O Aeroporto Internacional de Cancun é o segundo aeroporto mais movimentado do México e a principal porta de entradas de turista do mundo inteiro no balneário mais badalado da costa mexicana. Desde dezembro de 2014, passou a ter uma ligação direta com o São Paulo através de um voo da TAM, mas ele também é atendido por outras companhias aéreas da América Latina e Estados Unidos que atuam no Brasil. Veja neste post como é a estrutura dos terminais, com informações de embarque, desembarque, transporte para os hotéis da região, entre outros serviços.
Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen
Dicas de Câmbio em Cancun e Playa del Carmen
O aeroporto de Cancun (código CUN) só perde para o aeroporto da Cidade do México na lista dos aeroportos mais movimentados do México e recebeu em 2014 mais de 17 milhões de passageiros, equivalente ao número alcançado pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão no mesmo período.
São mais de 60 companhias aéreas operando neste aeroporto, voando para cerca de 120 destinos, se considerarmos aquelas com voos regulares e também sazonais, isto é, que só ocorrem em determinadas épocas do ano.
Desde o final de 2014, a TAM passou a oferecer uma ligação semanal, aos sábados, entre o Aeroporto de São Paulo-Gaurulhos e Aeroporto de Cancun, e no próximo mês de junho esta frequência aumentará para três voos semanais. Também é possível viajar para a cidade fazendo uma conexão em outros países da América Latina ou Estados Unidos, por meio de companhias como a Aeromexico, Copa Airlines, Avianca e American Airlines, entre outras.
Não custa lembrar que para viajar para o México é preciso ter um passaporte válido e não há necessidade de tirar nenhum visto para entrar no país.
O Aeroporto de Cancun possui três terminais: o terminal 1, utilizado por companhias de voos fretados; o terminal 2, onde operam empresas como a TAM, LAN, Aeromexico, Copa Airlines, Avianca, entre outras; e o terminal 3, que recebe voos das norte-americanas American Airlines, Delta, United e outras companhias.
Minha viagem para Cancun foi com a Aeromexico e eu cheguei no terminal 2, por isso aqui neste post vou mostrar apenas imagens dele. Mas as dicas deste post também servem para quem chega pelo terminal 3, pois a estrutura e os serviços são praticamente iguais.
DESEMBARQUE
No setor de desembarque, onde ficam as esteiras de bagagem, os turistas são recebidos com uma grande mensagem que diz “Bem-vindos ao Caribe Mexicano”. Mas antes mesmo de pegar as malas, logo na entrada deste setor, há um grande espaço destinado a informações turísticas, onde diversos atendentes abordam os passageiros recém chegados para entregar mapas gratuitos e dar dicas da região. Na verdade esta cortesia tem uma segunda intenção, pois eles querem na verdade é vender passeios, hospedagem e aluguel de carro, oferecendo descontos e dizendo que você receberá parte do dinheiro de volta, então o negócio ali é pegar um mapa e não dar muito papo para o pessoal.
Neste mesmo espaço ficamo os guichês de várias locadoras de veículos, onde você pode aproveitar para contratar o serviço caso tenha a intenção de alugar um carro sem ter feito a reserva de forma antecipada. Eu aluguei um carro com a companhia Mex Rent a Car, que também atende pelo nome de Fox Rent a Car e que possui um balcão neste setor, onde fui para buscar instruções de como retirar o meu veículo. Para fazer a sua locação, compare os preços e reserve pelo portal RentCars, que faz a cobrança em reais e sem IOF, parcela em até 12x e dá 5% de desconto no boleto.
Saiba como foi esta experiência do aluguel no relato do post “Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen“.
Na saída do desembarque há uma casa de câmbio, mas não lembro se as cotações era vantajosas em relação às casas de câmbio da cidade, pois não precisei utiliza-la. Caso você ainda não tenha pesos mexicanos, vale a pena trocar pelo menos uma pequena quantia no aeroporto para as primeiras despesas até que você consiga trocar mais dinheiro na cidade. Em breve vou publicar um outro post abordando este assunto de câmbio.
A área externa do terminal é uma bagunça devido à grande quantidade de pessoas com placas e faixas aguardando os passageiros ou tentando oferecer serviços para quem está perdido.
TRANSPORTE PARA CANCUN E PLAYA DEL CARMEN
Na área externa do terminal estão os guichês de táxis autorizados, de serviços de transfer privados e também da ADO, a principal empresa de ônibus da região, que oferece linhas para a maior parte dos locais visitados pelos turistas.
O preço do táxi vai depender muito da localização do hotel, mas a corrida não deve sair por menos de 30 dólares.
Um transfer privado ou compartilhado também pode uma boa opção e os preços vão variar conforme a modalidade escolhida, número de pessoas e o destino. Clique aqui para consultar os preços e fazer a sua reserva de um transfer do aeroporto a qualquer hotel na região de Cancun, Playa del Carmem ou Riviera Maya.
O ônibus do aeroporto para a estação no centro de Cancun custa 64 pesos mexicanos (aprox. 5 dólares) e a viagem dura 25 minutos. Depois, do centro de Cancun, você precisa pegar um ônibus urbano ou táxi para chegar ao seu hotel. Também há uma linha do aeroporto de Cancun até a estação rodoviária de Playa del Carmen, ao custo de 156 pesos (cerca de 11 dólares) numa viagem que dura aproximadamente uma hora.
No site da ADO é possível consultar todos os horários das linhas de ônibus partindo do aeroporto de Cancun selecionando o item “Cancun Aeropuerto” na opçao De onde sales? e depois marcando “Cancun, Quintana Roo” ou “Playa del Carmen, Quintana Roo” na opçao A donde vás?.
Em frente ao terminal há algumas plataformas de embarque onde estacionam os ônibus e vans. Dali também partem os veículos das locadoras que fazem o transporte dos clientes até os escritórios próximos ao terminal para retirar os carros reservados.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp
EMBARQUE
O procedimento de check-in é bem fácil de fazer, todas as companhias do terminal estão num mesmo espaço e só é preciso antes verificar no painel de voos o número dos balcões em que a sua empresa está operando.
A área das salas de embarque é dividida em dois níveis. No piso inferior há algumas lojinhas e vários portões de embarque para aeronaves em posições remotas, em que é preciso pegar um ônibus ou ir caminhando para entrar na aeronave. Foi deste piso que embarque no meu voo da Aeromexico com destino à Cidade do México.
Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o México?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!
No piso superior há uma grande área de embarque que reúne praça de alimentação, lojas e portões de embarque. Achei uma grande bagunça por misturar tudo, sem falar no cheio de comida e no calor insuportável que faz neste ambiente.
Falando em mistura, achei estranho o fato de, tanto no Aeroporto de Cancun quanto no Aeroporto da Cidade do México, o fluxo de passageiros de voos domésticos e internacionais é tudo misturado, diferente aqui do Brasil e de muitos outros países, onde cada tipo de voo tem seu espaço determinado no aeroporto.
Neste piso superior também ficam as lojas de duty free, mas acabei nem consultando os preços para saber se valia a pena comprar alguma coisa por lá.
No aeroporto também há um guichê do Moneyback Tax Refund, o sistema que permite que você obtenha de volta o valor pago pelo imposto nas suas compras. No terminal 2 ele fica no piso superior, logo após o corredor de lojas, num canto escondido, perto das escadas rolantes. Eu não comprei quase nada na minha viagem, por isso não utilizei o sistema, mas neste site oficial há uma relação de perguntas e respostas que esclarecem todas as dúvidas sobre como ele funciona.
Você já passou pelo Aeroporto de Cancun? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post.
Sugestões de passeios guiados e atrações em Cancun e Riviera Maya oferecidos pelos parceiros do blog:
Festa na discoteca Coco Bongo de Cancun
Excursão ao parque natural Xel-Há saindo de Cancun
Excursão ao parque Xcaret saindo de Cancun
Chichén Itzá, Cenote Ik Kil e Valladolid com Tudo Incluso
Excursão a Tulum e Rio Secreto saindo da Riviera Maya
Excursão a Cancun saindo de Playa del Carmem e Riviera Maya
Mais opções de atividades em Cancun neste link e também neste outro link.
Se você estiver hospedado em Playa del Carmen ou Riviera Maya, clique aqui para ver os passeios.
Acesse o índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no México com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Cancun e Playa del Carmen no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem nos destinos.
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no México, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Cancun neste post do blog.
+ INGRESSOS EM CANCUN E RIVIERA MAYA
Compre com antecedência ingresso para alguns passeios e atrações da região.
Cenotes, parques naturais, Cirque du Soleil, sítios arqueológicos de Chichén Itzá e Tulum, entre outros.
Faça o pagamento em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão.
Veja as opções da região de Cancun e da Riviera Maya.
Posts Relacionados:
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Como é voar na Classe Executiva da Aeromexico para Cancun
JOYA, o espetáculo do Cirque du Soleil na região de Cancun
Dicas para visitar Playa del Carmen, no México
Cancun: O sítio arqueológico de Chichén Itzá
Como é o novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos – GRU Airport
Aeroporto de Congonhas, São Paulo: embarque, desembarque e conexão
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem
Alguns dos principais pontos turísticos e monumentos de Roma estão localizados no centro histórico, um…
A Europa possui diversas companhias aéreas low-cost, ou baixo custo, que conseguem oferecer tarifas a…
Depois de muitos anos de espera, Florianópolis finalmente ganhou um novo aeroporto. No dia 1°…
Em Roma há uma área bem interessante que fica próxima ao centro da cidade e…
Muito além de pontos turísticos e monumentos históricos, Roma se destaca também por sua deliciosa…
Na minha viagem a Roma procurei ficar hospedado num hotel levando três fatores principais em…
View Comments
Minha viagem à Cancún, em julho de 2022, não foi uma experiência boa, à população tenta o tempo tirar dinheiro dos turistas, por mais que combine o preço do passeio, eles sempre querem mais. Os guias vendem pacotes com almoço incluído e no local comem separados dos turistas outra comida, pq a incluída é terrível, muitas vezes deixam o turistas sem outra opção de escolha, ou come ou passa fome. O motorista do ônibus não tem respeito pelo turista, só abre a porta do ônibus no horário combinado, deixando o turista no sol e calor. Os taxistas combinam a corrida e depois querem propinas, ou te deixam esperando porque arrumaram outros que pagam mais.
No hotel , no shopping e na rua , à população não tem educação com os turistas.
Adorei a matéria, super completa as informações e o melhor de tudo é que faz o link direto com os site indicados,
Obrigada por compartilhas as informações
Diego, você voou de Aeromexico pelo que li. É verdade que temos que redespachar a mala na Cidade do México? Fazer check-in antes de embarcar para Cancun. Outra dúvida: lá na Cidade do México muda franquia de kg de malas, por ter esses procedimento novamente. Li algo sobre isso na internet e não sei se procede. Minha dúvida é porque sou um pouco exagerada nas bagagens hehehe. Comprei a viagem por uma agência, saio de Guarulhos para Cancun, com essa conexão na Cidade do México. Caso você saiba, poderia me explicar melhor essa parte, pois isso é novidade pra mim, nunca havia feito esse procedimento em conexão.
Oi Cláudia, por ser continuação de um voo internacional, acredito que a franquia de bagagens permanece a mesma. Realmente você precisa redespachar a mala, mas apenas na ida. Vou colar um trecho que escrevi em outro post:
"Quem chega no Aeroporto da Cidade do México e está em conexão precisa passar no controle de passaportes, pegar a mala na esteira do desembarque, passar pelo raio-x da aduana e depois devolver a mala numa outra esteira destinada a voos em conexão. Na conexão de retorno ao Brasil não foi preciso fazer este procedimento, a mala já vai despachada de Cancun diretamente para o Rio de Janeiro sem necessidade de passar por qualquer controle no aeroporto da Cidade do México."
O relato completo do voo você encontra neste link:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2015/05/classe-executiva-aeromexico.html
Um abraço e boa viagem!
Na minha viagem a Cancún em Maio de 2015 testei uma opção de transporte que deu certo. Contratei o transfer pelo site da Decolar.com e paguei R$ 19,00 (ida + volta) por pessoa.Serviço muito bom!
Oi Leonardo, obrigado pela dica!!