O Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza, Duty Free e Transfer para o Hotel

A capital da Argentina Buenos Aires possui dois grandes aeroportos, ambos com voos para o Brasil. Um deles é o Aeroparque, aeroporto localizado mais próximo ao centro, considerado o aeroporto doméstico da cidade, mas que possui alguns voos internacionais. O outro é o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza (EZE), o maior aeroporto da Argentina e principal porta de entrada de estrangeiros no país, com voos para diversas cidades no Brasil e no mundo. Foi pelo Ezeiza que cheguei na minha última viagem e mostro neste post um pouco da estrutura do aeroporto, sua loja de duty free e uma dica de transfer para o hotel.

Área de check-in do Terminal A

Veja também:
Onde se hospedar em Buenos Aires: dicas de hotéis
Os Táxis e o Metrô de Buenos Aires: preços, golpes e dicas de segurança
Câmbio em Buenos Aires: qual moeda levar e como trocar pesos argentinos

 

Você já tem um seguro de viagem para visitar a Argentina?
Clique aqui e saiba como comprar o seu com 15% de desconto!

O aeroporto de Ezeiza está localizado a cerca de 32 km do centro de Buenos Aires. Ele oferece voos para dezenas de cidades de 25 países em 5 continentes. O Brasil é o país com o maior numero de ligações para este aeroporto, com cerca de 20 voos por dia. Atualmente sete cidades brasileiras contam com voos diretos para o aeropoto e eles são operados por seis companhias aéreas.

A Gol voa diariamente do Ezeiza para São Paulo-Guarulhos, Rio de Janeiro-Galeão, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. A TAM tem voos diários para São Paulo-Guarulhos e Rio de Janeiro-Galeão. A Aerolineas Argentinas, juntamente com sua subsidiária Austral, oferece voos para Brasília, Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos,Rio de Janeiro-Galeão e em breve para Salvador.

Outras grandes companhias aéreas também oferecem voos para o Ezeiza, após uma escala em aeroportos brasileiros. É o caso da Qatar Airways e da Turkish Airlines, cujos voos partem, respectivamente, de Doha (Qatar) e Istambul (Turquia), fazem um escala em São Paulo-Guarulhos, e depois seguem viagem até Buenos Aires. A Emirates faz o mesmo, partindo de Dubai (Emirados Árabes), porém o aeroporto de escala é o Galeão, no Rio de Janeiro. Nos últimos meses essas três companhias fizeram ótimas promoções, com passagens a preços muito baixos nos voos entre Brasil e Argentina.

O outro aeroporto de Buenos Aires, o Aeroparque Jorge Newbery (AEP), também possui alguns voos para o Brasil e é a melhor opção para viajar para Buenos Aires devido a sua localização, já que está muito próximo do centro da cidade e de bairros como a Recoleta e Palermo, tornando o transporte para o hotel mais barato e rápido. Entretanto o número de voos para este aeroporto é bem menor. As companhias TAM, Gol e Aerolineas oferecem alguns poucos voos diários ligando o Aeroparque aos aeroportos de São Paulo-Guarulhos e Rio de Janeiro-Galeão.

Terminal A

Check-in da TAM

Check-in da Gol no aeroporto de Ezeiza – Buenos Aires

 

O aeroporto de Ezeiza possui dois grandes terminais. O terminal A concentra a maior parte dos voos e companhias aéreas. É nele que estão os balcões de check-in da Gol, TAM, Emirates, Turkish e Qatar. O terminal possui um saguão amplo, porém há poucas opções de alimentação e poucas lojas.

Recentemente o terminal A ganhou uma área nova, com salas de embarque amplas e modernas, que fazem parte do projeto de ampliação do aeroporto. O antigo terminal B foi desativado e em seu lugar foi construído este novo setor de embarque, que está interligado com as antigas salas de embarque do terminal A através de um corredor próximo à loja de duty free.

Embarque na área antiga do Terminal A

Nova área de embarque do terminal A

Novas salas de embarque do terminal A

 

O terminal C também é novo, foi reconstruído recentemente e é ocupado pela Aerolineas Argentinas, além de outras empresas, como a Delta, Air France, KLM e Alitalia.

Terminal C

Área de check-in no Terminal C

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Para entrar na Argentina, nós brasileiros precisamos estar com o passaporte ou uma carteira de identidade recente (no máximo 10 anos) e em bom estado. Os documentos são conferidos no setor de imigração, logo que saímos da aeronave. O agente apenas confere os documentos, pergunta o número do voo, fotografa o passageiro e às vezes pergunta o nome ou endereço do hotel. Antigamente era preciso preencher um papel no avião, mas atualmente isto não é mais necessário.

Logo após o setor de imigração está a sala com algumas esteiras para a retirada de bagagens. Próximo às esteiras há uma loja do duty free pequena. Recomendo deixar as compras para a hora do embarque, antes de voltar para o Brasil, pois a loja de duty free da saída é muito maior e melhor que a da chegada. Ao retirar a bagagem ainda é preciso passar por uma barreira de segurança, com máquinas de raio-x, antes de sair para o saguão principal do aeroporto. Logo na saída é possível encontrar guichês de locadoras de veículos, empresas de transporte e táxis conveniados.

Esteiras de bagagem

Saída do desembarque

 

Para pegar o voo de volta ao Brasil, antigamente era preciso pagar uma taxa de alfândega após realizar o check-in, antes de entrar para a sala de embarque. Atualmente este procedimento não é mais necessário, pois este valor já vem embutida nas taxas da passagem aérea. Uma vez feito o check-in, basta dirigir-se para a área de embarque. Antes disso é preciso passar pelo raio-x, seguido do controle de passaporte, para então entrar na loja de duty free e nas salas de embarque.

O guichê da Global Refund, para quem quiser obter de volta os impostos da compra de produtos produzidos na Argentina pelo sistema tax free, está localizado ao lado da entrada para o embarque, no piso superior. Antes disso é preciso passar no guichê da alfândega, no piso térreo junto aos balcões de check-in, para carimbar o documento após a conferência das mercadorias pelo agente.

Painel de voos

Guichê Global Refund – Tax Free

 

Duty Free

O local mais desejado pela grande maioria dos brasileiros que passam pelo Aeroporto de Ezeiza é a famosa loja “Duty Free Shop”, que possui uma grande variedade de produtos com preços isentos de impostos, como cosméticos, perfumes, chocolates, alimentos, bebidas, eletrônicos, roupas, óculos, relógios, bolsas, acessórios, brinquedos, malas e muito mais. Algumas marcas contam com um espaço exclusivo, como se fosse uma mini loja dentro da loja, como as maquiagens Mac, as grifes Calvin Klein e Hugo Boss, entre outras.

Se eu fosse falar tudo que é possível encontrar na loja de duty free do aeroporto de Ezeiza, este post ficaria gigante. E antes que alguém me pergunte se a loja vende isto ou aquilo e quanto custa determinado produto, aqui vai uma boa notícia: no site oficial da loja Duty Free Shop é possível encontrar todos os produtos vendidos na loja e seus respectivos preços.

Antes de embarcar para a Argentina, anotei o preço de vários produtos na loja da Dufry do aeroporto de Florianópolis e depois comparei estes valores anotados com os preços praticados no duty free do aeroporto de Ezeiza. Descobri que a grande maioria dos produtos no duty free da Argentina possui preços praticamente iguais ao duty free do Brasil, às vezes variando em um ou dois dólares para mais ou para menos.

É bom chegar cedo no aeroporto, fazer o check-in com bastante antecedência para poder comprar com tranquilidade no duty free, sem pressa. E vale a pena conferir o site da loja antes de viajar, para saber o preço dos produtos desejados e comparar com os valores da loja brasileira, a fim de descobrir onde é mais vantajoso comprar.

Tentei tirar algumas fotos da loja, mas só consegui este registro abaixo, pois logo em seguida a segurança veio me dar uma bronca.

Duty Free da saída do Aeroporto de Ezeiza

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Argentina?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Transfer para o hotel

Para se deslocar do aeroporto à região central da cidade há várias opções de transporte partindo do Aeroporto de Ezeiza, como ônibus, táxis, remises e shuttles. Antes de viajar fiz o orçamento de várias empresas para saber qual apresentava o melhor preço de um transfer privado, entre elas a “Taxi Ezeiza”, “Transfers Ezeiza’, “Transfer Lubre”, “GG Viajes”, “Go Airport Taxi” e alguns guias particulares.

Clique aqui para pesquisar os preços e fazer a reserva de um transfer privado ou compartilhado.

Na minha viagem eu contratei os serviços de transfer com o Alejandro, um ex-taxista que atualmente trabalha como guia turístico, realizando passeios com brasileiros em Buenos Aires. O serviço custou 145 reais, sendo 75 pelo trecho aeroporto-hotel e 70 reais pelo retorno hotel-aeroporto. O pagamento foi feito em reais mesmo e este foi o melhor valor que encontrei entre todos os orçamentos que realizei. O veículo era similar a um Fiat Dobló, com capacidade para 4 pessoas e um bom espaço para as malas.

Com o Alejandro também fiz um passeio ao Zoo Lujan, sobre o qual falarei num post a ser publicado em breve, e também realizei operação de câmbio paralelo, trocando com ele alguns reais e dólares por pesos argentinos. Meu contato com ele foi feito pelos e-mails aleecareca@gmail.com e canedoale@yahoo.com.ar e também por whatsapp (fone +54 9 11 67276510).

Para mais informações sobre o Alejandro, leia o que escrevi no post “Dica de guia privado que fala português em Buenos Aires“.

Boeing 747 da Lufthansa no Aeroporto de Ezeiza

 

Sugestões de passeios e atrações em Buenos Aires oferecidos pelos parceiros do blog:

Ônibus turístico de Buenos Aires
Tour privado por Buenos Aires (em português)
Tour Buenos Aires, Teatro Colón e museu MALBA (em português)
Tour noturno por Buenos Aires (em português)
Excursão a Tigre de barco (em português)
Excursão a La Plata (em português)
Buenos Aires: Show no Tango Porteño com Jantar Opcional

Mais opções de atividades em Buenos Aires neste link e também neste outro link.

 

Gostou das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela.

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Buenos Aires

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Argentina com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Buenos Aires no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem na cidade.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Argentina, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

 

Posts Relacionados:
Como é o voo da Gol de Florianópolis direto a Buenos Aires
Dicas de Restaurantes em Buenos Aires
Dicas de Compras em Buenos Aires
Dica de hotel em Buenos Aires: Novotel Buenos Aires
Dicas de hotéis no Centro de Buenos Aires
Dicas de hotéis em Palermo Soho, Buenos Aires

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.

Share
Diego M.

Autor e editor do blog Meus Roteiros de Viagem. Empresário, 33 anos, natural de Florianópolis/SC. Viajante nas horas vagas, já visitou mais de 20 países. Graduado em "Administração" e pós-graduado em “Marketing Empresarial”, ambos pela UFSC.

View Comments

  • Sua dica sobre o Alejandro foi muito boa e útil. Antes da viagem, mandei um e-mail para ele perguntando sobre o preço do transfer do Aeroporto de Ezeiza até Ricoleta. Ele me respondeu rapidamente e me cobrou 135 reais em abril/16. Gostei do seu atendimento e ainda contratei o serviço de transfer na volta e também comprei o show de tango de Homero Manzi, além de trocar alguns reais por pesos.
    Obrigado!

    • Oi Thammy, acho que não... acredito que apenas a partir de alguma de ônibus rodoviário de Buenos Aires mesmo. Abs!

  • Oi Diego!
    Comprei uma passagem do Zbrasil para Santiago, com conexão em EZE..... Você sabe se poderei usar o Duty Free do aeroporto de EZE?

  • Olá Diego ! Muito bom seu blog !

    Estive em BA durante os dias 25 e 30/12/2014. Chegada e saída por Ezeiza. Foi bem tranquilo a chegada, porem o free shop estava parcialmente fechado. O deslocamento por Ezeiza é bem maior e você acaba gastando um pouco mais com o transfer.
    Na saída estava uma fila gigantesca para qualquer Cia aérea escolhida, fui pela Qatar e estava bem longa a fila, portanto tomem cuidado com o tempo reservado para volta !
    Dica muito legal é levar o Peso como moeda para compra no Free Shop pois vc ganha um pouco no cambio perincipalmente se trocar o cambio paralelo e gastar na saída do país !!

  • Ola diego, gostei do site, ja entrei em contato com o Alejando, na proxima segunda estou descendo no ezeiza, vou ficar 1 semana, vou com minha mulher e filha de 1 ano, alguma orientação para viagens com bebes. ficaremos hospedados na 9 de julio.
    abs, bom dia.

    • Oi Jr, obrigado pelo comentário. Vou ficar te devendo as orientações para viajar com bebê. Um abraço, boa viagem!

  • Olá Diego! Bom conhecer seu blog. Estou com uma ansiedade que está me matando. Vamos a El Calafate de 02/11 a 08/11 e de lá tomaremos outro voo direto para Lima. Só que escolhemos um voo que sai de lá num sábado (dia 08/11) às 12:45hs com previsão de chegada no Aeroparque às 15:41hs. Acontece que o voo seguinte para Lima é no Ezeiza às 19hs. Será que vai dar tempo? Teremos que pegar malas, trocar de aeroporto e fazer chek in tudo dentro de um prazo pouco mais de 3 horas. Já até entrei em contato com o super Alejandro pedindo ajuda. Ele até já me passou o valor para nos levar. Será que devo entrar em contato com a Aerolineas e pedir para pegar o outro voo que sai de Calafate às 2hs da manhã? Estou muito preocupada. Da sua experiência de Buenos Aires, já passou por esta transferencia de aeroportos? Ou alguém aqui já passou por isso? Deu tempo?
    Se tiver alguma dica, por favor me avise. Obrigada.

    • Oi Pollyana, nunca precisei fazer essa transferência de voos assim. Se o seu voo não atrasar e se você se deslocar de carro, acho que dá tempo sim. A Aerolineas até tem um onibus entre os dois aeroportos, mas deve ser meio demorado e com horários fixos. Talvez seja melhor tentar assim e, em ultimo caso, se perder a conexão, solicitar a mudança para o próximo voo lá mesmo no aeroporto. Depois volte para contar se deu tudo certo, boa viagem!!

      • Oi Diego! Obrigada pela resposta. Tomamos um táxi para não arriscar e deu tudo certo. Até que a distância entre os aeroportos não é muito grande. Foi coisa de meia hora. Tá certo que era num sábado à tarde e o transito estava muito bom. Contratamos um táxi da Manuel Tienda Leon e o serviço foi muito bom. Valeu! Dessa vez Buenos Aires foi só de passagem mas pretendemos voltar pois a cidade pareceu ser realmente muito interessante. Obrigada!!!

  • Olá Diego achei seu blogue e gostei muito...uma dica barata para ir de Ezeiza até o centro de Buenos Aires e ir até o guiche da Manoel Tienda Leon e pegar o bus até a cidade depois eles te levam até o seu hotel num táxi. ..sai bem barato mesmo

  • Diego, obrigada pelas dicas valiosas!
    Entendi que o duty de chegada do Ezeiza não é muito grande, que o melhor é o de partida, certo?
    E o do Aeroparque? Vou chegar em Ezeiza, mas voltar pelo Aeroparque. Vc poderia dar alguma dica?
    abraços
    Poliana

  • Ola Diego,

    Cara, adorei o seu Blog...Parabens!!!!!

    Eu estive recentemente,em Foz do Iguacu e fui ate Missiones,ti confesso que adorei,e estou querendo ir a Buenos Aires com Minha esposa e filhos.
    Bem, quando eu estive la fiz o cambio no hotel que fiquei em Foz...porem acho que estava mais baixo a cotacao,lembro que paguei cerca de cada Peso R$0,17 centavos de Real....
    Sera que eu consigo esse valor la em Buenos Aires??

    Muito Obrigado,

    Andre Oliveira

  • Gostaria de saber sobre a antecedência ideal para chegar ao aeroporto. O check-in abre quantas horas antes do horário do vôo? Estou com medo de chegar cedo demais e não poder fazer o check-in. Obrigada :)

Recent Posts

Um passeio no Centro de Roma: as principais atrações

Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…

27 de outubro de 2019

Como é voar na Vueling Airlines: companhia low cost na Europa

A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…

24 de outubro de 2019

Novo Aeroporto de Florianópolis: como é o Floripa Airport

Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…

Trastevere: um passeio no bairro boêmio de Roma

Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…

14 de outubro de 2019

Onde comer em Roma: 7 Dicas de Restaurantes e Gelaterias

Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…

9 de outubro de 2019

Hotel econômico e Hostel em Roma: The RomeHello

Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…

3 de outubro de 2019