São Francisco do Sul é uma cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina e tem mais de 500 anos de história, sendo considerada a terceira localidade mais antiga do Brasil. Colonizada principalmente pelos portugueses, conta com um centro histórico muito bem preservado, cujos edifícios apresentam características típicas da arquitetura açoriana. É lá que também está o Museu Nacional do Mar, considerado um dos maiores do gênero no Brasil. Em uma tarde é possível fazer um passeio agradável e conhecer um pouco mais desta pequena e histórica cidade.
Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Parque Unipraias: o bondinho de Balneário Camboriú
Com acesso pela rodovia BR-280, a partir da rodovia BR-101, a cidade está localizada a 40 km de Joinville, 110 km de Balneário Camboriú, 180 km de Curitiba e 190 km de Florianópolis. A população é de pouco mais de 40 mil habitantes e sua economia gira em torno do porto de São Francisco do Sul, considerado um dos maiores do país. O município também está na rota de alguns cruzeiros que navegam no verão pelo litoral brasileiro e costumam fazer uma parada de um dia no píer do centro histórico.
O local foi descoberto em 1504 quando uma expedição francesa aportou nas águas da Baía Babitonga. Em 1658 os bandeirantes paulistas chegaram na região e deram origem a Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul, o primeiro povoado do estado de Santa Catarina.
O centro antigo de São Francisco do Sul reúne mais de 150 prédios históricos, que ainda preservam as cores e o estilo arquitetônico herdado da cultura açoriana. A área não é tão grande, por isso é possível tudo numa caminhada que não dura mais que uma tarde. Entre as construções, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída em 1699 e considerada um cartão-postal da cidade.
Um dos edifícios do centro histórico da cidade abriga o Museu Nacional do Mar, dedicado à história da navegação e a relação do homem com o mar. Lá estão expostas dezenas de embarcações em tamanho real que representam todas as regiões do país, como jangadas, canoas, botes, baleeiras, velas, entre outras.
A visita ao museu começa com uma breve contextualização da história do mundo, desde a pré-história até os dias atuais. Também há uma sala dedicada às crenças populares do Brasil e outra onde está sendo construída uma grande maquete do centro histórico de São Francisco do Sul.
Uma das embarcações expostas no museu é o barco Paraty, utilizado pelo navegador Amyr Klink para atravessar o Oceano Atlântico a remo em 1984. O relato dessa experiência deu origem ao livro “Cem Dias Entre o Céu e o Mar”, o primeiro de vários livros escritor pelo navegador.
O Museu Nacional do Mar funciona de terça à domingo, das 9:00h às 18:00h, e sábados e domingos, das 10:00h às 18:00h. A entrada custa 5 reais e estudantes e idosos pagam meia-entrada. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do museu.
Entre as outras atrações que podem ser visitadas em São Francisco do Sul estão o Museu Histórico, que conta a história da cidade e da região, e também o Forte Marechal Luiz, construído em 1909 para proteger a Baía da Babitonga. O município também possui belas praias, como Ubatuba, Itaguaçu, Prainha e Praia do Forte.
Veja no mapa a localização do centro histórico de São Francisco do Sul.
Exibir mapa ampliado
Posts Relacionados:
A maior estátua do Brasil na Parada Havan, em Barra Velha/SC
Dica de hotel em Joinville: Comfort Hotel Joinville
Um dia em Urubici, a cidade mais bonita da Serra Catarinense
Um dia em São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
[…] muitas opções de passeio de barco e de praias. O blog Meus Roteiros de Viagem visitou a região. Confira como foi o passeio! Se curtiu a cidade? Nossa associada Shirley tem uma casa de 3 quartos em São Chico e você pode […]
Oi, Diego. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi Natalie, obrigado por ter selecionado meu post. Um abraço 🙂