímos ontem de Puerto Iguazu e fomos mal tratados pela polícia argentina, haviam 3 filas para passar a Aduana, se fosse brasileiro e estivesse na 2• ou 3• a polícia ria da sua cara e vazia todos voltar lá atras, nada informava que era fila única. Se fosse argentino passava… carros brasileiros que deixavam outros brasileiros passar eram duramente advertidos pela polícia, pois fica um ” olheiro” à paisana chamando o policial e indicando quem passou, porém os brasileiros tem que dar a vez para placas argentinas, passamos muito medo com a polícia de lá, pois estávamos com crianças no carro. Não volto NUNCA mais de carro,
Oi Adriana, que chato isso, lamento o ocorrido. Obrigado pelo relato, um abraço!
Quando fui vi alguns carros querendo furar a fila e serem obrigados a voltar. Achei muito bom isso.
Obrigado pelo comentário!
Muito útil isso! Não sabia que rolava passar com carro alugado!
Oi Túlio, obrigado pelo comentário. Abs!
Diego como conseguiria falar com você por telefone?
Oi Ricardo, tire suas duvidas aqui por comentário ou por email. Abs!
Li que para andar de carro na Argentina com carro alugado é preciso uma autorização do proprietário do veículo além da carta verde. A Movida forneceu algum documento referente a isso?
Oi Fabio, o unico documento que a Movida me deu foi o do carro mesmo, além da carta verde. Não precisei de nenhuma autorização. Abs!
Boa noite Diego reservei um carro com a movida o rapaz da central de atendimento falou que precisa de uma autorização para fazer a carta verde ao entrar em contato com a loja eles não souberam me informar alem do carro alugado preciso de uma autorização para tirar a carta verde?como é essa autorização?Obrigado pela atenção
Oi Alessandro. A locadora irá te dar um documento na retirada do veículo e você precisa passar no local apresentado neste post para tirar sua carta verde. O post está bem explicado em relação a isso. Abs!
Boa Tarde!
Diego,
Duvida sobre a carta verde: Qual o valor que você pagou para emitir? Pois já andei pesquisando em alguns sites de aluguel de carro, estão cobrando R$95,00.
Obrigada.
Oi Nelma, eu paguei 48 reais para um período de 3 dias. Não sei te dizer se o preço subiu. Se você confirmar esta informação do novo valor, por favor me informe para eu atualizar o texto. Um abraço e boa viagem!
Boa noite
Muito bom seu blog, os relatos são esclarecedores.
Estou com viagem marcada para Foz, e gostaria de alugar um carro direto no aeroporto.
Gostaria de uma informação referente à burocracia para se alugar um carro. Como temos horário com os voos de ida e volta, gostaria de saber se é necessário chegar muito tempo antes na locadora para devolver o veículo. Ex: meu voo de volta é as 11h da manha, a companhia área já me informou a necessidade de realizar check-in 2h antes do voo (no caso as 9h da manha), Se eu chegar para devolver o veículo as 08h da manha dará tempo para todo o processo de devolução?
E em relação aos custos, eles debitam algo no cartão de crédito provisoriamente?
Obrigado
Oi Fernando, chegando às 8h você consegue devolver o carro tranquilamente, não é um processo demorado. Às vezes a locadora pode passar uma pré-autorização no cartão, que é cancelada ao final da locação quando não há danos ao veículo. Abs!
Obrigado Diego. Ótimo post.
Obrigado, Bruno. Abs!